Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 28/11/2013
Bastidores
Bastidores
BASTIDORES

Denise Max retirou o labrador da situação de risco

 

Busca...
Defensores dos animais comemoravam ontem, no Facebook, o mandado de busca e apreensão expedido pelo juiz Wagner Guerreiro para que a Sociedade Uberabense dos Animais – Supra, pudesse resgatar um cão em situação de risco. Coordenadora da Supra, vereadora Denise Max (PR), esteve pessoalmente na casa, acompanhada de um oficial de justiça, para tirar o cão do local. 

...e apreensão
A origem de tudo aconteceu quando um vizinho da casa divulgou no Facebook imagens do cão labrador, amarrado em cima de um telhado, embaixo de chuva, além da acusação de que ele apanhava da proprietária. O animal só poderá ser adotado após a conclusão do processo.

De grão em grão...
Congresso Nacional promulga hoje, a emenda constitucional aprovada anteontem no Senado Federal, acabando com as votações secretas nos processos de cassação de mandatos parlamentares e no exame de vetos presidenciais. Matéria foi aprovada antes, na Câmara dos Deputados, e previa o voto aberto em todos os casos.

Exemplo
Desde outubro de 2006, Uberaba convive com votações abertas em todos os níveis na Câmara Municipal. Emenda à Lei Orgânica - de autoria dos ex-vereadores do PMDB,  Tony Carlos e Marilda Ribeiro Resende, acabou com o voto secreto nas votações para escolha da mesa diretora, para os vetos do Executivo, além de julgamentos envolvendo vereadores. Atualmente, Tony é deputado estadual e Marilda, subsecretária Municipal de Educação.

Emergência
Uberaba, Uberlândia e outros 84 municípios mineiros estão sob estado de emergência fitossanitária. Decreto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foi publico na edição de ontem do Diário Oficial da União. O que motivou a decretação de emergência em parte de Minas e em Goiás inteiro foi a praga da lagarta Helicoverpa armigera.

O que é?
Helicoverpa armigera foi identificada recentemente, e tem surpreendido produtores e pesquisadores pelo seu poder de destruição, causando prejuízos, principalmente, às lavouras de milho, soja e algodão. Considerada uma praga exótica, a proliferação do bicho está preocupando o governo federal, que tem se mobilizado para desenvolver ações de combate ao bicho.

Orçamento participativo
Termina hoje, o prazo para que cidadãos comuns possam sugerir emendas ao Orçamento da União de 2014. A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional abriu espaço para receber estas contribuições, o que pode ser feito através da comunidade virtual no e-Democracia, portal de interação da Câmara dos Deputados.
Qualquer pessoa, especialista ou não, pode trocar ideias e experiências e também sugerir emenda à despesa e enviá-la a um deputado. 

IDH participativo
E a Prefeitura de Uberaba já está disponibilizando em sua rede virtual – site e rede social, o questionário “Uberaba mais humana”, em que os cidadãos podem responder a uma série de perguntas sobre a cidade. Respostas devem ser encaminhadas até dia 2 de dezembro para o endereço eletrônico comex@uberaba.mg.gov.br, ou o formulário pode ser impresso e entregue pessoalmente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico/Centro Administrativo.

A hora é agora
O questionário quer saber os pontos positivos e os pontos que precisam melhorar em saúde, educação, segurança, empreendedorismo, esporte, lazer, comunicação institucional, qualidade de vida, infraestrutura, cultura, indústria, comércio, turismo – enfim, uma grande oportunidade para que o uberabense se manifeste. Objetivo é ter uma noção sobre a quantas andam os três indicadores que subsidiam o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): educação, renda e longevidade.

Queda
Divulgado a cada dez anos, o IDH de Uberaba, publicado em 2013, deixou muita gente de cabelo em pé. A cidade apareceu na 210ª classificação no Brasil, e 14ª em Minas Gerais, com um IDHM geral de 0,772. Foi ultrapassado por Uberlândia, por exemplo –, que saltou para a 71ª classificação nacional e para o 3º lugar no Estado. O prefeito Paulo Piau (PMDB) abriu baterias pra tentar reverter a situação.

Nota máxima
Aquisição do acervo cultural do extinto jornal Lavoura e Comércio, pela Prefeitura de Uberaba, é, sem dúvida alguma, a grande notícia da semana. O prefeito Paulo Piau demonstrou sensibilidade cultural, humana, social e histórica. São 27,5 mil edições e 900 mil fotos. Fiquei orgulhosa do nosso prefeito!

Repercussão
Depoimento do prefeito, ontem, no Facebook, sobre a emoção de ter tido a oportunidade de preservar o acervo do Lavoura e Comércio, movimentou a rede social. A declaração se desdobrou em dezenas de compartilhamentos, e comentários elogiosos a perder de vista. Detalhe importante: desde os mais comuns dos cidadãos até os envolvidos diretamente com a produção cultural.