Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 01/10/2013
Bastidores
Bastidores
Predomínio

Dos 32 partidos existentes no Brasil – dois deles, aprovados recentemente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 30 possuem base em Uberaba. Deste total, 24 têm comando em vigência, sendo que 18 são dirigidos por comissão executiva provisória. Este predomínio tem razão de ser: a provisória é formada por um número bem menor de participantes e nomeada pela instância superior do respectivo partido, com um prazo de validade determinado por esta instância superior. Manda quem pode...

No voto
Os outros seis partidos com comando em Uberaba são gerenciados por diretório – que é eleito em convenção com um prazo determinado de vigência. Por ter sido eleito pelos filiados, o diretório dita suas próprias “regras” políticas, e uma dissolução enfrenta um processo bem mais complicado. Manda quem foi eleito na convenção...

Novos tempos
 Houve um tempo em que as comissões provisórias eram utilizadas como meio para organizar o partido e prepará-lo para a realização da convenção encarregada de eleger o diretório. Algumas comissões ainda são utilizadas com esse propósito, mas várias  legendas têm criado comissões provisórias com o prazo de validade indeterminado.
Em Uberaba, nove das 18 comissões executivas provisórias possuem vigência por tempo indeterminado – e portanto, 50% delas. Manda enquanto pode...

Calendário
Agitação cada vez mais intensa nos bastidores políticos! Não é pra menos. Faltam apenas cinco dias para os pré-candidatos se abrigarem nas legendas pelas quais vão disputar as eleições de 2014. De acordo com o calendário da Justiça Eleitoral, o dia 5 de outubro de 2013, sábado, será crucial. Todos os que pretendam ser candidatos a cargo eletivo no ano que vem devem estar com a filiação deferida no âmbito partidário.

Há controvérsias
E em meio à polêmica filiação do ex-prefeito Anderson Adauto no PT, nem tudo são espinhos pro lado dele. Tem gente saindo em sua defesa nas redes sociais. É o caso, por exemplo, do seu ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos de Assis, que postou sua opinião no Facebook, com o título “Por que de Anderson Adauto no PT”...E dá-lhe elogios!!!! 

Vocação
De acordo com o ex-secretário – que muita gente tem considerado  porta-voz de AA no Facebook, “não se trata de um político qualquer, mas sim, de um profissional da política, vocacionado, que nos últimos 30 anos, demonstrou sua competência por todas as esferas por onde  passou.”

Encrenca
Mas, o que movimentou o correio eletrônico de Bastidores, no fim de semana, foi a nota publicada aqui, dando conta de que a presença do jovem Rafael Mendes na presidência do PSDC/Uberaba indica que o partido teria voltado às mãos de Adauto. Pessoas ligadas a Rafael trataram de negar, terminantemente, o comentário. 

Uma coisa é uma coisa...
Garantem os defensores do novo presidente do PSDC, que a moral da história não tem nada a ver com o ex-prefeito. Dizem eles que o partido segue o caminho da independência, e que o fato de Rafael ter sido politicamente ligado a ele não lhe dá qualquer vantagem na atual formatação do PSDC.

...outra coisa é outra coisa
Os defensores do jovem presidente do PSDC foram unânimes nas contestações enviadas a Bastidores: “o ciclo com o AA se fechou no ano passado”. Rafael Mendes foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-secretário de Governo, advogado Rodrigo Mateus, e comandava o PMDB Jovem de Uberaba, quando os dirigentes estaduais e nacionais promoveram a intervenção ampla e irrestrita na legenda em Uberaba, atingindo, inclusive, a ala jovem.

Sintomas 1
Também teve quem mandasse correspondência eletrônica pra Bastidores, garantindo ter visto a coordenadora da Sociedade Uberabense de Proteção ao Animal – Supra, Denise Max (PR), preparando uma mala de documentos – geralmente solicitados quando alguém vai tomar posse em cargo eletivo. 1ª suplente da coligação PMDB/PR, Denise é a substituta direta do vereador e líder do prefeito na Câmara, Tony Carlos (PMDB).

Sintomas 2
O vereador, por sua vez, é 2º suplente do PMDB na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que tem vaga aberta desde a morte do deputado estadual José Henrique. O 1º suplente, Getúlio Neiva, que é prefeito de Teófilo Otoni, pediu tempo pra analisar se assume, ou não. Entretanto, pra quem viu a Denise preparando a documentação, tudo  indica que Tony pode resolver sua situação a qualquer momento. 


Rosa choque - Prédio que abriga o Hospital Hélio Angotti será todo iluminado hoje, dando início assim, ao Outubro Rosa 2013 – o evento anual de alerta às mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A programação segue mês afora, com atividades variadas, incluindo facilitação para exames de mamografia.