Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 26/11/2013
Bastidores
Bastidores
Bastidores

OS NOMEADOS PELO PT – Entre os atuais 11 ministros que integram o Supremo Tribunal Federal, oito foram escolhidos a dedo, indicados e nomeados pelo Partido dos Trabalhadores. Os quatro das fotos acima são da cota de Luiz Inácio Lula da Silva e os outros quatro são da cota de Dilma Rousseff

Maldadinha

Diante de tanta queixa de perseguição, vale dar uma conferida na atual composição do Supremo Tribunal Federal – STF. Dos 11 ministros com direito a voz e voto, quatro foram nomeados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o eterno e principal líder nacional do PT. São eles: Joaquim Barbosa (o presidente do STF e relator da Ação Penal 470/mensalão); Ricardo Lewandowski (vice do STF); Cármen Lúcia; Dias Toffoli.

Mais maldadinha
Ainda entre os 11 atuais ministros do STF, outros quatro foram nomeados pela presidente Dilma Rousseff, também petista até debaixo d’água, e candidata à reeleição em 2014. São eles: Luiz Fux; Rosa Weber; Teori Zavascki; Roberto Barroso. 

Minorias
E desta forma, restam três ministros para serem distribuídos entre três ex-presidentes da República que já foram oposição ao PT. São eles: Celso de Mello – indicado por José Sarney; Marco Aurélio – nomeado por Fernando Collor; Gilmar Mendes – nomeado por Fernando Henrique Cardoso.

Aposentadorias
E até os que se aposentaram mais recentemente foram nomeados por Lula: Ayres Britto; Eros Grau; Cezar Peluso. 

Na rede social
(Versão heavy)

E já que o assunto é mensalão, o ex-guerrilheiro, ex-presidente do PT, deputado federal (SP) licenciado, condenado pelo Supremo Tribunal Federal, em sentença transitada em julgado, a 6 anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto, José Genoino, tem provocado paixão e ódio Brasil afora – sobrando trovoadas em Uberaba.

A origem
Terceiro colocado na disputa pela presidência do PT/Uberaba, Luiz Fernando Bartonelli compartilhou em seu mural, no Facebook, entrevista publicada no portal Carta Maior – conhecida como “portal da esquerda”, em defesa de Genoino, pregando, inclusive, sua candidatura para presidente da República – o que, é bom que se diga, ele está impossibilitado de fazer, já que foi condenado em sentença definitiva do Supremo Tribunal Federal. Mas, independente disso, a proposta provocou reações iradas...

PPS X PT
O presidente do PPS/Uberaba, Alaor Carlos de Oliveira Júnior, partiu pra briga: “Só se o objetivo for aumentar a roubalheira, aprimorar as práticas escusas utilizadas pelo PT e criar novos usos e aplicações para as cuecas dos parlamentares, ele seria, de fato, um bom candidato para representar o jeito PTralha de governar”...

PMDB X PPS
O presidente do PMDB/Uberaba, Eduardo Palmério, pegou a briga: “Olha o Alaor Carlos do PPS, partido auxiliar da direita, marionete do PSDB e do DEM, falando do PT. Não pensei que ia viver para ver isso”.

Na rede social
(Versão light)

Por sua vez, o deputado federal, vice-líder do PSD na Câmara e presidente municipal da legenda, ex-prefeito Marcos Montes postou em seu mural no Facebook um comentário sobre a alegria de estar de volta ao Brasil, após passar vários dias na China. E comentou que está às voltas com o Orçamento da União – levantando as emendas liberadas em 2013 e preparando as emendas para 2014.
 
Reações 1
O deputado federal com domicílio eleitoral em Frutal e base na região de Uberaba, Narcio Rodrigues, reagiu. Licenciado para comandar a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, ele retornou à cadeira na Câmara agora, em novembro, sob orientação do governador Antonio Anastasia, companheiro de PSDB, para articular emendas ao Orçamento da União de 2014 para Minas Gerais. “Seja bem-vindo de volta, MM. Estaremos juntos em Brasília nessa semana. Minas precisa da sua articulação bem feita no Orçamento” – foi logo articulando o apoio de Marcos Montes...

Reações 2
O prefeito Paulo Piau (PMDB) não teve dúvida ao notar que dois deputados federais com quem tem boas relações estavam logo ali, conversando sobre o Orçamento da União: “Caríssimos Narcio Rodrigues e Marcos Montes, Uberaba conta com vocês!” MM  respondeu: “Estou sempre à disposição para contribuir com o desenvolvimento de Uberaba. Conte comigo!”

E dá-lhe PT!
E a gente encerra a edição de hoje com a avaliação que anda circulando por aí, entre gregos e troianos: que o deputado estadual e pré-candidato a deputado federal em 2014, Adelmo Leão, amargou uma tremenda derrota partidária no fim de semana, com a votação do 2º turno do Processo de Eleições Diretas – PED, do PT de Uberaba. Seu candidato, o advogado e seu assessor Sebastião Severino, perdeu a presidência para o militante comunitário Josimar Rocha.