Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 12/11/2013
Bastidores
Bastidores
Bastidores

ENQUANTO ISSO NA SUPRA – Abelhas também merecem proteção

 

Liderança...
Vereador Samuel Pereira (PR), até então vice-líder, assumiu a liderança do prefeito Paulo Piau (PMDB) na Câmara de Uberaba. Ele substitui o ex-líder, Tony Carlos (PMDB), que renunciou à vereança para se tornar deputado estadual. 

...provisória
O novo líder – por força do cargo, renuncia à presidência de comissões permanentes da Câmara, incluindo a de Orçamento e Finanças. E deixa claro que deve deixar a própria liderança no ano que vem, por razão que até os meninos de grupo conhecem: é pré-candidato a deputado estadual.

Xô, clube
do bolinha!

Ontem, foi mesmo dia de estreias do PR na Câmara. Além do novo líder, também foi a primeira participação em sessão, da vereadora Denise Max. A idealizadora e coordenadora da Sociedade Uberabense dos Animais – Supra, assumiu a vaga de Tony Carlos, pregando duas ações preferenciais: a defesa dos animais e a defesa das mulheres.

2º turno
Advogado Sebastião Severino, atual vice-presidente da legenda - com 139 votos, e o servidor Josimar Rocha, atual suplente do diretório – com 116 votos, vão disputar o 2º turno das eleições para presidente do Diretório Municipal de Uberaba do Partido dos Trabalhadores – PT. Eles tiveram, respectivamente, 38,6% e 32,2% das preferências dos filiados.

Batalha final
Tião Severino e Josimar Rocha têm novo embate marcado para dia 24 de novembro. Só então, será concluído o Processo de Eleições Diretas – PED, do PT/Uberaba. Através do voto direto dos filiados, o partido está renovando seus diretórios em todo o Brasil. PT/Uberaba é presidido atualmente pelo advogado Fábio Macciotti. 

A disputa
Quatro candidatos foram às urnas neste domingo, 10 de novembro, com as seguintes chapas: Tião Severino (Experiência, Renovação e Coragem); Josimar Rocha (O Partido que Muda Uberaba, Minas e o Brasil); Luiz Fernando Bartonelli (PT para Avançar), e Sandro Sene (Militância no Poder do PT). Bartonelli teve 46 votos, e Sene, 39. No total, foram nove votos nulos e 11 brancos.

Participação
Dos cerca de mil filiados, 360 foram às urnas. Destes, 199 votaram na urna instalada na Câmara Municipal e outros 161 na cozinha comunitária no bairro Estrela da Vitória.

Bazar 1
Bazar das Voluntárias do Asilo Santo Antônio acontece dia 19 de novembro, das 14h às 17h. Estão à venda, entre outros, panos de prato, toalhas de lavabo, bate-mão, jogos americanos, cobre-lanche, aventais, entre outros. A pedido de Edna Idaló.

Bazar 2
Já o Bazar de Natal da Casa Fraterna Dona Mita acontece dia 19 de dezembro, e voluntários correm atrás de prendas pra serem vendidas no dia. Valem roupas, calçados, enfeites para a casa, artesanato de um modo geral. Endereço: avenida Alfredo de Farias, número 1.054 - bairro Tutunas. A pedido da Maria Bernadete Azevedo Andrade.

Recursos
Prefeitura de Uberaba “revogou” a ideia de uma edição especial do Porta-Voz – jornal oficial do município, no final do mês, e ontem mesmo, a avaliação e resultados dos 638 recursos propostos contra questões da prova objetiva da primeira etapa do concurso público municipal seriam divulgados através do site (www.gestaodeconcurso. com.br) da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – Fundep. 

Reconhecimento
Recheada de projetos do governo municipal, cedendo áreas e/ou incentivos para empresários investirem em Uberaba, a sessão plenária de ontem foi ilustrada com depoimento do presidente da Comissão de Desenvolvimento Social e 2º secretário da mesa diretora, Paulo César Soares (SDD).  China – como é conhecido, chegou a fazer algumas críticas contra o governo Paulo Piau no início da legislatura, mas ontem foi só elogios: “É o prefeito que mais apoiou e mais tem apoiado o empresariado da cidade!” – arrematou.

Mundo animal
E por falar em incentivos, o empresário Jairo dos Santos Prata – produtor de mel e beneficiado com uma doação de área no Distrito Industrial II, aproveitou pra fazer a primeira revindicação, em plenário, para a novata Denise Max. Pediu que ela inclua as abelhas entre os animais defendidos pela Supra. 

Equilíbrio
Jairo Prata lembrou que as abelhas são muito importantes para o equilíbrio ecológico, além da produção de um dos alimentos mais apreciados no mundo todo: o mel, que, além de saboroso, ajuda a prevenir doenças porque atua no sistema imunológico, serve como expectorante e também tem propriedades analgésicas.