Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 16/03/2013
Bastidores
Bastidores
Bastidores - Jovens em guerra


Castro Namuaca (à esquerda) – durante encontro com Paulo Piau (centro) e Luiz Dutra (à direita)

Jovens em guerra
Enquanto isso, em Uberaba... União dos Jovens e Estudantes do Brasil – UJE, e a União Nacional de Jovens e Estudantes – UNJE, lutam uma guerra de guerrilha nos bastidores e nas redes sociais. No centro da troca de acusações, estão as famosas carteiras de estudantes. Se continuar neste pique, a disputa tende até a virar caso de polícia e ou a desaguar na Justiça.

Fazendo história
Tem gente planejando uma homenagem especial a dois vereadores: o democrata Marcelo Machado Borges – presidente das comissões permanentes de Saúde e Saneamento e de Assistência aos Servidores Municipais, e o republicano Samuel Pereira – presidente das comissões de Orçamento e Finanças e de Micro e Pequenas Empresas. Motivo: conseguiram lotar as galerias da Câmara na audiência pública idealizada por eles, e que discutiu o combate à Dengue, na noite de quarta-feira, dia 13.

Tímpano
Fã ardoroso da TV Câmara/Canal Câmara manda e-mail a esta coluna pedindo a intervenção num assunto de saúde pública – ou pelo menos, de saúde dele próprio. Refere-se aos “apitos” que indicam o final de tempo de cada manifestação dos vereadores durante as sessões plenárias. “Vou acabar ficando surdo” – se queixa.

Incansável
Formada em história e geografia, servidora de carreira da Prefeitura de Uberaba há quase 25 anos, a ex-candidata a vice-prefeita na chapa liderada pelo deputado estadual Adelmo Leão (PT) – que saiu das urnas em terceiro lugar, Luciene Fachinelli (PSL), não se desligou. Se continuar neste pique, vai entrar 2014 como a candidata a deputada estadual mais animada da campanha.

Revelações partidárias
A semana anda agitada para o vereador veterano Luiz Dutra – que acaba de inovar com a criação do seu gabinete online (https://www.facebook. com/luizhdutra). Nas últimas horas, ele fez e foi alvo de revelações. Contou que, na 2ª Reunião de Planejamento e Gestão Partidária do PDT, em Belo Horizonte, o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, reconheceu o erro e pediu desculpas, de público, por ter sido contra sua indicação para comandar a Comissão Municipal Provisória do PDT/Uberaba no ano passado.

Revelações internacionais
Já o presidente do Conselho Municipal de Nampula, economista Castro Namuaca, revelou que Luiz Dutra, quando esteve na sua cidade – capital da província do mesmo nome, em Moçambique/África, no ano passado, fez discurso para mais de 50 mil pessoas em praça pública. Era aniversário da cidade e Dutra, que era presidente da Câmara de Uberaba, foi convidado a usar o microfone.
Tal e qual
A deferência ao então presidente da Câmara de Uberaba tem razão de ser: a cidade de Nampula é administrada em conjunto, pelo Conselho Municipal (similar às prefeituras brasileiras) e a Assembleia Municipal (similar às câmaras). Em resumo: é o sonho de consumo dos vereadores brasileiros, que fazem campanha eleitoral prometendo mundos e fundos, que são de competência do Executivo.

Em casa
E ao receber o título de cidadão uberabense, esta semana, Castro Namuaca demonstrou estar muito à vontade no plenário da Câmara de Uberaba. Em discurso improvisado, deu um show de bola, e mais: citava o nome do presidente, Elmar Goulart (PSL), como se fosse amigo de infância. O mesmo aconteceu no encontro com o prefeito Paulo Piau (PMDB) – quando trataram de projetos e programas relacionados às duas cidades. 

Pela lógica
Voltando ao discurso de Carlos Lupi, é de se concluir, pois, que Luiz Dutra será reconduzido à presidência do PDT/Uberaba. A vigência da executiva provisória terminou dia 8 de março. Estava sob o comando do vereador-presidente da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação e da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara.

Disputa
Na verdade, sem apoio de lideranças – tipo Carlos Lupi, por exemplo, Luiz Dutra teve que travar uma batalha e tanto, pelo comando do partido, com o economista João Franco, ex-homem forte e depois inimigo político do ex-prefeito Anderson Adauto (sem partido). Franco queria ser candidato a prefeito em 2012, mas, sem sucesso, se aliou ao deputado estadual Antônio Lerin (PSB), que perdeu as eleições para Paulo Piau (PMDB).

Xô, arrogância!
Compromisso das concessionárias de transporte coletivo – Lider e Piracicabana, de que vão cumprir a ordem judicial de gratuidade para pessoas maiores de 60 anos, vai evitar que elas enfrentem sérios problemas com a Justiça e com o governo municipal – que já preparavam medidas de retaliações. Que entrem com recurso contra a decisão, o que é de seu direito! Mas, o enfrentamento que estava acontecendo é inaceitável num país democrático...

Reforço
peso pesado
Durante visita na semana passada a Uberaba, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), não colocou qualquer empecilho para a proposta de criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. A ideia foi comunicada oficialmente a ele, pelo prefeito Paulo Piau – que articula a RM, em conjunto com o colega de Uberlândia, Gilmar Machado (PT). Até então, Anastasia só tinha “ouvido falar” no assunto.