Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 19/03/2013
Bastidores
Bastidores
Dom Paulo celebra missa no Gameleira


Dom Paulo Mendes agitou a Paróquia de São José Operário no fim de semana

Agitos

Festa de São José Operário na paróquia do Gameleira 2 termina hoje com missas o dia todo e procissão pelas ruas do bairro. Mas, agitou os católicos ao longo de vários dias. No domingo, 17 de março, por exemplo, esta agitação ferveu. Na missa da manhã, quem chamou a atenção foi o ex-candidato a prefeito, 3º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Adelmo Leão (PT), que participou da celebração. E a missa da tarde foi celebrada pelo próprio líder da Igreja Católica, o arcebispo metropolitano, dom Paulo Mendes. À frente de toda a movimentação, o pároco Rogério Consentino...

Sem discriminação

Secretária Municipal de Educação e Cultura, Silvana Elias, assegura que não existe de sua parte, ou de qualquer integrante do atual governo, a intenção de prejudicar a professora efetiva Vânia Célia Correa. A profissional pediu socorro, através desta coluna (edição de 15 de março), alegando que está sendo perseguida por assessoras da Educação, desde outubro de 2012, quando se licenciou para se candidatar a vereadora. “Estou desesperada, pois desde outubro eu não recebo meu salário” – afirmou.

O outro lado

Silvana Elias afirma que a profissional recebeu os salários de outubro e novembro de 2012, apesar de não estar trabalhando desde que saiu para candidatar-se. “Infelizmente, ela não aceita nenhuma das várias alternativas que oferecemos desde que assumimos em janeiro de 2013” – ressalta a secretária. De acordo com Silvana, a professora só aceita ser indicada para o Cemei Maria de Nazaré. “Entretanto, lá não existe clima com os demais servidores para sua lotação” – revela a secretária.

Orientações

Vale lembrar que a própria professora, em sua queixa à coluna Bastidores, revelou que era diretora da creche comunitária que foi transferida para o governo municipal – na administração passada, e transformada em Cemei Maria de Nazaré. Nova reunião, segundo Silvana Elias, foi agendada para hoje, quando Vânia Célia será orientada pela assessoria jurídica da prefeitura. “Ela precisa voltar ao trabalho” – alerta a secretária.

Pelos ares

Juntos, os aeroportos Mário de Almeida Franco, de Uberaba, e César Bombonato, de Uberlândia, transportaram, ao longo de 2012, nada menos do que 1milhão 653 mil e 877 quilos de cargas variadas – segundo estatísticas da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária. Este é o volume mínimo que seria movimentado, portanto, por um único terminal aeroportuário – proposta que os novos prefeitos das duas cidades estão tirando do papel.

Viabilidade

Como antecipou, domingo, esta coluna, a edição 1.068/de 15-03-2013, do Porta-Voz – jornal oficial/virtual do município de Uberaba, trouxe duas portarias em que o prefeito Paulo Piau (PMDB) cria uma Comissão Especial com dois objetivos: analisar a viabilidade da implantação do Aeroporto Internacional de Cargas e da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro.

A conclusão

De acordo com as portarias 29 e 30, o chefe de Gabinete, Fernando Hueb; o assessor Especial de Projetos Estratégicos e secretário-executivo da Amvale, Toninho Oliveira; e o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Alves Fernandes, têm seis meses, a partir deste 15 de março, para apresentar os relatórios finais. E mais: os trabalhos devem ser desenvolvidos em parceria com grupo criado para o mesmo fim pelo prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado (PT).

Localização

Com local ainda sob suspense – mas, provavelmente ao longo da BR/050, o Aeroporto Internacional de Cargas pode surgir entre Uberaba e Uberlândia. Especulam-se que a construção do terminal aeroportuário pode acontecer na divisa entre as duas cidades: o Km 107 da BR/050. Paralelamente, Uberaba e Uberlândia articulam melhorias nos aeroportos já existentes, com vistas a torná-los adequados às exigências da Agência Nacional de Aviação Civil - Anac. Enfim é assunto pra muitos meses.

Cada um

Se juntos os aeroportos fazem volume, separados Uberaba leva uma imensa desvantagem. Ainda de acordo com a Infraero, Uberlândia movimentou 1 milhão 643 mil 689 quilos de cargas em 2012, enquanto o Aeroporto Mário de Almeida Franco ficou nos 10 mil 188 quilos. Quando o assunto é transporte de passageiros, a situação é similar. Uberaba transportou 178 mil 056 pessoas no ano passado, contra 1 milhão 011 mil 268 da cidade vizinha. Estes números se referem aos voos domésticos, já que ninguém fez viagem internacional via aeroporto de Uberaba. Através de Uberlândia, foram 222 viajantes.

Articulações

Ex-colegas de Câmara dos Deputados – cargos aos quais renunciaram por terem sido eleitos prefeitos em 2012, o peemedebista e o petista também não estão blefando quando falam em Região Mertropolitana do Triângulo Mineiro. Devidamente instalados na presidência da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande – Amvale, e da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba - Amvap, Paulo Piau e Gilmar Machado caminham no sentido oposto ao movimento separatista.

Xô, separatismo!

Dizem que, em vez de criar um Estado independente de Minas Gerais, querem sim, é implementar ainda mais, o desenvolvimento econômico, humano e social dos 66 municípios que integram a mesorregião mais abastada das terras mineiras.

Se as propostas derem de cara com o sucesso, então os resultados políticos serão colhidos no futuro, naturalmente, pelos dois líderes do movimento regional.

História

Proposta de Emenda à Constituição nº 37 - que dá às polícias a exclusividade para atuar em investigações criminais e restringe as atribuições do Ministério Público, motivou um belo de um debate, na tarde de ontem, no plenário da Câmara Municipal, com a presença de promotores de Justiça de Uberaba. Os vereadores aprovaram moção de repúdio contra a PEC que está tramitando no Congresso, mas sem qualquer puxasaquismo ou coisa parecida. Teve até voto contrário do ex-presidente Luiz Dutra (PDT), que é policial civil aposentado e saiu em defesa de sua categoria. Enfim, foi um apoio baseado na consciência. Vitória do Ministério Público e vitória do Legislativo de Uberaba.