Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 21/12/2013
Bastidores
Bastidores
Bastidores

BADALADO - Nelson Mandela foi a “expressão” mais pesquisada no Google ao longo de 2013 – inclusive antes de sua morte, segundo pesquisa recém-divulgada pela própria empresa virtual – a maior fonte de pesquisas do planeta. Confira algumas das milhares de fotos dele que circulam pela internet

 

Justiça seja feita
Líder mundial na luta pela igualdade racial, Nelson Mandela vai emprestar seu nome para um logradouro de Uberaba. A Câmara de Vereadores aprovou e o prefeito Paulo Piau (PMDB) sancionou a lei 11.823/2013, que indica o nome de Mandela para denominar uma via pública (praça, rua ou avenida), a ser definida oportunamente. 

Rebelde
Nascido em julho de 1918, na pequena aldeia de Mvezo, África do Sul, Mandela morreu dia 5 de dezembro de 2013, após uma vida marcada por lutas e conquistas em defesa da igualdade. Advogado, líder rebelde (ficou vários anos preso pelo governo de minoria branca), ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993, ele foi o primeiro presidente negro da África do Sul (1994/1999).

Última hora
Na despedida da 5ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público – para assumir cargo no Grupo Especial de Proteção ao Patrimônio Público do Ministério Público Estadual, em Belo Horizonte, José Carlos Fernandes Junior ainda lembrou dos servidores apostilados da Prefeitura de Uberaba. 

Suspensão
O promotor manifestou-se na ação civil pública em que ele próprio questiona a legalidade dos “apostilamentos”, reforçando integralmente todos os argumentos iniciais. E ainda requereu à juíza da 3ª vara cível, Régia Ferreira, que mantenha a suspensão do pagamento dos benefícios. Há anos estes servidores lutam pela manutenção dos “apostilamentos” e já conquistaram algumas decisões favoráveis em instâncias superiores.

Ciclofaixa
(Novo horário)

Amanhã tem a 2ª edição da ciclofaixa – inaugurada pessoalmente pelo prefeito Paulo Piau domingo passado. Criada para funcionar aos domingos e feriados, a ciclofaixa tem novo horário. Não será mais, como previsto, das 7h às 17h30, mas sim, das 8h às 13h. Percebeu-se que após as 13h a demanda ficou bastante reduzida, facilitando, inclusive, a ação de vândalos, que aproveitaram o pequeno movimento para furtar alguns cones.

Que sufoco!
E o presidente do Supremo Tribunal Federal – STF, ministro Joaquim Barbosa, precisava mesmo de uma pendenga de Uberaba pra encerrar o ano com chave de ouro. Caiu nas suas mãos o recurso dos vereadores insatisfeitos com a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em anular a eleição coletiva para a mesa diretora da Câmara Municipal. Não deu outra. O ministro não quis saber desta história de recurso, e manteve a decisão do TJMG, que mandou a Câmara realizar nova eleição dia 1º de janeiro para escolher os quatro vereadores que vão integrar a mesa diretora de 2014. 

(??????????)
Pois é...E nem bem circulava a notícia de que o Supremo manteve a decisão do TJMG, eis que as movimentações em torno da mesa diretora 2014 se intensificaram nos bastidores. Transita daqui, transita dali, telefona pra lá, telefona pra cá, e a sexta-feira amanheceu pegando fogo. Tinha gente garantindo que as “conversas” foram às “alturas”. Gente! Celular hoje, grava conversas, grava imagens, grava até sombra!

Contramão...
Imensa reportagem assinada por Adriana Küchler e publicada esta semana pelo caderno especial Serafina do jornal Folha de S.Paulo, chega a ser chocante para quem acompanhou de perto a vida e obra do médium Chico Xavier. 

...da história
...”A grande promessa de atração do roteiro espírita é o Memorial Chico Xavier. Em construção e com inauguração desejada para fevereiro, tem investimento de R$ 6,8 milhões - sendo 10% da prefeitura de Uberaba, e o restante do Ministério do Turismo” – diz a reportagem. Que é aberta por um título sugestivo: “Terra de Chico Xavier terá museu, hotel temático e cartão de crédito do médium”. Resta saber se o homem que defendia os pobres e a humildade iria concordar com isso.