Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 04/12/2013
Bastidores
Bastidores
BASTIDORES

Prefeito Paulo Piau e a presidente da Fundação Cultural tiraram foto com os artistas envolvidos na programação especial de Natal e Réveillon, que começa no próximo dia 10 com amplas atrações. Em clima de animação, muitos comentários sobre o “gás” da turma, em alusão ao gasoduto que virá para Uberaba e deixou o clima mais ameno

Responsabilidade Social

Extrema, no Sul do Estado, foi a cidade que obteve a melhor posição entre os 853 municípios de Minas Gerais, no Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS), ano base 2010, com índice de 0,701. O IMRS foi apresentado ontem pela Fundação João Pinheiro (FJP). Na sequência do ranking, estão Congonhas, Brumadinho, Barão de Cocais, Ouro Preto, Belo Horizonte e Catas Altas (região Central), Formiga (Centro-Oeste), Nova Lima (Central) e São João Batista do Glória (Sul de Minas).

Ranking
Uberaba está em sétima colocação entre os municípios com mais de 200 mil habitantes, com IMRS de 0,610. Nesta faixa, primeiro vem Belo Horizonte (0,688); Ipatinga (0664); Juiz de Fora (0,660); Uberlândia (0,648); Contagem (0,626); Betim (0,623). Depois de Uberaba segue Divinópolis (0,604); Sete Lagoas (0,604) e Santa Luzia (0,600).

Subsídios
O Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) é calculado a cada dois anos pelo Centro de Pesquisas Aplicadas da Fundação, com abrangência de todos os municípios mineiros, de modo a fornecer aos gestores públicos e à sociedade subsídios para a elaboração e a avaliação das políticas públicas e para a alocação de recursos financeiros, materiais e humanos.

Desempenho
O melhor desempenho de Uberaba é no IMRS Renda e Emprego, com 0,806. Na sequência está o IMRS Cultural, com 0,748; IMRS Saúde, com 0,704; IMRS Saneamento, habitação e meio ambiente, com 0,668; IMRS Turismo e Lazer, 0,635; IMRS Assistência Social (0,631). Os setores com pior desempenho no município, segundo o FJP, são Finanças Municipais, com IMRS de 0,560; Educação, com IMRS de 0,484; e Segurança pública, com índice de 0,314.

Pioneirismo
Uberaba sediou, com absoluto pioneirismo, a 1ª Olimpíada TOEFL® Junior™ no Brasil. Noventa estudantes realizaram as provas no Colégio Cenecista Dr. José Ferreira. A Olimpíada TOEFL Junior é uma competição educacional da qual podem participar alunos entre 11 e 17 anos matriculados nas escolas regulares e escolas de idiomas da região. Os organizadores ofereceram prêmios aos participantes (iPhones e tablets) com as melhores classificações, além de sortear um programa cultural de duas semanas na África do Sul.

Pioneirismo 2
A olimpíada começou em novembro e o encerramento será nesta quarta (4), no auditório do Centro Cultural Joubert de Carvalho, onde será realizada a entrega das pontuações obtidas pelos alunos no teste internacional de proficiência em inglês. Também haverá outorga dos prêmios (iPhones e tablets), além de ser sorteada uma viagem à África do Sul.

Depoimento
“Avaliamos como um grande êxito essa primeira realização da Olimpíada TOEFL Junior em Uberaba. Isso porque atingimos em cheio o público que acredita na força do segundo idioma. Quem não participou acabou se arrependendo, mas terá nova chance na nossa segunda versão em 2014”, afirma o coordenador do departamento de Línguas Estrangeiras do Colégio José Ferreira, Fabiano Sant’Anna.
 
Teste
A UP Language Consultants, sediada em São Paulo, é representante exclusiva do teste TOEFL Junior no Brasil. O teste é referência internacional em certificados de proficiência em Inglês da ETS® (Educational Testing Service), voltado ao contexto adolescente. Não depende de conteúdos ou métodos específicos, medindo o domínio que o aluno tem do idioma Inglês (não reprova – pontua e classifica).

Imunização
Duas novas vacinas entrarão para o Calendário Nacional de Vacinação. A partir de março de 2014, a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) – um dos principais fatores de risco que levam ao surgimento do câncer de colo de útero – deverá ser ministrada em três doses em todas as meninas de 11 a 13 anos. Já a vacina contra a hepatite A estará disponível em dose única para todas as crianças de 12 meses até menores de dois anos. A vacinação contra a hepatite A também deverá começar a partir do ano que vem, mas ainda sem data específica.

Colunista interina, Maria das Graças Salvador