Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 15/10/2013
Bastidores
Bastidores
Sensibilidade

“Minha pauta: cobrir a distribuição de brinquedos no Jardim Triângulo, bairro periférico de Uberaba. Pois é... vida de fotógrafo de jornal não é fácil. Às vezes nos deparamos com cenas que nos levam a um reflexão. Um click me chamou a atenção: a menina não sabia se carregava o irmão ou a boneca que tinha acabado de receber .. Muita gente tem tudo na vida e não sabe reconhecer...Agradeçamos todos os dias por Deus nos dar saúde e vontade para trabalhar!”
_Comentário do repórter-fotográfico Enerson Cleiton, em seu mural no Facebook, se referindo à foto que abre esta edição de Bastidores

Noves fora...
Primeiro a insinuar que poderia aceitar o convite do colega Luiz Dutra e se filiar ao Solidariedade - SDD, o vereador mais votado do Partido Social Liberal — PSL, com 3.966 votos, e já eleito presidente da Câmara na gestão 2016, Kaká Carneiro, decidiu ficar. De acordo com sua assessoria de imprensa, ele comunicou domingo, aos dirigentes municipal e estadual do PSL, que permanece na legenda.

Três por um
E assim, o partido que elegeu a maior bancada nas eleições de 2012, perde apenas dois dos três vereadores. Elmar Goulart – atual presidente da Câmara, e Paulo César Soares – 2º secretário da mesa diretora, confirmaram a transferência para o Solidariedade de Luiz Dutra, que deixou o PDT para fundar a nova legenda em Uberaba.

Coisas da política
E por falar em PSL, vale lembrar que o padre Júnior – José Lourenço da Silva Júnior, continua oficialmente no diretório municipal da legenda. Era líder da bancada antes de o PSL eleger vereadores em 2012, e continua líder da bancada mesmo não estando entre os três eleitos pelo partido. Aliás, mesmo nem tendo se candidato como chegou a cogitar.

Aeroporto...
E o aeroporto de Uberaba é uma das principais manchetes do site oficial do Ministério Público Federal de Minas Gerais. Diz a matéria que a Prefeitura de Uberaba já elaborou decreto declarando de utilidade pública 97 imóveis situados no entorno do aeroporto da cidade, para fins de desapropriação. “A medida tem o objetivo de garantir espaço para a ampliação da pista de pouso e decolagem, que, atualmente, não possui faixas de segurança no tamanho determinado pelas regras que regem a aviação civil” – diz a notícia.

...na manchete
A matéria lembra que, em julho de 2013, o MPF  convocou audiência pública para debater os problemas de infraestrutura aeroportuária, como também os serviços aéreos e a segurança operacional. E que, na oportunidade, “as autoridades comprometeram-se em agilizar os procedimentos para solucionar as complexas questões envolvendo a ampliação do aeroporto”. 

Invasões
O site lembra que a malha urbana erguida ao redor do aeroporto se tornou um obstáculo, já que, ao longo dos anos, esses imóveis, de responsabilidade da Prefeitura de Uberaba, foram invadidos e várias famílias construíram ali suas residências.

Negociações
Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, tem audiência marcada com o prefeito Paulo Piau para esta quarta-feira, 16 de outubro, às 15h. Informação é do presidente do sindicato, Luís Carlos dos Santos, explicando que a reunião foi solicitada pelo SSPMU para tratar de uma série de assuntos.

A pauta
Entre os assuntos – segundo Luís Carlos, alguns são relacionados ao Dia do Servidor Público, outros relativos ao clube social recém-adquirido pelo SSPMU através de comodato com o governo estadual, e ainda, temas da pauta de reivindicações 2013. Sobre o Dia do Servidor Público - cuja data oficial é 28 de outubro, os sindicalistas dizem que vão pedir a antecipação do salário de outubro para dia 30 do próprio mês, além de apoio logístico para a festa que o SSPMU vai oferecer para os servidores dia 1º de novembro. 

 A pauta 2
“Vamos reivindicar transporte para os servidores, já que o evento será na Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB, localizada no KM 182 da BR/050, e para ter acesso ao clube é preciso usar o transporte coletivo, no caso, a linha Uberaba/Delta. A festa será das 9h às 17h, e se conseguirmos transporte gratuito será muito bom para os servidores” – detalha Luís Carlos. Dia 1º de novembro será ponto facultativo, decretado pelo prefeito a pedido do SSPMU.

A pauta 3
A respeito do clube social – que terá sede no antigo Centro Social Urbano, o presidente do sindicato lembra que o local está passando por melhorias na estrutura, e que pretende reivindicar o apoio do governo municipal. “E, claro, não vamos esquecer a pauta de 2013, que ainda tem pendências a serem negociadas com o prefeito” – destaca Luís Carlos, ressaltando, entre outras, o reajuste no valor e a antecipação da data de pagamento do tíquete-alimentação; e o abono natalino.


ESCOLHAS – A distribuição de brinquedos, na Semana da Criança, no Jardim Triângulo, deixou a menina numa sinuca sobre quem carregar nos braços: o irmão que estava sob sua responsabilidade ou a boneca que acabara de ganhar. Por via das dúvidas, ela se desdobrou para priorizar igualmente o irmão e a boneca, conforme testemunhou o repórter-fotográfico do JORNAL DE UBERABA, Enerson Cleiton