Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 03/10/2013
Bastidores
Bastidores
Atitude

Nestes tempos em que a maioria das pessoas passa a maior parte da vida em frente a um computador, o vereador de primeira viagem Franco Cartafina (PRB) quer criar a Semana Municipal de Orientação Postural em Uberaba. Ele cita dados da Organização Mundial da Saúde, indicando que 80% da população mundial sentirá dores nas costas pelo menos uma vez na vida. Ao longo da semana, uma variedade de atividades chamariam a atenção das pessoas para a importância de se cuidar da postura física.

Comuna
Presidente do Partido Comunista do Brasil – PC do B, Sumayra Oliveira, postou no Facebook a informação de que seu celular foi furtado. Aliás, vira e mexe tem gente se queixando nas redes sociais de que foi furtado em algum bem, inclusive celular. A diferença é o tom da denúncia. Quem lê a reclamação da jovem comunista tem a impressão de que o furto do celular dela foi uma conspiração internacional, bem ao estilo Hitchcock. Chique!

Sina
(Episódio 2)

Amigo chegadíssimo ao ex-prefeito Anderson Adauto mandou e-mail dizendo que Bastidores não contou a história toda, ontem, ao dizer que AA provocou a maior encrenca no PT – ao se filiar, e depois no PRB – ao refletir sobre a possibilidade de desistir do PT e ficar com o PRB. “Você esqueceu o PMDB” – alertou o mui amigo, destacando que a ideia inicial de ele retornar à antiga legenda ainda está dando pano pra manga. “O assunto não está esquecido” – garante.

Manda-chuva
E pelo menos duas lideranças locais do PRB – que são contra a filiação de AA no partido, conversaram com a colunista, e disseram que não o veem como inimigo. A preocupação é de que, em poucos dias, o ex-prefeito terá tomado conta da legenda, imposto suas vontades, inclusive através de filiações de seguidores, e lá se foi o PRB pra debaixo das asas dele!!!! 

Hora pra tudo
Leitor de Bastidores manda e-mail se queixando da casa loteria – segundo ele, localizada perto do pontilhão do bairro de Lourdes. Diz que estava numa fila imensa, quando a funcionária entrou no Facebook para conferir fotos. Foi uma chiadeira!

Dose dupla
Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg/Regional Vale do Rio Grande, agita Uberaba esta semana, em dose dupla. Em parceria com a VP Comunicação, a Fundação João Pinheiro e o Serviço de Apoio à Pequena Empresa – Sebrae/MG, promove palestra com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Exterior, o petista Fernando Pimentel. Nesta sexta-feira, dia 4, às 10h, no Teatro Sesi/Centro de Cultura José Maria Barra. Tema: Indústria e Desenvolvimento Regional.

Rotas para o futuro
É claro que o ministro vai aproveitar a deixa pra conceder entrevista coletiva e ressaltar os megaprojetos previstos para Uberaba – um deles, o etanolduto já iniciado; o gasoduto, a amônia, a zona de exportação, e assim por diante. O aliado prefeito Paulo Piau (PMDB) agradece.

Aniversário
E no domingo, dia 6, em comemoração aos 80 anos da entidade, a Fiemg promove uma apresentação da Orquestra de Câmara, Coral e Companhia de Dança Sesiminas, às 19h30, no mesmo Teatro Sesi, que fica na praça Frei Eugênio.
 
A vez dos artistas
Supremo Tribunal Federal vai decidir se a exigência de diploma para artistas – prevista  em uma lei de 1978, foi recepcionada pela Constituição Federal. O pedido foi feito pela Procuradoria-Geral da República em Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental. Para a procuradoria, a regulamentação é um obstáculo à liberdade de expressão e de manifestação artística, e por isso deveria ser extinta.

Ainda os jornalistas
Mesmo com a decisão do Supremo, de que não há  necessidade de diploma de ensino superior para exercer a profissão de jornalista, a 9ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal considerou legal a exigência do diploma em concurso público. Mandado de Segurança foi movido por um candidato que questionava a exigência de diploma para os candidatos aprovados no concurso público para Jornalista/Repórter Cinematográfico na Empresa Brasil de Comunicações (EBC).

Quer apostar?
Quase às vésperas do prazo final para que candidatos se ajeitem nos partidos pelos quais vão candidatar-se em 2014, o que tem de gente assinando formulário não está escrito. Agora é esperar pra contar quantos assinaram fichas de filiação em mais de uma legenda!

Pecadinho à toa
Não faz muito tempo, até um padre cogitado pra se candidatar a vereador, assinou fichas em dois partidos políticos ao mesmo tempo. Largou de mão desta história de ser candidato, mas até hoje, as duas legendas garantem que são donas da ficha dele. Que Deus me perdoe!


CENAS DOMÉSTICAS - Artista plástico uberabense Fábio Baroli abre, amanhã, às 19h, mais uma edição da exposição Vendeta - uma série de pinturas que retratam um grupo de crianças e adolescentes rebelados, vivenciando a violência e a hostilidade camufladas em brinquedos infantis. Pura realidade na mostra que acontece no Centro de Cultura José Maria Barra, até 31 de outubro, sempre das 9h às 21h. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012. Fábio Baroli é representado pela Galeria Luciana Caravello, no Rio de Janeiro