Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 19/10/2013
Bastidores
Bastidores
BASTIDORES

Movimento
na rede

Prefeito de Teófilo Otoni, Getúlio Neiva (PMDB), usou a rede social para anunciar, anteontem, sua decisão sobre a vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais – surgida com a morte do deputado estadual José Henrique (PMDB). 

Noite agitada
Poucos minutos após a entrevista coletiva, a assessoria de Neiva postou matéria no mural da Prefeitura de Teófilo Otoni, no Facebook, com o título “Getúlio Neiva decide: continua como prefeito da cidade”.  Antenadíssimo no assunto, o 2º suplente, que virou 1º suplente, vereador Tony Carlos (PMDB/Uberaba), tratou de repercutir o release da assessoria de Teófilo Otoni.

De novo no ar
E por falar em Facebook, o promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, José Carlos Fernandes Junior, recolocou seu mural/perfil no ar. Ficou uns dias “sumido” – segundo ele, “para saber como seria conviver sem a rede social”. Pode até render um livro!

Onde o
povo está..
.
(Versão 1)
Gabinete itinerante do vereador Franco Cartafina (PRB) volta às ruas dia 23, quarta-feira, ou melhor, se instala na praça Rui Barbosa, a partir das 13h, para captar as reivindicações populares e prestar uma série de serviços gratuitos: aferição de pressão arterial; orientações jurídicas e imobiliárias e distribuído de material educativo sobre a dengue e coleta seletiva. O gabinete já esteve nos bairros Silvério Cartafina, Alfredo Freire, Ponte Alta e Jardim Maracanã. 

Onde o
povo está...

(Versão 2)
E hoje tem Ação Para o Bem no bairro Uberaba I. O projeto da Prefeitura de Uberaba – coordenado pelo gabinete do prefeito Paulo Piau - com a participação e colaboração de todas as secretarias, além de várias parcerias com empresas da cidade, acontece das 8h às 13h, na praça Iraci Prata, localizada na avenida Reynaldo Boaretto. Além da prestação de serviços em vários setores, o evento apresenta Talentos do Bairro.

Melancholie 
Neste sábado também tem concerto de música erudita para todos. Sala Cecília Palmério, no campus Centro da Universidade de Uberaba – Uniube, abre as portas às 15h, para apresentação da soprano Cecília Massa e do tenor Arthur Raymundo. Os dois vão exibir o concerto Melancholie – que passa por canções alemãs, árias de óperas e duetos. “A melancolia representa o mais profundo sentimento que move as composições artísticas do século XIX” – disse Cecília Massa, se referindo ao nome do concerto.

Encrenca judicial 
Animado com uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, que impugnou várias filiações ao PMDB da cidade de Itajaí, um grupo de peemedebistas de Uberaba está patrocinando uma ação similar. Nesta sexta-feira, 17 de outubro, o advogado, ex-presidente e cofundador do PMDB/Uberaba, Paulo Affonso Silveira, protocolou na 276ª Zona Eleitoral de Uberaba, pedido de impugnação das milhares de filiações feitas ao logo do recadastramento promovido pelo atual comando do PMDB.

Números
 Alegação do advogado é de que o estatuto do PMDB não permite filiações em massa. Na sua avaliação foi o que aconteceu durante o período de recadastramento. As filiações – entre 6.000 e 8.000, foram comemoradas em evento festivo que contou com a participação de lideranças estaduais e nacionais da legenda, incluindo o pré-candidato ao governo de Minas Gerais pelo partido, senador Clésio Andrade; o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade; o presidente estadual do PMDB de Minas Gerais, deputado federal Saraiva Felipe. 

Detalhe
Paulo Affonso Silveira participou de toda a judicialização das eleições de 2012, ao lado de Anderson Adauto (ex-PMDB, agora PRB).

As listas
A partir do dia 21 de outubro, as relações oficiais de filiados estarão disponíveis no Filiaweb da Justiça Eleitoral. Divulgadas as relações oficiais, os filiados envolvidos em duplicidade têm até o dia 11 de novembro para apresentarem suas justificativas perante os cartórios. Já os juízes eleitorais têm até o dia 21 de novembro para decidirem sobre todas elas. Se não houver correção na dupla filiação, a legislação determina o cancelamento de ambas.