Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 07/12/2013
Bastidores
Bastidores
Bastidores

UAI!

Prefeito Paulo Piau (PMDB) confirma participação, em Brasília, dia 13 de dezembro, na mobilização da Associação Mineira dos Municípios – AMM. Trata-se de manifestação contra a forma de distribuição do bolo tributário brasileiro, em que, segundo os prefeitos, as cidades só levam desvantagem. Movimento é denominado “Dia do Basta”. Olha que o sologan da mobilização dos prefeitos nem chega perto do slogan usado pela Guarda Municipal de Uberaba, que anuncia um dia de paralisação em 9 de dezembro: “A hora é agora!”

 

Eleitorado

Nova atualização do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, indica que, se as eleições gerais fossem hoje, Uberaba teria 214.236 eleitores aptos ao voto. São 282 a mais do que o registrado em outubro (213.952). Nas eleições municipais de 2012, eram 213.388 eleitores em condição de irem às urnas para escolher prefeito e vereadores. Pela primeira vez, Uberaba atingiu a marca dos 200 mil, o que provocou a realização de dois turnos.

 

Filiados

A Justiça Eleitoral também atualizou as listas de eleitores filiados em partidos políticos. No caso de Uberaba, as alterações de novembro, em relação a outubro de 2013, foram mínimas. Vale lembrar que as listas divulgadas desde outubro trazem as filiações dos candidatos e pré-candidatos às eleições de 2014 (presidente e vice, governador e vice, senador, deputado federal e deputado estadual).

 

Na liderança

Ainda sobre filiações, em outubro Uberaba tinha 26.790 filiados em legendas partidárias, número que, com a atualização relativa a novembro subiu para 26.819. Uma evolução de apenas 29 filiações. O Democratas – DEM, permanece na liderança com 4.736 filiados contra 4.733 nas estatísticas de outubro. O líder, portanto, ganhou três novas filiações entre outubro e novembro.

 

Vice-líder

Na segunda colocação do ranking partidário de Uberaba está o PMDB com 4.491 filiados, 14 a mais do que o divulgado pela Justiça Eleitoral em outubro de 2013. O PP vem atrás, com 2.238 – dois a mais do que a lista anterior. Segue o PDT com 1.878, também com apenas dois novos filiados em relação a outubro. O PR ganhou um filiado: saltou de 1.842 para 1.843.

 

Perda

Dos partidos com mais de mil filiados, o PT foi o único a perder filiado – assim mesmo, sem qualquer impacto. Em outubro tinha 1.748, e perdeu um filiado em novembro. O 7º colocado é o PSB com 1.729, um a mais do que em outubro. Também com um a mais aparece o PTB, com 1.442 filiados em Uberaba.

 

Jesus toma conta!

Moradores da avenida Francisco Pagliaro e proximidades pedem socorro aos responsáveis pela Igreja São Benedito – localizada logo ali. Ocorre que um fiel doou uma casa – número 210 da referida avenida, para a Igreja, e morreu logo depois, deixando-a vazia. De acordo com os queixosos, a Igreja não tomou posse do imóvel, que está abandonado, rodeado de matagal, além de atrair a atenção dos ladrões que já passaram por lá algumas vezes para furtar material tipo torneira, piso, telha e assim por diante.

 

Na crista da onda

Anúncio do governador Antonio Anastasia (PSDB), feito ainda no aeroporto da cidade, na manhã do dia 29 de novembro de 2013, de que o gasoduto de Uberaba é favas contadas, ainda repercute aqui e acolá. Nem o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade (PMDB) passou ileso. Ele não poupa elogios na nova edição do jornal/informativo do Ministério que está circulando desde esta quinta-feira, 5 de dezembro.

 

Vocação de Uberaba

Ainda sobre o gasoduto, a Agência Minas (leia-se governo do Estado) destaca, em reportagem, que Uberaba abriga um expressivo polo produtor de fertilizantes, tendo como âncora a Vale Fertilizantes (antiga Fosfertil), responsável pelo abastecimento de 40% do mercado brasileiro. Entre as maiores jazidas brasileiras de rochas fosfáticas na região, estão a de Tapira, que atende à planta de Uberaba, e a de Salitre, que atenderá a nova unidade da Vale Fertilizantes em Patrocínio, no Alto Paranaíba.

 

Consequências

A mesma reportagem no site da Agência Minas revela que o gasoduto vai retirar das principais estradas, cerca de 100 caminhões por dia, transportando o gás até a futura fábrica de amônia de Uberaba – “evitando acidentes ambientais e riscos para a população”.

 

Belo exemplo

Vereador Kaká Carneiro (PSL) e seus assessores fizeram voo rasante no Hemocentro Regional de Uberaba. Todos se submeteram a exame de compatibilidade para o cadastro no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula óssea (Redome). São necessários apenas 10 ML de sangue (o que corresponde a uma colher de sopa) para o procedimento que identifica as características das células do sangue do voluntário. O registro fica no Redome – cujo alcance é internacional. Somente se o doador for selecionado, é que ocorre a coleta das células para a doação.

 

Leitura

Já o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) pode estar prestes a garantir uma grande conquista na área da educação. Reivindicou ao o prefeito Paulo Piau (PMDB) a implantação de filiais da Biblioteca Pública Bernardo Guimarães nos bairros Alfredo Freire, Ponte Alta, Peirópolis, Tutunas e Jardim Uberaba. O prefeito assegurou que a medida, se for viável, será concretizada.