Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 18/12/2013
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Guilherme de Oliveira Ferreira foi nomeado e tomou posse dia 11 de dezembro de 1930, permanecendo no cargo de prefeito até 26 de janeiro de 1935 (Foto/acervo: Arquivo Público de Uberaba)

Guarda Municipal
(Versão 1)

É claro que os tempos eram outros, a política e os políticos brasileiros eram outros, mas, num momento em que a Guarda Municipal de Uberaba – criada em 2001 pelo então prefeito Marcos Montes (PSD), faz campanha por melhoria salarial, vale lembrar que a cidade já teve uma outra GM, que durou exatamente um ano, quatro meses e 13 dias.

Da criação...
Conta Hildebrando Pontes em sua obra “História de Uberaba e a Civilização no Brasil Central”, que o prefeito nomeado Guilherme Ferreira baixou o decreto 58, em 5 de janeiro de 1931, criando a Guarda Municipal de Uberaba. A sintonia durou pouco. Dia 28 de dezembro do mesmo ano, Guilherme Ferreira baixou o decreto 243, afastando o chefe da GM, Alcides Lima. 

...à extinção
No mesmo dia, ele baixou outro decreto, 244, suspendendo o agora ex-chefe por 60 dias. E num terceiro decreto, 245, nomeou o substituto, o então subchefe Caetano Bassoto. Dia 18 de maio de 1932, foi baixado o decreto nº 315 – que simplesmente extinguiu a Guarda Municipal de Uberaba.

Novos tempos
Por sua vez, o prefeito eleito pelo voto popular, Paulo Piau (PMDB), não parece nem um pouco disposto a extinguir a GM/Versão 2. Continua conversando com a categoria, com a intermediação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, que está convocando assembleia-geral (edital no JORNAL DE UBERABA) para saber a opinião dos guardas sobre as últimas conversas com o prefeito.

Mão de ferro
A caneta de Guilherme Ferreira era pesada. Pra se ter uma ideia, ele não pensava duas vezes para baixar salários de servidores, inclusive de diretoras de escolas, engenheiros e contadores (decretos 177 e 178, de  1931). Exonerar então, era simples assim. 

Cada mesa
no seu tempo...

Enfim, confirmadíssima a notícia de que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais anulou a eleição das mesas diretoras da Câmara de Uberaba. Ofício do TJMG, lido ontem, em plenário, oficializa a decisão e reforça o que foi antecipado com exclusividade pelo JU: que os vereadores terão que realizar eleição dia 1º de janeiro de 2014, para definir os integrantes da próxima mesa. O presidente 2013, Elmar Goulart (SDD) marcou para as 16h.

Articulações...
Ficou evidente ainda, durante a sessão de ontem, que, mesmo sem o acórdão completo da decisão do TJMG, os vereadores andaram articulando aos montes nos bastidores. Chapa apresentada em plenário indica o atual presidente Elmar Goulart como candidato à reeleição; o atual 2º secretário Paulo César Soares (SDD) para vice-presidente; João Gilberto Ripposati (PSDB) para 1º secretário, e a novata Denise Max (PR) para o cargo de 2ª secretária...

... e desarticulações
Da chapa que tinha sido eleita dia 1º de janeiro de 2013 para assumir o comando da Câmara em 2014 – e que foi anulada pelo TJMG, ficaram de fora o atual vice-presidente, Samir Cecílio (SDD), que tinha sido escolhido para presidente; e Afrânio Lara (Pros), que havia sido eleito para 1º secretário.

Resgate
Pastoral Afro convida para o 1º repicar dos sinos de Uberaba em louvor ao Menino Jesus. “Precisamos resgatar o símbolo maior, que é o nascimento de Cristo” – explica a coordenação do evento. O “repicar” vai acontecer dia 22 de dezembro, domingo, das 16h às 17h30, no Santuário de Nossa Senhora da Abadia, com muita música e oração. Programação inclui apresentação do Coral Afro, de atores e músicos eruditos, de folias de reis e congadas, entre outras. 

Acordo
Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, anuncia que vai doar à Polícia Militar do Meio Ambiente, em Uberaba, barcos e equipamentos (motores de popa, GPS, rádios transceptores, câmeras fotográficas) destinados a auxiliar nas ações de fiscalização de invasões nas margens dos rios da região. A doação está sendo oficializada hoje, às 9h,  na sede da 5ª Companhia de Polícia Militar, e acontece por força de acordo firmado entre a Cemig e o Ministério Público Federal em Uberaba.

13º salário
Prefeito Paulo Piau confirma, em seu mural no Facebook, que o 13º salário integral dos servidores da Prefeitura de Uberaba será liberado amanhã, dia 19, quarta-feira. Serão nada mais, nada menos do que R$ 15 milhões colocados na economia da cidade, de uma só vez.