Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 05/11/2013
Bastidores
Bastidores
Bastidores

CICLOFAIXAS – Prefeito Paulo Piau está bombando no Facebook com a notícia de que Uberaba vai ganhar ciclofaixas, e de que pediu ao seu chefe de Gabinete, Fernando Hueb, que agilize a implantação do projeto-piloto. Ciclistas e não ciclistas não poupam elogios

Simples assim...

E ontem, no gabinete da Presidência da Câmara Municipal, a coordenadora da Sociedade Uberabense dos Animais – Supra, Denise Max (PR), assumiu oficialmente, a vaga deixada pelo ex-vereador Tony Carlos (PMDB). Ele foi empossado deputado estadual dia 29 de outubro, em solenidade na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

 

Rosa choque

1ª suplente pela coligação “Uberaba no rumo certo” (PP/PMDB/PR/DEM/PC do B), Denise Max nasceu em Uberaba, tem 59 anos de idade, é solteira, e o principal nome entre os defensores dos animais na cidade. É a única mulher na legislatura 2013/2016.

 

PED2013

Enquanto isso, o deputado estadual com base em Uberaba, ex-candidato a prefeito, e vice-presidente da Assembleia, Adelmo Leão (PT), está mesmo é envolvidíssimo com o Processo de Eleições Diretas – PED, do Partido dos Trabalhadores. Corre de uma cidade a outra em campanha pelos seus candidatos.

 

Amplo e irrestrito

De acordo com o manual da organização do evento, as eleições acontecem, respectivamente, nos dias 10 e 24 de novembro, em primeiro e segundo turnos. Através deste processo serão renovadas todas as direções do PT, pelo voto direto dos filiados nos 4.808 diretórios organizados em todo o Brasil. Incluindo Uberaba.

 

As cotas
Agora é “lei” no PT: todas as instâncias e chapas inscritas no PED devem respeitar em sua composição a paridade de gênero. E mais: reservar vagas para as cotas que garantem maior participação dos jovens, dos negros e dos povos indígenas na direção do partido.

 

Na rede

E venhamos e convenhamos: o PT – a cada eleição, seja interna ou não, fica mais expert em campanhas. A mobilização petista em torno do PED2013 na rede social, por exemplo, devia chamar SAI DA FRENTE!

 

A vez deles

Encerrado o mês de outubro – todo ele dedicado ao rosa, em alusão à campanha contra o câncer de mama, eis que começa agora, o Movimento Novembro Azul, promovido pela Sociedade Brasileira de Urologia, que foi oficialmente homenageada ontem, em sessão solene no Congresso Nacional. Os prédios da Câmara e do Senado receberiam ainda ontem, iluminação especial na cor azul para marcar a adesão à campanha que chama a atenção dos homens para a luta contra o câncer de próstata.

 

Drama masculino

E veio de uma mulher a informação de que no Brasil, o câncer de próstata faz mais vítimas do que o de mama. Em pronunciamento feito em plenário, a senadora Ana Amélia (PP/RS) disse que, só em 2012, 60 mil novos casos da doença surgiram no país.

De acordo com o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi, cerca de 30% dos pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS, são diagnosticados com a doença já em estágio avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos são curáveis.

 

The day after

Geralmente realizada na segunda-feira, a já tradicional reunião semanal do prefeito Paulo Piau (PMDB) com seu secretariado, vai acontecer hoje.

 

Revelações

Release distribuído ontem, pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberaba, sobre um curso de compras governamentais, traz uma série de revelações importantes. Diz, por exemplo, que a administração pública municipal investe R$ 200 milhões por ano em compras, através de licitações. E ainda: que cerca de 70% desse dinheiro fica com empresas de outras cidades, vencedoras das concorrências.

 

Às avessas

Da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – chefiada por José Renato Gomes, vem a explicação de que as empresas de Uberaba não participam das licitações, ora por falta de informação, ora porque não se cadastraram. O curso gratuito de compras governamentais será promovido pela secretaria, nos dias 11 e 12 de novembro, no Centro Administrativo. Objetivo é incentivar as empresas, inclusive as micro e pequenas, a se cadastrarem para participar das licitações.

 

Isto é incrível!

Não é por acaso, pois, que a diretoria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – Aciu, abraçou reivindicação do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau, para estimular a participação das empresas nos processos licitatórios da autarquia. É realmente chocante imaginar que, de R$ 200 milhões/ano, as empresas locais fiquem apenas com 30% deste bolo. E pior: porque não se  movimentam.