Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 31/12/2013
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Eustáquio Reis: jeitinho de radical desde os cinco anos de idade

 

Fervura à vista
Maioria dos partidos políticos com comandos em Uberaba – seja comissão provisória ou diretório, tem prazo de vigência vencendo no primeiro semestre de 2014, e, portanto, antes da conclusão do processo eleitoral, cuja votação acontece dia 5 de outubro, das 8h às 17h. Vale lembrar que as convenções para escolha de candidatos começam dia 10 de junho e terminam dia 30. Vem aí, pois, um Deus nos acuda! – com os partidos procurando ajeitar seus comandos. Sem esquecer as rasteiras...

Exceções...
Algumas legendas, porém, não devem enfrentar crise de comando. Um dos exemplos é o Partido Socialismo e Liberdade – o radical Psol, presidido por José Eustáquio dos Reis. Comissão provisória encerra mandato dia 17 de abril, mas, dificilmente, Eustáquio será passado pra trás. Tem ligações próximas com os comandos estadual e nacional.

O discurso
A quentura no Psol é o discurso que o presidente e candidato a deputado – ou a estadual ou a federal, já tem na ponta da língua. “Vamos convocar o povo indignado pra ajudar a fazer uma revolução ética naquele imoral e vergonhoso balcão de negócios em que transformaram o Congresso Nacional” – resume Eustáquio Reis.

A última
que morre...

E os revoltosos do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – o PMDB do prefeito Paulo Piau, agora têm esperança de que a comissão executiva provisória convoque convenção em janeiro para eleger o diretório. Esperavam que fosse em novembro, depois em dezembro, e já que nada aconteceu, o jeito é apostar em janeiro. Acontece que a executiva presidida por Eduardo Palmério tem validade até dia 2 de fevereiro.

Detalhe...
Quanto mais o tempo passa, mais difícil vai ficando para os revoltosos fecharem um acordão que possa bater de frente com o grupo que manda atualmente. E se demorar muito mais, ainda existe o risco de, em vez de um diretório eleito, a comissão executiva provisória ser reconduzida por mais uma indicação.

E na rede social...
Dica para os frequentadores do Facebook, que marcam os nomes dos conhecidos para que seus comentários, fotos e propagandas caiam direto nos murais do maior número possível de pessoas: PAREM COM ISSO! Quem usa esse artifício só dá trabalho para o dono do mural deletar a marcação e ainda por cima fica com fama de chato. Só marque e ou compartilhe seus interesses com quem for realmente seu amigo, muito amigo mesmo, e, se possível, com pedido de permissão antecipado!

O balanço...
E tem a turma dos eternos insatisfeitos... Câmara dos Deputados divulgou no site oficial um balanço de 2013, revelando que foram aprovados 232 projetos de lei; nove propostas de emenda à Constituição; 31 medidas provisórias; 26 projetos de decreto legislativo; 30 projetos de resolução e cinco projetos de lei complementar.

...e os insatisfeitos
Os internautas reagiram ao balanço: “Só isso o ano inteiro?!” – perguntou uma. “Foi pouco. Vocês poderiam trabalhar mais!” – disse outro. “Esse punhado de deputados, com mais um punhado de assessores, e apresentam um balanço tão chué quanto este!” – afirmou outro internauta. 

Agrados
Mas, tem quem gostou do balanço de 2013... Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, informa que nove projetos da entidade poderão ser viabilizados com recursos federais em 2014. São emendas apresentadas por 23 deputados federais ao Orçamento da União, e abrangem as seguintes áreas: educacional, promocional, tecnológica e de melhoramento genético - Zebu na Escola, ExpoZebu 2014, Agrocurso, Melhoramento Genético, Dias de Campo, Treinamento Técnico, Modernização Tecnológica, ExpoGenética 2014.

Os deputados 1
Apresentaram emendas em benefício da ABCZ, os seguintes deputados federais: Marcos Montes (PSD/MG); Eduardo Sciarra (PSD/PR); Walter Iihoshi (PSD/SP); Paulo Magalhães (PSD/BA); Moreira Mendes (PSD/RO); Abelardo Lupion (DEM/PR); Lira Maia (DEM/PA); Vitor Penido (DEM/MG); Rodrigo Maia (DEM/RJ); Ronaldo Caiado (DEM/GO); Giovanne Queiroz (PDT/PA); Oziel Oliveira (PDT/BA)... 

Os deputados 2
E ainda: Jaqueline Roriz (PMN/DF); Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE); Domingos Sávio (PSDB/MG); Reinaldo Azambuja (PSDB/MS); Sandro Mabel (PMDB/GO); Leandro Vilela (PMDB/GO); Aelton Freitas (PR/MG); Fernando Giacobo (PR/PR); Bernardo Santana (PR/MG); Geraldo Simões (PT/BA); Luiz Fernando Faria (PP/MG).