Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 28/12/2013
Bastidores
Bastidores
Bastidores

PÉSSIMA NOTÍCIA - Inaugurada em 2002 e já considerada uma das principais obras de arte do Rio de Janeiro, a estátua de Carlos Drummond de Andrade amanheceu toda pichada em pleno Natal. O casal de pichadores foi flagrado por câmeras de segurança (YouTube). Abaixo, uma visão do rosto pichado (G1/Globo)

Revés
Até parece urucubaca... Poucas horas após esta coluna (25/12) ter destacado que Uberaba está fazendo bonito no noticiário nacional por causa de anúncios de investimentos, eis que acontece um revés. 

Na ordem do dia
Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Rio de Janeiro identificou os autores das pichações que ganharam as manchetes brasileiras: das estátuas de Carlos Drummond de Andrade, Zózimo Barroso do Amaral e do monumento de Estácio de Sá, localizadas respectivamente em Copacabana, Leblon e Flamengo. 

Os autores
O casal foi identificado como Pablo Lucas Faria, um empresário de Uberaba, e a namorada dele, conhecida como Mel. Obviamente, a informação está circulando Brasil afora. Eles vão responder por crime contra o patrimônio público.

Explosão
A notícia caiu feito bomba ontem, em Uberaba, inclusive em plena sessão extraordinária da Câmara Municipal, através do vereador Kaká Carneiro (PSL) – que alertado da informação que já circulava na internet, tratou de comunicar aos colegas.

Vergonha
Após uma série de pronunciamentos críticos, o presidente 2013, Elmar Goulart (SDD), propôs que o Legislativo de Uberaba encaminhe um ofício ao Legislativo Municipal do Rio de Janeiro, lamentando e repudiando a pichação. Todos os vereadores assinaram o documento.

Detalhes
O mineiro de Itabira, Carlos Drummond de Andrade, foi um poeta, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX.

Pior a emenda...
Líder do prefeito Paulo Piau (PMDB) na Câmara, vereador Samuel Pereira (PR), pediu sobrestamento, ontem, de um projeto do Executivo, a pedido de colegas que tinham dúvida sobre a matéria – e pior: que não conseguiram sanar as dúvidas através da pessoa enviada pelo governo para “explicar” o assunto.

...do que o soneto
A pessoa indicada simplesmente não conseguiu dar respostas simples ao projeto, o que confundiu ainda mais os vereadores – e pelo jeito, até o líder, que foi obrigado a acatar a solicitação e retirar o projeto de pauta. Constrangimento generalizado...

Abre alas
E mudando de assunto, vale lembrar que hoje e amanhã tem carnaval temporão em Uberaba. Fundação Cultural realiza dois dias de marchinhas no Mercado Municipal, dentro da programação de final de ano. O objetivo é repetir o sucesso conseguido com o carnaval de marchinhas do início do ano. Evento acontece das 16h às 20h. A festa terá seu “grand finale” com o réveillon de 31 de dezembro para 1º de janeiro, no Parque das Acácias/Piscinão.

De volta
Cumprida a função de articulador e vigilante dos recursos previstos no Orçamento da União para Minas Gerais, Narcio Rodrigues retorna ao cargo de secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Deputado federal licenciado (com domicílio eleitoral em Frutal), Narcio reassumiu a cadeira na Câmara durante alguns meses, até que se concluísse a votação do Orçamento da União para 2014.