Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 13/10/2013
Bastidores
Bastidores
Tudo pelo gasoduto

Câmara de Vereadores acaba de declarar a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothea Werneck, Cidadã Uberabense.

Conversas
A vizinha Uberlândia vai sediar, dia 28 de outubro, a primeira Conversa com Mineiros, de uma série que vai acontecer com a presença do presidenciável senador Aécio Neves – presidente nacional do PSDB. Pelo menos cinco destes encontros serão realizados com a presença de lideranças estaduais do PSDB e das legendas aliadas. Não se sabe se Uberaba está na lista.

“Ontem consegui no fim do dia, ver exposição de Portinari no cine Theatro Brasil. Maravilhoso. Só  mesmo sendo comunista para esse feito”.
_Declaração da presidente do Partido Comunista do Brasil (PC do B) e da Fundação Cultural de Uberaba, Sumayra Oliveira, comemorando o espetáculo produzido pelo artista plástico brasileiro, Cândido Portinari, comunista de carteirinha

Espetáculo
Aproveitando a deixa, vale destacar que o Cine Theatro Brasil, que estava fechado há quase 15 anos, foi reinaugurado esta semana, em Belo Horizonte, com obras da série “Guerra e Paz”, de Portinari, morto em 1962. A obra foi encomendada ao pintor no início da década de 1950 para ficar exposta na sede das Organizações das Nações Unidas, de onde saiu apenas durante a reforma do prédio, em 2010. É de encher os olhos.
 
Rebuliço 
Depois de provocar barulho no PMDB, no PT e no PRB, o ex-prefeito Anderson Adauto, candidato a deputado federal em 2014, se torna pivô de mais um auê – desta vez no PSL presidido pelo seu eterno melhor amigo, José Luiz Alves.

Dobradinha
Podem negar, espernear, choramingar... mas, o certo é que a encrenca que agora vive o PSL tem tudo a ver com o apoio que o partido dará ao ex-prefeito em 2014. Afinal, a candidata a deputada estadual que fará dobradinha com AA está ali, filiadinha no Partido Social Liberal – que é, claro, a servidora de carreira (já devidamente licenciada), Luciene Fachinelli.

Zona de conforto
E assim como antecipou Bastidores, os vereadores do PSL buscam, agora, uma zona de conforto – não necessariamente por serem inimigos do ex-prefeito, mas – necessariamente, para não terem que optar por um polo ou outro. Afinal, no lado oposto ao ex-prefeito está o atual prefeito Paulo Piau (PMDB). 

Bancada
Sem alma oposicionista, os vereadores do PSL estão se filiando ao Solidariedade – SDD, a convite do colega e ex-pedetista Luiz Dutra, que assumiu a instalação da legenda em Uberaba. Paulo César Soares e o presidente da Câmara, Elmar Goulart,  confirmaram a mudança, enquanto Kaká Carneiro, em depoimento recente na Câmara, já antecipava a mesma tendência. 

Fidelidade
Importante ressaltar que qualquer conversa sobre exigir os cargos de volta por causa da infidelidade partidária só vai servir pra boi dormir. Acontece que a opção pelo SDD é estratégica. O fato de ter sido criado agora, libera os novos filiados da fidelidade.

Maldadinha
Em 2012, a eleição de três vereadores do PSL - que saiu das urnas com a maior bancada 2013/2016, foi atribuída à força eleitoral da candidata a vice-prefeita da coligação majoritária “Uberaba Não Pode Parar”, Luciene Fachinelli. A lógica usada pelos analistas de plantão foi de que o partido do candidato a prefeito, Adelmo Leão, o PT, não elegeu nenhum vereador. Já o partido da Luciene ...

Perdas...
E vale lembrar que o PSL – se confirmados todos os danos, não estará perdendo apenas  a maior bancada de vereadores. Também sofre perdas no comando da Câmara, já que, além do atual presidente, Elmar Goulart, o presidente já eleito para a gestão de 2016 é Kaká Carneiro.

...e danos
E não é só isso: Paulo César Soares – o China, é o 2º secretário da atual mesa diretora, e já foi eleito vice-presidente da mesa de 2014. E de quebra, o PSL perde quase 10 mil votos: 3.966 de Kaká; 2.795 de Elmar, e 2.708 de China. 

Francamente
E voltando ao assunto dos polos opostos, intensificam as apostas em torno do vereador Franco Cartafina, presidente da juventude estadual do PRB, e portanto com ligações fortes com o comando estadual da legenda, que articulou e aprovou a filiação de Anderson Adauto. A pergunta é: quando ficar frente a frente com os interesses contrários dos adversários Paulo Piau e Anderson, de que lado Franco vai ficar?


EM GRANDE ESTILO - Em abril de 2012, José Luiz Alves (ao microfone) assumiu a presidência do PSL (respaldado por Anderson Adauto à direita), com a presença, inclusive, do presidente estadual, Agostinho Neto