Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 17/10/2013
Bastidores
Bastidores
Jornalista sofre...

Leitor aborrecente (Isso mesmo! Tem 17 anos de idade) manda e-mail pra Bastidores, dizendo que sentiu falta de ver aqui, nesta coluna, notícia sobre a nomeação do monsenhor brasileiro Ilson de Jesus Montanari como secretário da Congregação para os Bispos – o segundo cargo mais importante da Congregação, que é responsável pelo trabalho de triagem dos padres que serão nomeados bispos.

...mas aguenta!
O leitor – que é conhecido da coluna pelas manifestações políticas, não está preocupado com a notícia em si, que, por sinal, foi publicada com destaque pelo JORNAL DE UBERABA. Ele afirma que estranhou a ausência da nomeação, feita pelo papa Francisco, por que “além de católica e apostólica, você é bairrista até debaixo d’água”. Acontece que o nomeado foi professor de Teologia em Uberaba. Pois é... O que a gente não faz por um eleitor, digo, um leitor, né?!

Walmart...
E por falar em bairrista, jornal O Globo trouxe notícia um tanto quanto preocupante na edição de anteontem. Revelou que o Walmart planeja fechar algumas lojas no Brasil. “O grupo está tomando várias medidas, incluindo fechar unidades com baixo desempenho no Brasil e na China e a abertura de lojas menores nos Estados Unidos, numa tentativa de melhorar os resultados diante de condições difíceis no mundo todo” – diz a notícia.

...busca saídas...
De acordo com a matéria – de cunho internacional, “a maior varejista do mundo vê o cenário econômico difícil e imprevisível no mundo inteiro, disse o presidente-executivo da empresa, Mike Duke.” Pela primeira vez, segundo a notícia, o Walmart dos EUA planeja abrir mais lojas de pequeno formato que lojas grandes.

...para a crise internacional
Ontem, o jornal Zero Hora e a revista Exame repercutiram a notícia de O Globo, informando que o Walmart confirmou o fechamento de três lojas no Rio Grande do Sul até o final do ano, somando no total 25 fechamentos em 2013 no Brasil. 

O outro lado
Confirma daqui e confirma dali, numa coisa todas as notícias são coincidentes: os diretores do Walmart no Brasil e nos Estados Unidos desconversam quando o assunto é a localização das lojas que serão fechadas ou reduzidas de tamanho.

Indigestão
Em Uberaba o que existe de real até agora, é uma encrenca com os servidores públicos municipais. A varejista decidiu restringir o uso do tíquete-alimentação dos servidores às compras de alimento. Nada de usar o tíquete pra comprar um paninho de chão, um sabonete, uma pasta de dente, uma panela...A decisão caiu feito bomba na Prefeitura de Uberaba: de mamando a caducando.

Rosa choque
As garotas da Passaredo Linhas Aéreas - a coordenadora comercial, Amanda Oliveira, e a analista de marketing, Stela Pantoja, fizeram voos rasantes em vários pontos estratégicos de Uberaba, nas últimas horas. Entre outros, estiveram na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com o titular José Renato Gomes, e na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – Aciu, com o presidente Manoel Rodrigues Neto. 

Pelos ares
As representantes da empresa aérea confirmaram que a Passaredo comeca a operar com o ATR-72 (aeronave de médio porte) de Uberaba a Guarulhos (SP), no dia 12 de novembro, às 7h30. Os voos diretos terão 70 lugares, a decolagem será de segunda-feira a sábado, e a passagem vai custar R$ 149.
 
Fotojornalismo
Sala Cecília Palmério/Uniube Centro anda agitadérrima. Nesta sexta-feira, a partir das 19h, acontece um workshop de fotografia promovido pelo curso de Comunicação Social. Convidado especial é o português Delfim Martins, com mais de três décadas de experiência, e premiadíssimo, no Brasil e no exterior, em fotojornalismo. Todos os participantes vão receber certificado.

Irritando geral
As redes sociais são – sem a menor sombra de dúvida, a grande invenção contemporânea na área do relacionamento humano. Mas, haja paciência com algumas manias! Uma das piores: a postagem de fotinhas e de comercial nos murais de pessoas conhecidas. O frequentador do Facebook verifica que a pessoa – prefeito, deputado, liderança política ou classista, possui muitos “amigos” no mural, e dá-lhe postagem que não tem nada a ver com a pessoa em questão! 


MESTRE – Premiado Delfim Martins ministra aula de fotojornalismo em Uberaba