Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 08/10/2013
Bastidores
Bastidores
Vida sem rede social

Promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público/Uberaba, José Carlos Fernandes Junior, simplesmente apagou sua página – perfil/mural, do Facebook. Questionado se se tratava de algum motivo “técnico”, o representante do Ministério Público tratou de tirar o doce da boca da colunista, que estava mesmo, era atrás de uma boa notícia: “Eu apenas estou testando como é ficar desconectado da rede social” – respondeu.

Xô, muro!
A partir de agora, é sim ou não nas votações em plenário, na Câmara de Uberaba. Projeto de autoria do presidente da Comissão Permanente de Assistência aos Servidores Municipais, vereador Marcelo Machado Borges (DEM) – e aprovado ontem, em segundo e último turno, acaba com o direito à abstenção. 

Jeitinho
Vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) – presidente das comissões permanentes de  Infraestrutura; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e de Participação Popular, votou a favor do projeto, mas lembrou que existem formas de se fugir da nova determinação. Segundo ele, basta que, na hora de votar, o vereador se ausente do plenário. “Precisamos ficar atentos a isso” – alertou.

Vistas
Atual vice e já eleito presidente para a gestão 2014, o vereador Samir Cecílio (PR) votou a favor da proposta de Marcelo Borges, mas reivindicou o apoio dos colegas para quando algum vereador pedir vistas de projeto colocado em pauta. De acordo com ele, geralmente o plenário reage mal quando alguém pede vistas. “O pedido de vistas precisa receber o apoio de todos, pois através das vistas, o vereador tem a oportunidade de estudar melhor a matéria para votar sim ou não” – justificou Samir.

Aniversário
Por sua vez, o presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura e já eleito presidente da Câmara no mandato 2016, vereador Kaká Carneiro (PSL), usou o microfone para lembrar que ontem, 7 de outubro, completou exatamente um ano da realização das eleições de primeiro turno em 2012. E aproveitou pra agradecer os votos que lhe deram a vitória.

Triste recordação
Já o ex-presidente da Câmara, atual presidente das comissões permanentes de Segurança Pública e de Ética e Decoro Parlamentar, Luiz Dutra (ex-PDT e recém-filiado ao novo Solidariedade/SDD), comentou o “aniversário das eleições do primeiro turno”, lembrando que sofreu o pão que o diabo amassou. “Cheguei a pensar que não teria legenda pra me candidatar à reeleição” – desabafou ontem, em plenário. 

Inesquecível
Conforme lembrou Bastidores na edição de domingo, o PDT foi marcado por uma guerra de guerrilha sem precedentes na vida política de Uberaba, entre o economista João Franco e o vereador Luiz Dutra. A disputa entre os dois pela presidência do partido, em vez de ser apaziguada pela direção estadual, foi sim, é fomentada com declarações desencontradas, destituições de executivas provisórias, e uma tremenda confusão, cada ala do comando estadual defendendo seus próprios interesses. Leonel Brizola deve ter se remexido no túmulo. 

Martelo batido
Filiação que mais provocou expectativas no mundo político de Uberaba, principalmente nas últimas semanas, o ex-prefeito Anderson Adauto, que deixou o PMDB em meio aos entreveros das eleições de 2012, e chegou a se filiar ao PT – sob uma saraivada de reclamações de petistas, finalmente oficializou sua situação. Em convenção estadual do PRB mineiro, realizada neste fim de semana, em Belo Horizonte, Anderson foi oficialmente confirmado como novo republicano brasileiro.

Ausência
Notada e anotada, a ausência do presidente municipal do PRB de Uberaba, Rodrigo Mateus. Depois de “engolir” a filiação do ex-companheiro de PMDB, imposta pelo comando estadual, Rodrigo tem se mantido à distância – revela um filiado com trânsito livre na legenda. “Existe um acordo: de público, ele não fala mal da filiação” – conta a fonte da coluna.

Sintomático
Dizem as más línguas que Rodrigo Mateus permaneceu em Uberaba, onde acompanhou a primeira reunião da nova comissão executiva do PSDC/Uberaba. O também ex-peemedebista e ex-candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Rodrigo em 2012, Rafael Mendes, acaba de assumir a presidência do PSDC. Enfim, pra bom entender, meia palavra basta... Ou na política é diferente?!


MEU MOMENTO TIETE - Encontrei (e fotografei), no último domingo, dia 6 de outubro, almoçando em uma churrascaria de Uberaba, uma das “gargantas de ouro do Brasil”: Milionário, da dupla sertaneja Milionário & José Rico, e pela qual tenho paixão desde criança. O cantor revelou que estava a caminho de Água Comprida, para participar, à noite, do Rodeio Fest 2013. Milionário almoçava acompanhado de 35 integrantes do grupo que acompanha os artistas – inclusive a banda. José Rico viajava de carro e se encontraria com os companheiros em Uberaba, quando seguiriam para Água Comprida, no ônibus especial da dupla. Os veteranos da estrada – há mais de 40 anos, fariam o show principal da primeira festa de rodeio da cidade de 2.070 habitantes, localizada a cerca de 45 quilômetros de Uberaba