Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 21/03/2013
Bastidores
Bastidores
Folha da discórdia

Consta que terminou sem concorrente, e, portanto, fracassada, a licitação reaberta pelo governo municipal com o objetivo de contratar instituição financeira para gerenciar a folha de pagamento dos servidores da Prefeitura de Uberaba. A primeira licitação foi aberta no governo passado, quando apenas o Santander se habilitou. A Caixa Econômica Federal - atual responsável pela folha, ingressou na Justiça e o processo foi suspenso. Diante disso, o atual governo anulou a licitação anterior e abriu outra.

Tal e qual
E assim, entre mortos e feridos, o resultado sem resultado da nova licitação acaba beneficiando a Caixa Econômica Federal. A instituição vai continuar faturando para administrar a folha - ainda que seja através de aditivos e/ou por força judicial. Afinal, quem não tem cão...

Sede zebuína
Mais uma vez, a poderosa Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados vai se transferir para Uberaba durante a realização da Expozebu. Ontem, a Câmara aprovou requerimento da comissão, permitindo que ela cumpra agenda durante a 79ª versão da feira, que acontece de 3 a 10 de maio. A informação é do ex-prefeito, deputado e vice-líder do PSD na Câmara, Marcos Montes, que integra a comissão. Detalhe: Expozebu 2013 terá como tema "Zebu de Ponta a Ponta".

A origem
Vale lembrar que a presença da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural durante a feira de Uberaba foi ideia lançada por MM quando ele presidiu a comissão. Os deputados experimentaram, gostaram e, a cada ano, aumenta o número dos que batem ponto na Expozebu.

Palanque 2013/2014
E não bastasse a movimentação da bancada ruralista da Câmara, o palanque de 2013 terá, com certeza, os tons de 2014. A sopa de letrinhas deverá passar pelo PSDB do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e do senador Aécio Neves, pelo PMDB do prefeito Paulo Piau, do vice-presidente da República, Michel Temer, e agora, também, do novo ministro da Agricultura, o mineiro Toninho Andrade, pelo PT da presidente Dilma Rousseff, e pelas respectivas adjacências...

Repercussão
Com o plenário cheio de delegados de Polícia - poucas horas depois de receber vários promotores de Justiça, a Câmara de Uberaba promoveu, ontem, uma sessão baseada em justificativas. Em pauta, a Proposta de Emenda à Constituição nº 37, que não está tramitando no Legislativo de Uberaba, mas, sim, no Congresso Nacional, porém, tem provocado raios e trovoadas na terra do zebu. 

Muito pelo contrário
Na reunião acompanhada por representantes do Ministério Público, 12 vereadores aprovaram moção de repúdio contra a PEC 37, que, resumindo, impede que os promotores continuem participando de apurações de crimes, e torna a função uma atividade exclusiva das polícias Civil e Federal. Na reunião seguinte - acompanhada pelos representantes da Polícia Civil, os vereadores justificaram que a moção a favor do MP não significa que estejam contra a PC.

Em análise
Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba se reuniu, ontem, para analisar a queixa feita, à coluna Bastidores, pelo engenheiro, perito, escritor e membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, João Eurípedes Sabino, sobre o que chamou de "descaracterização" do imóvel que abriga a Santa Casa de Misericórdia - hoje, parte do complemento do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 

Alerta
De acordo com João Eurípedes Sabino, as rampas laterais, que são pavimentadas com pedras, estão sendo fechadas por muretas de alvenaria que deverão circundar toda a frente. Sua preocupação é baseada no fato de o imóvel em questão estar na lista dos bens tombados pelo município. 

Fora...
E depois de uma boa encrenca, a direção da Assembleia Legislativa de Minas Gerais faz voo rasante em Uberaba com o objetivo de prestar contas e de colher subsídios para os próximos dois anos de gestão. A cidade foi incluída na lista do presidente da Casa, deputado estadual Dinis Pinheiro (PSDB), após o JORNAL DE UBERABA (JU) antecipar, com exclusividade, que os uberabenses tinham ficado de fora. A visita se resumiria a Uberlândia como representante do Triângulo Mineiro.

...dentro
Matéria do JU repercutiu nos gabinetes dos deputados estaduais Antônio Lerin (PSB) e Adelmo Leão (PT) - este último, 3º vice-presidente da mesa comandada por Dinis Pinheiro. Corre daqui e corre dali, o jeito foi a Assembleia visitar 18 cidades-pólo, e não apenas 17 como estava previsto originalmente. Encontro acontece amanhã (22), a partir das 15h30, na Câmara Municipal.



MALDADINHA – Tricampeão da Taça Minas Gerais em 1980, 2009 e 2010, o Uberaba Sport Club está “desavermelhando” – diz um torcedor, triste, triste com as recentes derrotas para o “verdão” Uberlândia. A gente não quer colocar mais lenha na fogueira, mas até a bandeirinha da linha de fundo do Uberabão anda “esverdeando” – conforme flagrante do esperto Enerson Cleiton.