Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 27/10/2013
Bastidores
Bastidores
Bastidores

EMOÇÕES - Fotógrafo Rodrigo Garcia, da Câmara Municipal, flagrou o momento em que o senhor Pedro Brasileiro erguia os braços em agradecimento a Deus pelo sucesso do filho Tony Carlos, que renunciava ao cargo de vereador para assumir o de deputado estadual

Fogo cruzado

Com a mãe acamada por causa de um câncer, foi sob os aplausos e orações do pai – o senhor Pedro Brasileiro, que o jornalista e radialista Tony Carlos (PMDB) renunciou ao cargo de vereador, anteontem, em sessão extraordinária na Câmara Municipal. Na terça-feira, ele assume a vaga de deputado estadual deixada pelo peemedebista José Henrique, que morreu em agosto deste ano. Ao longo da sessão, Tony chorou várias vezes.

 

Disputa...

Margem de erro: 0,1%... Tudo indica que haverá disputa pelo próximo comando do PMDB/Uberaba, atualmente administrado por uma comissão executiva provisória presidida pelo professor e herdeiro da Universidade de Uberaba – Uniube, Eduardo Palmério.

 

...paz e amor

Apesar de uma chapa de oposição estar sendo articulada, é certo também que, desta vez, a disputa interna não provocará grandes estragos no PMDB do prefeito Paulo Piau. É que o concorrente de Eduardo Palmério deve ser o advogado, cofundador e ex-presidente da legenda, Alexandre Pires. Ele tem dito a amigos que a guerra de guerrilha batalhada durante o processo eleitoral de 2012 “ficou pra trás”.

 

Recapitulando

Na edição de ontem, Bastidores divulgou, com exclusividade, que o comando estadual do PMDB em Minas Gerais está pressionando as lideranças peemedebistas de Uberaba a convocarem convenção até dia 25 de novembro. Em vez da designação/prorrogação da executiva provisória, o comando estadual quer a eleição de um diretório municipal.

 

Tendência

Apesar de muitos históricos – tipo Alexandre Pires, terem se recadastrado, é óbvio que a renovação promovida recentemente fará com que a balança se incline em favor do grupo que está atualmente na liderança do partido, incluindo aí, o próprio presidente e o prefeito Paulo Piau. Conforme publicação exclusiva de Bastidores, o sistema Filiaweb da Justiça Eleitoral indica 5.265 filiados ao PMDB/Uberaba.

 

Ranking...

Pelos números – que dificilmente serão alterados até novembro, o 1º lugar do ranking continua com o Democratas – DEM, com 5.406 filiados. Ressalte-se ainda, que o DEM tem apenas 66 filiações sub judice (a maioria, por dupla filiação), enquanto o PMDB tem 308.

 

...dos maiores

Ainda de acordo com o sistema Filiaweb da Justiça Eleitoral, os maiores números de filiações seguem a seguinte ordem: PP (com 2.558 partidários); PR (2.263); PDT (2.088); PT (2.006); PSB (1.953); PTB (1.741); PSDB (1.047). Todos os demais possuem menos de mil filiados cada um.

 

A 1º dobradinha

Está confirmadíssima a 1ª dobradinha de Uberaba para o ano que vem... Quem leu a coluna Fala Deputado, publicada sexta-feira, dia 25, deve ter conferido: o deputado federal Marcos Montes – que preside o PSD/Uberaba, e o deputado estadual Antônio Lerin (PSB) vão reeditar, em 2014, a dobrinha que deu a vitória a eles em 2010. Na coluna, que Marcos Montes escreve toda sexta-feira, ele diz com todas as letras: “Em time que está ganhando não se mexe”.

 

Que dureza!

Enquanto isso, o prefeito Paulo Piau toma fôlego pra reunir o conselho político do grupo de sustentação do seu governo. Objetivo é dar início aos nove fora – e nove dentro, dos aliados que vão disputar, em 2014, vagas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e na Câmara dos Deputados. O nove aí, não tem nada a ver com o número de candidaturas que será definida pelo conselho político.

 

Munheca

Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau, divulgou na última edição do Porta-Voz, jornal oficial do município, algumas entidades que terão desconto de 70% na conta de água. Entre elas, estão a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba – Adefu, e o Hospital Hélio Angotti/Hospital do Câncer. Palpite da coluna: desconto tinha que ser de 100%.

 

Gordura boa

Dizem as más línguas – e as boas também, que o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Roberto de Oliveira, está mais robusto. “Está engordando de tantos elogios que anda recebendo pelo seu trabalho” – soprou um amigo do Robertinho Indaiá.

 

Marque na agenda

As voluntárias do Instituto de Cegos do Brasil Central – ICBC, convidam para o bazar a ser realizado no edifício Di Cavalcanti, na rua Major Eustáquio, 662, centro. Dia 5 de novembro, às 15h.