Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 27/12/2013
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Trovoadas
Calma, gente! É só o mandato participativo do deputado estadual – pré-candidato a federal em 2014, Adelmo Leão (PT), informando as condições do clima em Minas Gerais. Diz o texto: “De acordo com o último boletim meteorológico divulgado nesta quinta-feira (26) pelo Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, as chuvas devem continuar, de moderadas a fortes, em Minas Gerais e no Espírito Santo, Estados já castigados com os últimos temporais ocorridos no mês de dezembro”.

Aliado...
Presidente recém-eleito e recém-empossado do PT/Uberaba, Josimar Rocha, diz a que veio. Cobrou, sim, do prefeito Paulo Piau (PMDB), maior participação no governo – conforme dito aqui, na edição de 25 de dezembro, mas também não se fez de sonso quando viu uma crítica contra o prefeito na rede social (como fazem alguns por aí). 

...não tem
meio-termo

Nem bem um eleitor petista botou lá, na rede, a crítica sobre uma determinada rua, e Josimar saiu a campo para defender. Disse que já existe um compromisso de se resolver a situação. Pois é...Tem gente no governo precisando seguir o exemplo do novo presidente do PT.

No aguardo
Candidatíssimo a deputado estadual no ano que vem, o vice-prefeito e radialista Almir Silva (PTdoB) compartilhou na rede social um cartão com o seguinte teor: “O ano do milagre de Deus em minha vida. 2014!” 

Véspera
E a partir de 1º de janeiro, quarta-feira, todo cuidado será pouco em relação ao calendário das eleições que acontecem dia 5 de outubro, das 7h às 17h. Serão eleitos presidente da República (pela primeira vez com voto em trânsito nas cidades com mais de 200 mil eleitores – tipo Uberaba); governador; senador; deputado federal e deputado estadual.

Vox populi
A partir de 1º de janeiro, as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos possíveis candidatos, para conhecimento público, ficam obrigadas a registrar os levantamentos. E pela primeira vez ficam proibidas as chamadas enquetes sobre as eleições. 

Sem improvisos
Também fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior. 

Sem disfarces
E ficam proibidos ainda, a partir de 1º de janeiro, os programas sociais executados por entidade nominalmente vinculada a candidato ou por esse mantida, ainda que autorizados em lei ou em execução orçamentária no exercício anterior.

Extraordinária
Reunião extraordinária convocada pelo prefeito Paulo Piau e marcada para hoje, às 13h, tem nada menos do que dez projetos do próprio Executivo para deliberação dos vereadores em plenário. A maioria diz respeito a alterações/acréscimos de termos técnicos do orçamento e a doações de áreas. Dois são diretamente ligados ao transporte coletivo.

Pelas bordas
Alguns seguidores costumam abrir páginas para seus apoiados na rede social... Entretanto, por estar criado desde 12 de setembro, e, portanto, há quase quatro meses, e até constar uma mensagem de Feliz Natal com a mulher, Ângela Mairink, é de se supor que o perfil do ex-prefeito Anderson Adauto (PRB) no Facebook – mostrado no final desta coluna, seja verdadeiramente bancado por ele.

Rejeição
Por sinal, AA encontrou vantagem em pesquisa recém-divulgada na cidade, em que ele é o 2º colocado na disputa pelo cargo de deputado federal em 2014 – com cerca de 16%. Em 1º lugar, está o deputado Marcos Montes (PSD), que tem 31%, algo em torno de cinco pontos a mais do que a pesquisa anterior. Mas, o que chamou a atenção de Anderson – segundo comentário dele no perfil do Facebook, é que seu índice de rejeição caiu de 36% em outubro para 25% em dezembro.