Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 29/11/2013
Bastidores
Bastidores
BASTIDORES

MOVIMENTO ESPECIAL – Entrevistado de hoje da jornalista Evacira Coraspe é o professor Roberto Carlos Ramos, reconhecido no Brasil e em outros países pela luta e superação. A foto é de Dan Chandller

Do inferno...
Saído da extinta Fembem – hoje Fundação Casa, o entrevistado do programa Movimento desta sexta-feira é o professor Roberto Carlos Ramos. Sua trajetória de vida inclui 132 fugas do centro de menor infrator localizado em São Paulo, o que lhe deu a fama, nos meios policiais, de irrecuperável. E tudo isso em plena infância: dos seis aos 13 anos de idade.

...à superação
Mineiro de Belo Horizonte, Roberto Carlos foi adotado, levado para a França e alfabetizado por uma professora francesa. Retornou ao Brasil aos 21 anos de idade, quando adotou 25 jovens. O mais novo tem, hoje, 18 anos. Tornou-se um grande orador e palestrante de temas relacionados à educação, motivação e empreendedorismo. 

Pra não perder
O escritor de livros infantis – que chegou a ser eleito nos Estados Unidos um dos dez melhores contadores de história do mundo, pode ser acompanhado, hoje, através do programa Movimento, na TV Câmara, às 15h30 (no canal Câmara 61.1 e na TV Universitária/Canal 5). E tem reprise às 21h na TV Universitária. 

Tombamento
E a casa da família da presidente Dilma Rousseff (PT), localizada na rua Vigário Silva, é, agora, oficialmente, tombada pelo patrimônio público de Uberaba. A proposta já tinha recebido a aprovação do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba – Conphau, conforme antecipado por Bastidores, e acaba de receber a assinatura do prefeito Paulo Piau (PMDB). O imóvel também foi declarado de utilidade pública para eventual desapropriação.

Avanços
Vereadores de Uberaba adotam nova postura nas reuniões plenárias de apresentação de requerimentos. Antes, o que se via era vereador pedindo pra assinar reivindicação de colega. Agora, o que se vê é vereador convidando os colegas para compartilharem seus requerimentos.

De calças curtas
(Versão 1)

Congresso Nacional (sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado) promulgou, ontem, a Emenda Constitucional 76, que acaba com as votações secretas nos processos de cassação de deputados e senadores e no exame de vetos presidenciais. Medida pega em cheio os deputados federais Valdemar Costa Neto (PR/SP), João Paulo Cunha (PT/SP) e José Genoino (PT/SP), além de Pedro Henry (PP/MT), condenados à prisão pelo Supremo Tribunal Federal, no caso do mensalão. Processos de cassação terão votos em aberto no plenário da Câmara.

De calças curtas
(Versão 2)

E já que um assunto puxa o outro, vale ressaltar que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados aprovou relatório do deputado José Carlos Araújo (PSD/BA), recomendando a cassação do mandato de Natan Donadon (sem partido-RO). Mesma matéria já foi a plenário, mas o deputado se livrou da cassação sob o sigilo dos votos em plenário. Donadon foi condenado e cumpre pena de prisão por participar de um esquema de fraude em licitações para contratos de publicidade da Assembleia Legislativa de Rondônia.

Coincidência (?)
Assembleia Legislativa de Minas Gerais marcou audiência pública para o dia 9 de dezembro com o objetivo de debater os entraves à implantação do gasoduto do Triângulo Mineiro – ou mais especificamente, de Uberaba. Governador Antonio Anastasia (PSDB) desembarca, hoje, em Uberaba para conversar com a imprensa sobre o gasoduto. Dizem os que receberam a notícia em primeira mão, que ele estava rindo de orelha a orelha.

Que sufoco!
E por falar em receber a notícia de primeira mão, bem que o prefeito Paulo Piau e o presidente do PSD/Uberaba, deputado federal Marcos Montes, tentaram segurar o motivo do encontro de Anastasia com os jornalistas de Uberaba, já que o governador fazia muita questão de ser o porta-voz da informação. Entretanto, foi impossível segurar. E dava pra aguentar?!

Moral da história...
No final das contas, os privilegiados foram os frequentadores do Facebook... Uma notinha aqui, outra notinha ali, e o assunto agitou a rede social.

Quebra
Vereadora novata Denise Max (PR) desfez o clube das luluzinhas. Contratou um representante do sexo masculino pra ocupar vaga de assessor parlamentar em seu gabinete. No resto, é tudo gênero feminino.