Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 22/12/2013
Bastidores
Bastidores
Bastidores

XÔ, ESTRESSE! – No primeiro plano, a foto de Sebastião Santos mostrando a inauguração da ciclofaixa de Uberaba, domingo passado, e no segundo plano, os ciclistas curtindo a ciclofaixa da avenida Paulista – em foto do site R7

Ciclofaixas

Hoje, tem ciclofaixa das 8h às 13h em Uberaba. É só pegar a família, não esquecer a bicicleta, e partir pra pedalar nos locais marcados para isso. Projeto é baseado na ciclofaixa de São Paulo, que também funciona aos domingos e feriados. Com percurso de 21,2 quilômetros de extensão, a ciclofaixa da cidade de São Paulo está funcionando extraordinariamente, à noite, neste período de Natal, com a instalação de cones luminosos nos principais cruzamentos.

Na capa
Notícia de primeira página, na edição de ontem do maior jornal do país - a Folha de S.Paulo: “Ciclofaixa de Natal funciona de hoje (sábado) até domingo na região da Paulista e do Ibirapuera”. Objetivo – segundo a reportagem, é permitir ao paulistano ver a decoração natalina de bicicleta e sem precisar enfrentar o trânsito. “A ideia é deixar o carro em casa e conferir as atrações pedalando” – diz a matéria.

Olho no Porta-Voz
Convocação dos aprovados no concurso público realizado este ano pela Prefeitura de Uberaba está acontecendo a todo vapor. 

DNA
Resolução citada na semana passada por esta coluna foi aprovada pelo plenário da Câmara. De autoria do presidente 2013 – e candidato à reeleição para 2014, Elmar Goulart (SDD), o documento altera o Regimento Interno da Casa, de forma a acabar com as briguinhas de paternidade de requerimentos.

Água limpa
A partir de agora, “considera-se autor da proposição, para efeitos regimentais, todos os signatários, observada a ordem de protocolo eletrônico”. E mais: “ficam prejudicadas as matérias protocoladas após a primeira”. Resumo da ópera: não vale copiar requerimento do colega, protocolar depois, e exigir confirmação de DNA. 

Incógnita
Promotor João Davina substitui José Carlos Fernandes no comando da 5ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Uberaba. Até então, Davina atua na área criminal. 

Chororô
Aliás, considerado mão de ferro em suas manifestações, José Carlos Fernandes provocou lágrimas em uns e outros, com seu artigo de despedida – “Obrigado Uberaba, até breve”. Falou da chegada à cidade, ao lado da esposa Sandra e do filho ainda bebê, João Vitor; do nascimento da filha Luísa; da criação deles; e afirmou que os últimos 15 anos de oito meses “foram maravilhosos”.

Companhia
Em outro trecho do artigo, José Carlos Fernandes disse que, “além da acolhida majestosa” dispensada à sua família, ele teve a oportunidade “de contar nos meus afazeres profissionais com o apoio de uma sociedade que nunca permitiu que me sentisse sozinho nos embates jurídicos que travei”.
 
Comunicação
O promotor de Justiça – que assume cargo no Grupo Especial de Proteção ao Patrimônio Público do Ministério Público Estadual, em Belo Horizonte, deixou um recado carinhoso para o pessoal do Ministério Público, do Poder Judiciário, das polícias Civil, Militar e Federal, da Maçonaria, da Defensoria Pública, da 14ª Subseção da OAB, e da imprensa – neste último caso, afirmando que conviveu “com profissionais sempre prontos a disponibilizar-me um canal de comunicação com a população, de forma a dar o máximo de transparência possível ao meu trabalho”. 

Poesia 1
Para os trechos finais do artigo, ficaram as declarações mais emotivas: “Enfim, na sociedade uberabense senti o aconchego do colo de uma mãe. Não é à toa que me apaixonei por Uberaba. Hoje me despeço das funções de promotor de Justiça de Uberaba, não de forma definitiva, já que pretendo voltar em breve”. 

Poesia 2
E concluiu José Carlos Fernandes: “Tenho consciência de que deveria ter feito mais, muito mais, mas, assim como qualquer ser humano, também possuo minhas fraquezas e limitações. Por isso, neste dia, peço a cada uberabense que tenha em seu coração uma certeza: a de que levo comigo a convicção de que, apesar do destino não ter permitido que Uberaba fosse minha primeira comarca, ela representa na minha vida muito mais do que isso, Uberaba é uma comarca de primeira, em razão do povo maravilhoso que possui”.

Jesus toma conta!
Pela reação dos servidores municipais sobre a negativa do abono natalino, bem que o prefeito Paulo Piau (PMDB) podia passar num terreiro e tomar um descarrego. A situação não anda nada boa pra ele, lá pelos lados das redes sociais.

Carapuça
Tem gente que não aprende a ser humilde nem com as rasteiras que leva da vida. E haja arrogância!