Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 14/03/2013
Bastidores
Bastidores
Bastidores - Inesquecível


As filas flagradas por Enerson Cleiton em casa lotérica de Uberaba tornaram-se um grande problema

Inesquecível
Peemedebistas históricos e apaixonados pela legenda estão contando nos dedos: dia 7 de abril de 2013, e, portanto, dentro de 25 dias, vence a Comissão Executiva Municipal Provisória do PMDB/Uberaba. Ex-presidente/fundador, advogado Alexandre Pires, é um dos que enviaram e-mails à coluna Bastidores nos últimos dias, lembrando a data, e pregando a convocação de convenção para os filiados elegerem um Diretório Municipal.

Recapitulando
A comissão provisória – presidida pelo professor Eduardo Palmério, tomou o lugar de um diretório por uma causa óbvia. As eleições 2012 dividiram os peemedebistas entre os apoiadores da intervenção e consequente candidatura de Paulo Piau a prefeito, e os apoiadores – grande maioria, do ex, Anderson Adauto (que acabou deixando a legenda). “As eleições se foram, mas o PMDB permanece, e é importante fortalecê-lo” – defende Alexandre. A estrutura atual é aliada do prefeito.

Primeiros movimentos (Exclusivo)
Em dois meses de governo, a Chefia de Gabinete da Prefeitura de Uberaba recebeu 319 documentos – e expediu 326. Os números foram solicitados pela coluna Bastidores para saber a quantas anda a movimentação em torno do prefeito Paulo Piau, empossado dia 1º de janeiro.

Expedidos
Eles indicam que, dos documentos expedidos, 59% foram memorandos; 33% foram ofícios do prefeito, enquanto 8% tratavam de assuntos da própria Chefia de Gabinete. A pasta, que tem status de 1º escalão, é comandada pelo odontólogo Fernando Hueb e tem a administradora e servidora de carreira, Maria Batista Varotto, de subchefe.

Companheira CEF
De outro lado, das 318 correspondências protocoladas na Chefia de Gabinete, nada menos do que 16% se referiam a contratos e convênios com a Caixa Econômica Federal. Vale lembrar que a maior parte dos recursos provenientes da União chega aos cofres da Prefeitura através da CEF. Outros 20% foram informativos diversos, enquanto 11% eram pedidos dos mais variados tipos, inclusive de serviços públicos. 

Que sufoco!
E não é por acaso que o novo prefeito tratou de fortalecer a Superintendência de Serviços Urbanos – hoje atrelada à Secretaria Municipal de Infraestrutura, mas com forte tendência a se tornar uma pasta a mais. Nos dois primeiros meses, 44% dos pedidos de serviços públicos protocolados no Gabinete do Prefeito se referiam a capina/limpeza/jardinagem.

Assunto bombástico
E por falar no prefeito e no Gabinete, ele tem reunião programada para a manhã de hoje, com representantes da Polícia Federal. Em pauta, a atuação dos agentes em operações regionais. O encontro com a PF acontece às 9h, e logo em seguida Paulo Piau conversa com a imprensa.

Drama das filas (Parte I)
Quando se imaginava que a lei municipal prevendo tempo de espera nas filas resolveria este grande e “tradicional” problema na cidade, eis que Uberaba está às voltas com uma explosão de reclamações. Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor – Procon, anda de olho nas filas duplas dos bancos, que agora inventaram de enfileirar os clientes na entrada, para que depois, eles enfrentem novas filas no interior das agências. 

Drama das filas (Parte II)
E nas casas lotéricas, as filas preferenciais se tornaram um pesadelo para os idosos, grávidas, mães com filho nos braços, e assim por diante. Pra se ter uma ideia, tem muito cliente preferencial optando pelas filas “normais”, que acabam sendo mais ágeis. As filas preferenciais estão sendo ocupadas por idosos “carregados” de serviços alheios.

Casa nova
Voltando ao Procon, o órgão de defesa do consumidor deve ocupar sede própria novinha nos próximos dias. Quem anuncia é a coordenadora Eclair Gonçalves, que também está às voltas com a Semana do Consumidor – Dia Mundial do Consumidor é lembrado em 15 de março. Ainda instalado na rua São Sebastião, 322, o Procon vai se mudar para a avenida Leopoldino de Oliveira, nº 875.

Comando
Uberaba amanheceu, ontem, com apenas dois partidos sem comando: o PDT, que era presidido pelo vereador Luiz Dutra, e o PSDC, que era comandado pelo empresário Hermany Júnior – o JJúnior. A terceira legenda que vinha sem comando desde dezembro do ano passado ganhou nova Comissão Executiva Provisória. Trata-se do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro – PRTB.

Pela lógica
Glauco Lopes Braz foi reconduzido à presidência do PRTB/Uberaba, mas, agora, divide o comando com Edmilson de Paula – primeiro vereador eleito pela legenda, na cidade, presidente da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal, e já eleito 2º secretário da Câmara na gestão 2016. Com vigência até setembro de 2013, o PRTB tem ainda Lílian Soares de secretária; Leandro Santos de tesoureiro, e Ademir André de vogal.

*QUE DEUS ABENÇOE O NOVO PAPA.