Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 14/11/2013
Bastidores
Bastidores
Bastidores

ENQUANTO ISSO, EM UBERABA – Nem a ameaça de chuva impediu os uberabenses de compartilharem a imagem acima, ontem, no Facebook. Foi a que mais circulou ao longo do dia, provocando boas risadas

 

ada a ver...
Está certo que o vereador de primeira viagem, e mais votado da legislatura 2013/2016, Samir Cecílio Filho – herdeiro político do ex-deputado Samir Cecílio, anunciou que está deixando o Partido da República (PR) para se abrigar no Solidariedade (SDD). Mas isso não significa que perdeu o respeito e a admiração do presidente do PR, odontólogo Eduardo Ferro. 

Nostradamus
“O Samir Filho está entre as principais revelações de Uberaba dos últimos tempos, seja como líder empresarial, seja como político” – diz o presidente republicano, já sentindo saudades do quase ex-desfiliado. Eduardo Ferro acredita, inclusive, que Samirzinho – como é conhecido, é nome garantido para futuras disputas de prefeito de Uberaba.

Cálculos...
Voluntária com índice irrepreensível de presença no trabalho, a primeira-dama Heloísa Piau comemora, em seu mural no Facebook, os resultados de pesquisas sobre o governo do maridão Paulo Piau (PMDB). 

...comemorados
Último levantamento foi realizado pelo instituto Sensus e divulgado ontem, indicando que o prefeito tem aprovação de 48,4% de ótimo/bom, podendo chegar a 52,8%, levando em conta a margem de erro de 4,4 pontos percentuais. “Me disseram que poucos governantes atingem estes índices” – festeja ela. Sem contar os 22,4% de regular, que não significa desaprovação.

Diploma...
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/12, do Senado, que torna obrigatória a exigência de diploma de curso superior para o exercício da profissão de jornalista. 

...pra depois
da emenda

De acordo com o texto, o diploma não será exigido para quem comprovar o efetivo exercício do ofício de jornalista antes da data da promulgação da futura emenda constitucional, nem para o jornalista provisionado que já tenha obtido registro profissional. Em resumo, a exigência do diploma vai valer apenas para os jornalistas que iniciarem suas atividades depois da promulgação da emenda.

Trâmites
A emenda constitucional 206/12 ainda será analisada por uma comissão especial da Câmara. Se for aprovada, seguirá para o plenário, onde terá de ser votada em dois turnos.Também tramita na Câmara a emenda 386/09, do deputado Paulo Pimenta (PT/RS), que restabelece a necessidade de curso superior específico para jornalista. Essa proposta foi aprovada por comissão especial em julho de 2010 e, desde então, aguarda inclusão na pauta do plenário.

Deletado
Em junho de 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a necessidade de diploma para jornalistas, alegando ofensa às liberdades de pensamento, de expressão e de comunicação, previstas na Constituição Federal.

Xô, confusão!
Dia da Consciência Negra em Uberaba está dando pano pra manga, com muita gente passando informações erradas, e outro tanto questionando, afinal, se será feriado. Sugestão desta coluna é de que a Câmara Municipal – responsável pela lei, e a comunidade negra – homenageada, promovam juntas, uma campanha de esclarecimento. 

Sim! 
Dia 20 de novembro será feriado municipal, com o respaldo da Lei 11.523, de autoria do ex-vereador e presidente do PTB/Uberaba, Carlos Godoy. Lei foi devidamente aprovada pela Câmara e sancionada pelo Executivo, e portanto, está em plena vigência. De acordo com estatísticas sobre o assunto, 757 municípios brasileiros comemoram o 20 de novembro com feriado.  

Trovoadas
Antes disso, porém, tem o feriado nacional em 15 de novembro, sexta-feira, quando se comemora a Proclamação da República. A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, antecipa que haverá pancadas de chuva nos períodos da tarde e da noite, em grande parte do Estado. E mais: que nas regiões do Triângulo, Oeste e Sul de Minas, as chuvas serão mais intensas, acompanhadas de trovoadas, tanto no feriado quanto no dia seguinte.  “No domingo, a chuva diminui e o sol predomina” – informa a Cemig.
 
Cemig...
A companhia energética informa também que, no feriado de sexta-feira, suas agências e postos de atendimento não funcionarão. Nesse dia, solicitações de serviços e reclamações poderão ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. Esse serviço funciona 24 horas e a ligação é gratuita. A Agência Virtual, disponível no site da Cemig (www.cemig.com.br), também oferece diversos serviços.
 
...virtual
Pelo celular, também é possível comunicar à empresa, pelo Cemig Torpedo, falta de energia, consultar última fatura vencida não paga ou enviar leitura com mensagens de texto (SMS) para o número 29810. O serviço é gratuito. As agências e postos de atendimento da Cemig voltam a funcionar normalmente na segunda-feira, dia 18, a partir das 8h30. Cemig também está no Facebook (Cemig Atende) e Twitter (@cemig_atende).
 
Evolução
Campanha de Natal 2013 do Shopping Uberaba tem início hoje, com novidades importantes, e bem mais condizentes com a valorização da clientela, do próprio centro de compras, e de Uberaba, de um modo geral. A cada R$ 400,00 em compras, os clientes vão concorrer a oito aparelhos de TV de plasma 60 polegadas e dois automóveis da Citroën. E pela primeira vez, as notas fiscais de operações gastronômicas poderão ser usadas para completar o valor mínimo estipulado e valerão em dobro durante a promoção.