Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 31/10/2013
Bastidores
Bastidores
Bastidores

GERAÇÕES DALO – Ex-presidentes do Diretório Acadêmico Leopoldino de Oliveira – o Dalo/Direito/Universidade de Uberaba, se encontraram em evento recente e trataram de posar juntos pra foto. Laurez Moreira (centro), hoje prefeito de Gurupi, no Tocantins, teve seu momento Dalo em 1981/1982; Rodrigo Mateus (à direita), chefe de Gabinete do recém-empossado deputado estadual Tony Carlos (PMDB), foi líder estudantil no início da década de 2000; e Franco Cartafina, vereador e coordenador da Juventudo do PRB/Minas Gerais, foi presidente Dalo em 2011/2012

Guerrilha na rede
Página/mural/perfil “Uberaba PT” virou fumaça no Facebook. Anoiteceu na terça-feira e não amanheceu ontem. Dizem as más línguas que o desaparecimento da página tem tudo a ver com uma quentérrima reunião ocorrida na sede do PT/Uberaba, quando os seguidores do candidato a presidente Sebastião Severino se revoltaram contra o adversário Josimar Rocha. O mural foi criado e era alimentado e mantido pelo próprio Josimar, que, falando em nome do “Uberaba PT”, se esbaldava em seu próprio favor. É o que dizem!

Feriado no shopping
O feriado de Finados, dia 2 de novembro (sábado), não fechará o Shopping Uberaba. As lojas ficarão abertas das 10h às 22h, sem alteração também no expediente das operações do setor de gastronomia e lazer. Entre as atrações para divertir as crianças, estão as brincadeiras eletrônicas e o Carrossel da Coney Games. 

Vapt-vupt
(Versão 1)

Mandato do presidente da Câmara de Uberaba, Elmar Goulart (SDD), nem bem começou e já está acabando. Dia 1º de janeiro de 2014, portanto, dentro de dois meses, assume o vereador Samir Cecílio (PR). A mesa da gestão 2014 será integrada, ainda, por Paulo César Soares (SDD); Afrânio Lara, do PP, na 1ª Secretaria, e João Gilberto Ripposati, do PSDB, na 2ª Secretaria.

Polêmica
Aprovada no final da legislatura anterior (2009/2012), a nova modalidade de eleição da mesa diretora da Câmara já foi parar até na Justiça, mas, por enquanto, é o que prevalece. As quatro meses diretoras foram eleitas numa só tacada, cada uma delas com mandato de um ano.

3ª e 4ª mesas
Cléber Ramos (PROS) vai assumir a presidência da mesa diretora no mandato 2015. Com ele, estarão: Franco Cartafina (vice-presidente); João Gilberto Ripposati (1º secretário) e Ismar Vicente dos Santos (PSB) na 2ª Secretaria.A  presidência do último mandato fica com Kaká Carneiro (PSL). A mesa da gestão 2016 será ocupada, ainda, por Afrânio Lara (vice-presidente); Elmar Goular (2º secretário), e Edmilson Ferreira (PRTB), na 2ª Secretaria.

Visão
Lions Clubes de Uberaba se aliam para montar um Hospital da Visão na cidade. A proposta foi levada esta semana ao secretário de Saúde, Fahim Sawan, que não apenas concordou com a ideia, como também revelou já ter conversado sobre o assunto com o prefeito Paulo Piau (PMDB). Vereadores Franco Cartafina e Kaká Carneiro intermediaram e participaram do encontro.

Pressa
Ainda esta semana, os lions vão apresentar um projeto piloto da futura estrutura, para que o governo municipal possa fazer um levantamento de áreas que atendam à demanda do projeto. Enquanto isso, o secretário Fahim Sawan se comprometeu em ceder um espaço dentro da estrutura já disponível no município para o início do funcionamento do hospital a curto prazo.

Vapt-vupt
(Versão 2)

Radialista, jornalista, ex-vereador de Uberaba e, desde anteontem, deputado estadual Tony Carlos, já estava, nesta quarta-feira, devidamente “instalado” no site da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com foto, biografia, atividades legislativas, votações (inclusive por cidades). Só tem um pequeno probleminha: a data de sua filiação ao PMDB indica 29/10/2013, sendo que, em 2010 ele se candidatou a deputado pelo partido.

Curiosidade
Sobre as informações do site da Assembleia, vale ressaltar que Tony Carlos teve votações interessantes em algumas cidades do Triângulo Mineiro. Dos 34.724 votos, a grande maioria foi de Uberaba (32.984), mas ele fez bonito em Conceição das Alagoas (396 votos); Delta (375); Sacramento (297 votos). E até arrrancou 65 votos em Uberlândia.

Exceções
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a produção de cana-de-açúcar em 2012 registrou a primeira queda em 12 anos. Com exceção de Minas Gerais, que é o segundo colocado entre os Estados e expandiu a produção em 4,1%, para 70,521 milhões de toneladas. E com exceção de Uberaba - que saltou do 8º para o 3º lugar depois de aumentar a safra em 30,4%, para 5,7 milhões de toneladas. Detalhe: Uberaba motivou o crescimento mineiro.

Avanço(?)
Apesar deste crescimento significativo, dá pra notar que houve uma redução importante nas queimadas da cana em Uberaba. As famosas fuligens que tanto irritam as donas de casa deram uma sumida nos últimos tempos.

Que chatice!
Esta história de espionagem dos Estados Unidos já anda cansando a paciência! Agora, o “espionado” foi o papa Francisco. A única coisa que me consola é saber que não está faltando assunto só na imprensa brasileira. Está faltando assunto na imprensa mundial.