Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 19/12/2013
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Enquetes – tipo as realizadas há 65 anos no Salão Tupy/barbearia do bairro Abadia, ficam proibidas em 2014. A tradição iniciada pelo pai Osvaldo Alves Barbosa e abraçada pelos filhos dele, Imar (Biju) Alves Barbosa e Edson Edivaldo Alves Barbosa, tem um percentual mínimo de erros. As enquetes já foram alvo de reportagens no JORNAL DE UBERABA, em algumas eleições, inclusive em 2012 – conforme registrado pelas lentes de Enerson Cleiton

Solidariedade
Enfim, está oficializada e devidamente publicada pela Justiça Eleitoral a 1ª Comissão Executiva Municipal de Uberaba do recém-criado Solidariedade – SDD. Além de se tratar de uma nova legenda nacional, o partido se destaca, na esfera municipal, pela sua composição. A vigência, entretanto, é curta: vai até o final de janeiro de 2014.

Peso pesado
A executiva do SDD/Uberaba é composta por nada menos do que quatro vereadores: Luiz Dutra (saído do PDT) – na presidência; Elmar Humberto Goulart (saído do PSL) – na 2ª vice-presidência; Paulo César Soares (saído do PSL) – na secretaria; e Samir Cecílio Filho (saído do PR) – na tesouraria. O 1º vice-presidente é Luiz Henrique Borges Fernandes (saído do PDT).

Bancadas 1
Vale lembrar que o SDD é, agora, a maior bancada da Câmara de Uberaba, com os quatro vereadores. Em segundo lugar, está outro novato, o Partido Republicano da Ordem Social – Pros, com Afrânio Lara Resende (saído do PP) e Cléber Humberto Ramos (saído do PMDB), e presidente da 1ª executiva municipal da legenda.

Bancadas 2
O PR empata no segundo lugar, com Samuel Pereira (líder do prefeito na Câmara) e a vereadora novata Denise Max. Kaká Carneiro – que perdeu companheiros de partido para o SDD, agora é bancada única do PSL. Também formam bancadas de um só: Edmilson de Paula (PRTB); Ismar Vicente (PSB); João Gilberto Ripposati (PSDB); Marcelo Borges (DEM).

Vapt-vupt
Os partidos e pré-candidatos não são os únicos apressadinhos em relação às eleições de 2014. Plenário do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, acaba de aprovar seis resoluções, duas delas consideradas grandes inovações: a permissão do voto em trânsito para presidente da República não só nas capitais, mas também nos municípios com mais de 200 mil eleitores, e o voto facultativo para os presos provisórios, diferentemente das eleições de 2010, quando foi obrigatório. 

Xô, enquetes!
A realização de enquetes e sondagens relativas às eleições de 2014 estão proibidas a partir de 1º de janeiro, conforme a resolução sobre o registro e a divulgação de pesquisas eleitorais para as próximas eleições gerais. Nas eleições municipais de 2012, as enquetes e sondagens podiam ser realizadas, independentemente de registro na Justiça Eleitoral, mas a sua divulgação estava condicionada à informação de que se tratava de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra.

Só no registro!
A partir de 1º de janeiro, as entidades e empresas que realizarem, para conhecimento público, pesquisa de opinião pública relativa às eleições 2014 ou seus candidatos devem registrá-la na Justiça Eleitoral, com antecedência de pelo menos cinco dias da sua divulgação. O Ministério Público Eleitoral, os candidatos e os partidos políticos ou coligações são partes legítimas para impugnar o registro e/ou a divulgação de pesquisas eleitorais perante o juiz eleitoral competente.

PT saudações!
Recém-eleito e recém-empossado na presidência do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores – PT, o servidor municipal e ativista de causas populares Josimar Rocha ainda não sabe quem será seu vice. Acontece que dois nomes estão na disputa: Luiz Fernando Bartonelli (líder da chapa PT para Avançar), e Sandro Sene (Militância no Poder do PT), que ficaram em 3º e 4º lugares na disputa e apoiaram Josimar no 2º turno.

Articulações
Já a chapa liderada por Sebastião Severino – que ficou em 2º lugar e foi para o 2º turno com Josimar, vai ficar com duas importantes cadeiras da executiva do diretório municipal. Secretaria-geral e Secretaria de Formação serão preenchidas pelos adversários que tiveram mais votos no Processo de Eleições Diretas – PED, do PT/Uberaba. Os estatutos do partido preveem a distribuição das vagas levando em conta as votações obtidas pelas chapas concorrentes.

As cotas
E não é só isso. O PT/Uberaba também se movimenta para preencher as famosas cotas, entre elas, aquelas reservadas para mulheres e negros. “Ainda vai demorar pra você ver a publicação oficial no site do TSE” – brincou Josimar com a colunista, admitindo que a movimentação deve durar um bom tempo.

Vox populi
Esta história de a TV Câmara/Canal 5 sair do ar no meio da sessão plenária é dose de aguentar! Está lá o telespectador acompanhando a reunião, e justamente quando fica quente e fervente, eis que acaba o tempo previsto no contrato com a TV Universitária. Venhamos e convenhamos: ou se extingue de vez o tal contrato, ou então, que se elabore um contrato que respeite o público.