Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 08/12/2013
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Agitos

Uberaba é pura festa com formaturas movimentando uma série de segmentos econômicos, tipo empresas especializadas em preparar eventos; táxis; anfiteatros; clubes recreativos, entre outros. Um bom exemplo disso é a Escola Estadual Minas Gerais, que agitou a cidade, de quarta-feira até sexta-feira, com a formatura de cinco turmas concluintes do terceiro ano.

Programação

A programação envolveu missa na Capela do Marista Diocesano - presidida pelo padre Fabiano Roberto; colação de grau no Centro Cultural Cenecista Joubert de Carvalho; e baile e coquetel pra finalizar, no Le´ Castelly. Sob os olhares atentos da escola, as atividades foram coordenadas pela comissão de festas e organizadas pela empresa Antares Formaturas.

Nota 10

E, com certeza as comemorações por parte dos alunos e de suas respectivas famílias têm razão de ser. A Escola Estadual Minas Gerais é finalista recorrente no Prêmio Gestão – oferecido anualmente pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação – Consed, a projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público brasileiro.

Acessibilidade

Prefeito Paulo Piau (PMDB) comemora em seu mural no Facebook a parceria acertada pelo seu governo com a ONG Voluntários da Acessibilidade – presidida por Cláudia Maia, e o lançamento da campanha de educação no trânsito – “importante oportunidade”, segundo ele, “para que toda Uberaba se envolva na defesa dos direitos de ir e vir dos deficientes”.

Chave de ouro

Ele aproveita pra informar que determinou a construção de uma rampa e pintura adequada na entrada do Centro Administrativo/Prefeitura de Uberaba, lembrando que se tratava de uma falha herdada pelo seu governo. O resgate social aconteceu enquanto a campanha de educação no trânsito era lançada no interior do prédio.

Luto

E o deputado federal majoritário de Uberaba, vice-líder do PSD na Câmara e ex-prefeito Marcos Montes distribuiu nota para a imprensa e amigos lamentando a morte do engenheiro agrônomo Antônio Garcia. Respeitado e admirado pela competência e pela gentileza, Garcia ficou conhecido ao chefiar a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Uberaba no governo de MM.

Consultor

Atualmente, o agrônomo exercia a função de consultor nutricional da Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro – Certrim. Garcia foi vítima de insuficiência respiratória em decorrência de um câncer, do qual estava se tratando em Brasília, DF, onde morreu. Tinha 68 anos de idade, deixou a esposa Maria das Graças Santiago Garcia, e duas filhas, Alessandra e Patrícia.

A nota

Marília e eu lamentamos profundamente a morte do amigo Antônio Garcia, um companheiro que me ajudou a administrar Uberaba, chefiando, com competência ímpar, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Convivo com muita gente da área rural, inclusive alguns considerados expertos no assunto, mas poucas pessoas possuem tanto conhecimento de causa quanto tinha o Garcia. Que Deus o acolha na sua infinita misericórdia, e dê muita paz à sua família”.

Oficial

Já o prefeito Paulo Piau decretou luto oficial por três dias – 5 a 7 de dezembro, justificando que Antônio Garcia forneceu ao longo de sua vida suporte tecnológico nos setores de produção, nutrição e pesquisa animal, através de informações técnicas e implementação de soluções nutricionais, auxiliando no desenvolvimento do meio rural de Uberaba. E mais: que ele trabalhou para a defesa e interesses da coisa pública, destacando-se pela sua atuação de forma imparcial, com austeridade, responsabilidade e dedicação junto à Secretaria de Agricultura.

Algo errado

com os Correios

E por falar em oficial, está difícil acessar a nova edição do Porta-Voz – jornal oficial do município. Mais de mil páginas divulgam os nomes dos motoristas, veículos, data e infrações cometidas no trânsito, e cujas notificações não foram cumpridas pelos Correios. De acordo com a publicação da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes especiais, Proteção de Bens e Serviços Públicos – Settrans, uma parte das notificações foi devolvida, enquanto outra parte não tem comprovante de entrega. São nada menos do que 11.852 notificações, desde 2012.