Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 15/03/2013
Bastidores
Bastidores
Bastidores - Paraquedas

Paraquedas
Deputado federal enviou ofício à Câmara Municipal informando que foram liberados R$ 233,369 mil, de emenda de sua autoria ao Orçamento da União, para Uberaba adquirir uma ambulância. Detalhe1: o deputado é Reginaldo Lopes, do PT/MG, com base eleitoral em Bom Sucesso, São João Del Rei, Belo Horizonte... Detalhe2: Dos 150.891 votos válidos para deputado federal nas eleições de 2010, em Uberaba, Reginaldo levou 43.

Desabafo cidadão
Enquanto isso, empresário/cidadão da mais alta qualidade anda de olho na movimentação dos deputados federais e estaduais que se dizem “filhos de Uberaba”. Ao ver notícia, esta semana, de que a vizinha Uberlândia já tem 74 câmeras de vigilância espalhadas pela cidade, Tião Silva ligou pra colunista e desabafou: “Onde estão nossos deputados?!”

Promessas
Vale lembrar que, na visita que fez a Uberaba, na semana passada, o governador Antonio Anastasia (PSDB) afirmou que vai construir um Instituto Médico Legal – IML, na cidade, e instalar o Projeto Olho Vivo. Disse, inclusive, que os dois empreendimentos serão inaugurados ao mesmo tempo. “O Estado já está providenciando a aquisição de 200 câmeras, e um número expressivo será destinado a Uberaba” – prometeu mais uma vez.

Alternativa
Independente de o aeroporto de Uberaba estar adequado, ou não, às exigências técnicas, a Secretaria de Aviação Civil – SAC, o incluiu na lista apresentada ao Grupo Executivo da Copa – Gecopa, de 2014. Uberaba está na relação dos aeroportos alternativos que poderão ser usados durante a realização do evento.


SOS 
Professora Vânia Célia Correa de Lima, 55 anos de idade, 27 deles seguindo carreira na Prefeitura de Uberaba, pede socorro ao governo municipal que tomou posse dia 1º de janeiro de 2013. Conta que, desde que se licenciou para candidatar-se a vereadora em 2012 tem sido perseguida por assessoras da era Anderson Adauto (sem partido) que foram reconduzidas na era Paulo Piau (PMDB).

Votos de menos
(Problemas aos montes)

Filiada ao PRB, Vânia Célia saiu das urnas com poucos votos – apenas 94, mas com muitos problemas, segundo ela. Diz que, ao retornar após as eleições foi colocada em disponibilidade, em casa, com orientação para que assinasse o ponto e o entregasse na Secretaria de Educação e Cultura. Conta, entretanto, que as duas assessoras, que ocupavam cargos de chefia e a colocaram em casa, não aceitaram o ponto, e assim, desde outubro, tem corrido de um lado pra outro, tentando acertar sua situação.

Sem salário
A professora P1 afirma que era diretora de uma creche comunitária que foi transferida para a responsabilidade da prefeitura, e depois transformada no Centro Municipal de Educação Infantil – Cemei, Maria de Nazaré, localizado no bairro Abadia. Destaca que, desde esta época, já enfrentava problemas com as assessoras da Secretaria de Educação, e que a situação piorou com sua candidatura a vereadora. “Estou desesperada, pois desde outubro, quando me licenciei pra candidatar, que eu não recebo meu salário” – desabafa ela.

Que sufoco!
Prefeito de Uberaba fez quase 400 reuniões nos primeiros meses de governo. Paulo Piau fez uma média de quase sete reuniões por dia nos dois meses que se seguiram à posse. Dados da agenda foram solicitados pela colunista pra conferir os primeiros movimentos do novo prefeito – e, de acordo com o relatório passado pela Chefia de Gabinete, Paulo Piau fez nada menos do que 399 reuniões entre janeiro e fevereiro.

Comunicação
Neste mesmo período, o prefeito participou de 30 eventos e fez sete viagens. E como não podia deixar de ser, conversou aos montes com a imprensa. Segundo o relatório da Chefia de Gabinete, foram 17 entrevistas coletivas – uma média de um encontro com os jornalistas a cada 3,4 dias. No total, a agenda fechou o primeiro bimestre de governo com 453 compromissos.

Rosa choque
A primeira-dama Heloísa Piau teve uma agenda diferenciada, mas também recheada, nos dois primeiros meses da administração. Foram 412 compromissos, sendo que 352 se referem a atendimentos diversos. Ela fez 42 visitas a entidades sociais, e concedeu 18 entrevistas individuais. Heloísa tem sala ao lado do Gabinete do Prefeito, onde trabalha como voluntária.

Prestação de contas
Moradores de Uberaba começam a receber um comunicado do atual governo fazendo uma espécie de balanço do que foi encontrado lá pelos lados da prefeitura. Chamado de “Carta Aberta à População de Uberaba”, o texto detalha, entre outros assuntos, a dívida herdada do governo passado; a redução ocorrida no número de agentes de combate à Dengue em 2012, e esclarece ainda, que o aumento na tarifa do transporte coletivo ocorreu no dia 29 de dezembro do ano passado, e, portanto, em gestão anterior.

Explicadinho
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Uberaba justifica que o governo municipal, ao divulgar o balanço, está apenas cumprindo o seu dever constitucional de informar a população. O documento cita, inclusive, os dados e as fontes que também estão disponíveis na página da prefeitura na Internet.

Os credores
O texto é finalizado com a tranquilização dos fornecedores que estão pressionando para receber as dívidas. O atual governo garante que vai honrar os compromissos assumidos e informa que nenhum serviço essencial será abandonado. Também cita que o Ministério Público já instaurou procedimento para investigar eventual descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal pelo governo anterior.