Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 10/12/2013
Bastidores
Bastidores
Bastidores

OLHARES - Presença do 1º casal – Paulo Piau e Heloísa, em eventos públicos e/ou privados, conforme registrado por Enerson Cleiton no projeto Ação Para o Bem, realizado sábado, no bairro São Geraldo, faz o maior sucesso

Língua

Tribunal Superior Eleitoral – TSE, aproveita o clima antecipado de eleições 2014 e trata de divulgar o Glossário Eleitoral Brasileiro – que tem mais de 320 termos usados pela Justiça Eleitoral, com suas respectivas informações históricas e referências. O serviço pode ser acessado no portal do TSE na internet, ou através do portal do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG.

Valorização

De acordo com o TSE, a divulgação do glossário tem o objetivo de conscientizar eleitores e futuros eleitores sobre a importância do voto e o valor de sua participação, como cidadãos, na vida política do país. O glossário foi desenvolvido pela Seção de Legislação da Secretaria de Gestão da Informação do TSE.

Abuso
Ao consultar o glossário, o eleitor fica sabendo, por exemplo, o que é abuso do poder econômico em matéria eleitoral. No caso, é a utilização excessiva, antes ou durante a campanha eleitoral, de recursos materiais ou humanos que representem valor econômico, buscando beneficiar candidato, partido ou coligação, afetando assim a normalidade e a legitimidade das eleições.

Abuso 2

Também toma conhecimento de que o abuso do poder político ocorre nas situações em que o detentor do poder vale-se de sua posição para agir de modo a influenciar o eleitor, em detrimento da liberdade de voto. Caracteriza-se, dessa forma, como ato de autoridade exercido em detrimento do voto.

Verbetes

Glossário traz, entre seus verbetes, a definição de fidelidade partidária, abstenção, aliança partidária, base eleitoral, boca-de-urna, cabo eleitoral, candidato avulso, coeficiente eleitoral, fiscal, prévia, fundo partidário, fraude, elegibilidade, eleitor de cabresto, santinho, sobras e assim por diante. Vale conferir.

Parlamento Jovem

Uberaba será um dos polos regionais do Parlamento Jovem de Minas Gerais – novidade incluída na estrutura criada e coordenada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Em vez de duas etapas -  municipal e estadual, previstas no modelo original de interiorização, o projeto terá uma terceira etapa regional em 2014, em fase experimental, em seis cidades.

Expansão

Atualmente, há um limite de participação de 20 câmaras municipais por edição. Com a regionalização, esse limite poderá ser ampliado para 100 câmaras, segundo informações da Assembleia Legislativa. O Parlamento Jovem chegou à Câmara de Uberaba por iniciativa do vereador novato Franco Cartafina, 1º secretário da mesa diretora, e coordenador regional da juventude do PRB.

Avaliações

Ontem, os 63 alunos, representantes das 29 câmaras municipais – incluindo a de Uberaba, que aderiram ao projeto e que deverão atuar na edição do próximo ano, se reuniram na Assembleia, em Belo Horizonte, e fizeram uma avaliação das atividades de 2013, identificando problemas, pontos para aprimoramento e possíveis soluções para serem implementadas nas futuras edições.

Avatar

Lançamento da Expozebu Dinâmica – projeto que será implementado ao longo da Expozebu 2014, pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, teve um destaque político à parte. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, foi representado pelo companheiro de PMDB, o novo deputado estadual Tony Carlos.

O discurso

Em discurso para um grande número de pesos pesados do setor produtivo do agronegócio, investidores e autoridades, o jornalista, radialista e ex-vereador de Uberaba apresentou um balanço do Ministério da Agricultura: sobre o recorde na produção de grãos no país, sobre exportações, e assim por diante. Uma coisa é certa: Tony Carlos aprende rápido.

Torcida

Se 80% da previsão orçamentária – aprovada ontem na Câmara de Vereadores, se concretizar, o prefeito Paulo Piau (PMDB) terá, em 2014, a chance de grandes realizações. Afinal, o orçamento total é de R$ 1,3 bilhão, e a torcida é imensa para que este número se o mais real possível.

Jesus toma conta!

Enquanto isso, na rede social, continua a saga dos adversários que andam apostando no quanto pior, melhor. Felizmente são poucos, mas, ainda assim, conseguem fazer barulho com seu pessimismo e urucubacas. A vítima mais recente é a ciclovia, que será inaugurada domingo, às 9h, saindo da praça de esportes da avenida Santos Dumont.