Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 17/03/2013
Bastidores
Bastidores
Bastidores - Monte Sinai


Monte Sinai
Padre Alexandre Fidelis – da Medalha Milagrosa de Uberaba, posa para foto em frente ao Monte Sinai, onde Moisés recebeu os dez mandamentos. A região é considerada sagrada por três religiões: cristianismo, judaísmo e islã.

Haja jogo de cintura!!!
Às voltas com a reaproximação entre os governos municipal e estadual de Minas Gerais, o prefeito Paulo Piau (PMDB) vê seu amigo do peito e companheiro de partido, deputado federal Antônio Andrade, ser anunciado para o comando do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Detalhe: PSDB do governador Antonio Anastasia e PMDB de Antônio Andrade vão digladiar-se a partir dos próximos meses, com vistas às eleições de 2014.

O tempo urge
Mas, é preciso reconhecer: antes de a situação degringolar de vez, o prefeito de Uberaba terá oportunidade de tirar bons proveitos para seu governo. Anastasia está fazendo das tripas o coração pra agradar o novo parceiro, enquanto as portas do Ministério da Agricultura – se antes eram abertas, agora ficam escancaradas. 

Padrim
Aliás, o novo ministro tem grandes responsabilidades com o mandato 2013/2016 de Uberaba. Coube a ele, como presidente do PMDB de Minas Gerais, decretar, organizar e comandar a intervenção no PMDB de Uberaba – que permitiu, sem sombra de dúvida, a candidatura e a consequente vitória de Paulo Piau em 2012. Moral da história: a reciprocidade é super verdadeira.

Em festa
Vereador veterano e atual líder do prefeito na Câmara – além de 1º suplente de deputado estadual de seu partido, Tony Carlos (PMDB), está que não se aguenta de tanta alegria. E não é pra menos: receosas das retalições que viriam por aí, tanto por parte da Prefeitura quanto da Justiça, as concessionárias de transporte coletivo, Lider e Piracicabana, decidiram sair do confronto direto e garantiram o cumprimento da lei que concede passe livre para maiores de 60 anos. A lei é de autoria de Tony, em parceria com a ex-vereadora Marilda Ribeiro (PT).

8 anos depois...
A luta vem de 2005... Sancionada pelo então prefeito Anderson Adauto (sem partido), que depois mudou de ideia e ingressou na Justiça contra a medida, a Lei 9.822, aprovada pela Câmara, ganhou o apoio do Ministério Público, e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que também determinaram o cumprimento por parte das duas concessionárias. Só agora, ameaçadas de ações por todos os lados, as empresas deram a mão à palmatória. Devem recorrer, mas como o recurso não terá efeito suspensivo, o jeito é cumprir enquanto isso.

Caminhos da fé
Ordenado padre há cerca de 12 anos pelo então Arcebispo de Uberaba, Dom Aloisio Roque Oppermann, o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, Ricardo Alexandre Fidelis, está brindando os frequentadores do Facebook com a divulgação de imagens de sua peregrinação pela Terra Santa. Já são cerca de 900 fotos de lugares cercados de religiosidade, na Turquia, Egito, Jordânia, Israel...

Missão
Trata-se de excursão idealizada e organizada pelo padre uberabense, com o objetivo de apresentar e divulgar os principais centros religiosos/culturais relacionados à Igreja Católica. Não é o primeiro feito, por sinal. Ricardo Alexandre Fidelis já havia organizado outra viagem/excursão, neste caso, aos principais santuários marianos na Europa e, também, a Roma, centro da Igreja Católica.

O missionário
Pra ilustrar: Ricardo Alexandre Fidelis iniciou na vida religiosa em 1993, aos 17 anos de idade, na congregação dos Terciários Capuchinhos. Após uma experiência de cinco anos, deixou a congregação para ingressar no Seminário de Teologia da Arquidiocese de Uberaba, o que culminou em sua ordenação. Trabalhou na Paróquia do Santíssimo Sacramento em Uberaba e Nossa Senhora do Carmo em Prata. Retornou a Uberaba, assumindo a Coordenação da Pastoral da Arquidiocese e a função de reitor do Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.

Pedidos
Sessão plenária da Câmara Municipal nesta segunda-feira será destinada à apresentação e votação dos requerimentos dos vereadores: moções, concessão de Honra ao Mérito, e, claro, como não podia deixar ser: muitos pedidos e indicações, principalmente ao prefeito Paulo Piau.

“Reajuste”
Grande parte dos servidores do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba – Codau, está sendo beneficiada com gratificações. Vale lembrar que o funcionalismo da Prefeitura, de um modo geral, teve acesso a cerca de 6% de aumento, e que o comando do Sindae – o sindicato dos trabalhadores do Codau, saiu das negociações reclamando. 

Tirando do papel
Agora com apoio declarado do governador Anastasia, o prefeito de Uberaba cria comissão especial para analisar a viabilidade da criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro. Integram o grupo: Fernando Hueb; Antônio Sebastião de Oliveira; e Edson Alves Fernandes. Os trabalhos devem ser desenvolvidos em parceria com grupo criado para o mesmo fim pelo prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado (PT).