Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 11/12/2013
Bastidores
Bastidores
Bastidores

OLHARES – Enerson Cleiton revela os trabalhadores preparando as vias públicas de Uberaba que vão receber a primeira etapa do projeto Ciclovida; enquanto Curitiba acerta os detalhes para sediar o III Fórum Mundial de Bicicleta

 

Largada
Prefeito Paulo Piau (PMDB) – entusiasmado com o projeto que conheceu pessoalmente, na avenida Paulista, em São Paulo, convida para a inauguração da ciclofaixa, a primeira etapa do projeto Ciclovida que tem tudo pra mudar a cara do trânsito de Uberaba, e, de quebra, mexer com a consciência dos motoristas. A largada será dada domingo, dia 15, às 9h, saindo da Praça de Esportes, na avenida Santos Dumont.

O exemplo
A ciclofaixa será um circuito fechado de 6 km, sinalizado e de uso exclusivo para lazer  nos domingos e feriados, das 7h às 17h. A proposta saiu da cabeça e do papel após o prefeito de Uberaba e seu chefe de Gabinte, Fernando Hueb, conhecerem o projeto que funciona em plena avenida Paulista, uma das mais movimentadas de São Paulo.

Equilíbrio
Vale ressaltar que este interesse pelas pedaladas tem ganhado força planeta afora, e provocado mobilizações importantes em cidades brasileiras. Exemplo disso é que Curitiba, PR, realiza de 13 a 16 de fevereiro de 2013, o III Fórum Mundial de Bicicleta, com o tema “Cidade em Equilíbrio”, presenças de ativistas do mundo todo, e  muitas palestras, oficinas, pedaladas, entre outras atividades. Objetivo, segundo os organizadores, “é repensar as cidades do ponto de vista da mobilidade sustentável, voltada para as pessoas”. É o que esperam com mais bicicletas sendo usadas como meio de transporte.

Tabela
As duas primeiras edições do evento aconteceram em 2011 e 2012 em Porto Alegre, RS, com o tema “Pedalar para transformar”... A proposta dos três fóruns mundiais é debater sobre o uso da bicicleta sob diversos aspectos: mobilidade urbana sustentável, integração comunitária, bem-estar pessoal e social. No II Fórum Mundial de Bicicleta foi produzida uma tabela técnica com as características físicas e infraestrutura mínima para a construção de ciclofaixas e ciclovias – modelo que está norteando o projeto de Uberaba.

Moda em movimento
Cada sexta-feira melhor que a outra, o programa Movimento – apresentado pela jornalista Evacira Gonçalves, vai ao ar dia 13, com um entrevistado pra lá de especial: o estilista Gegê. Entre os assuntos variados, estão a cultura da moda, os áureos tempos dos desfiles no Jockey Clube de Uberaba, sua convivência com outro grande estilista – o Markito, além do Plano Municipal de Políticas Culturais que vem por aí. Movimento é exibido às 15h30 no canal 61.a1 digital e TV Universitária, e reprisado às 21h, na própria sexta-feira, na TV Universitária.

Que sufoco!
Enquanto o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, e os servidores municipais de um modo geral, ainda sonham com um dindim extra agora, em 2013, a Câmara de Vereadores aprova um abono natalino no Orçamento do Município...para 2014.

Horário especial
Shopping Uberaba lança dia 15, domingo, seu horário especial de Natal. Neste dia as lojas do centro comercial estarão abertas das 10h às 22h. Já nos dias 20, 21 e 23, funcionam das 10h às 23h; no dia 22, das 10h às 22h; no dia 24, das  10h às 20h; dia 25, ficam fechadas. No dia 31, as lojas abrem das 10h às 20h e no dia 1º de janeiro, voltam a fechar as portas.

Casquinha política
Deputado estadual – pré-candidato a deputado federal em 2014, e ex-candidato a prefeito de Uberaba, Adelmo Leão (PT), não deu as caras no Aeroporto de Uberaba quando o governador Antonio Anastasia (PSDB) desembarcou na cidade para anunciar que o gasoduto “é nosso”. Mas, não vai ficar, de jeito nenhum, sem tirar sua casquinha!

Audiência
Adelmo anunciou ontem, em seu mural no Facebook, ter protocolado pedido de audiência pública junto à Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, justamente para discutir o gasoduto. 

Questões
No texto, Adelmo Leão apresenta uma série de questões: em que pé está o processo licitatório da obra do gasoduto? O projeto executivo está pronto? Se não está, como é possível calcular os custos? Qual é o preço do transporte do gás negociado com a Petrobras? Esse preço viabiliza a operação do gasoduto? O licenciamento ambiental para a execução da obra está concluído e aprovado? 

Divisões
Entretanto, o que movimenta o Facebook nas últimas horas é o campeonato vencido pelo Nacional Futebol Clube – o Naça. A dúvida: é 2ª ou 3ª divisão? Até os mais entendidos no riscado do futebol estão divididos, quanto à divisão.