Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 01/01/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

UM ANO DEPOIS!

Eis aí, janeiro
de 2014...

Mas, que tal lembrar alguns fatos de janeiro de 2013?! Teve posse dos eleitos – o que está sendo amplamente lembrado nas retrospectivas de praxe de final de ano. Mês complicado para o recém-empossado Paulo Piau (PMDB), que acabara de sair de uma guerra de guerrilha partidária e eleitoral e, em vez de relaxar, se deparou com uma prefeitura devendo merenda escolar, coleta de lixo, telefone, energia elétrica, previdência, plano de saúde... Muitas batalhas depois, ele fecha 2013 comemorando recorde no crescimento do Valor Adicionado Fiscal – o VAF, que vai provocar crescimento no maior tributo arrecadado pela prefeitura: o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – o ICMS.

Luto
Morre vítima de câncer, aos 69 anos, o precursor do sindicalismo em Uberaba. Décio Lemos fundou e presidiu o então poderoso Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Adubos e Corretivos Agrícolas - Stiacau, que representava os trabalhadores da também poderosa Fertilizantes Fosfatados S/A - Fosfertil. Hoje, é o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região - Stiquifar.

Vizinhança
Quem diria! Uberaba e Uberlândia viram aliadas. Tradicionais adversárias por motivos óbvios - Uberlândia (ex-Uberabinha) foi distrito de Uberaba, as duas maiores cidades do Triângulo/Alto Paranaíba se tornaram mais unidas do que se possa imaginar. Ex-companheiros de Câmara dos Deputados, os prefeitos Gilmar Machado (PT/Uberlândia) e Paulo Piau nem bem tomaram posse e foram logo mudando a história da vizinhança. Em pauta, o fortalecimento do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, e, em especial, a criação da Região Metropolitana.

Território
O presidente do PSD/Uberaba, deputado federal majoritário de Uberaba, Marcos Montes, olhou de um lado, olhou de outro, e decidiu que não podia perder território. Tratou de oferecer um jantar em sua residência, na Vila Olímpica, e convidou os 14 vereadores eleitos e reeleitos para a legislatura 2013/2016. De convidado especial, participou o deputado estadual e ex-candidato a prefeito Antônio Lerin, de quem MM foi coordenador na campanha de 2012. Nove deles compareceram, e posaram para fotos ao lado de MM.

Saúde na UTI
A saúde pública municipal provoca um susto atrás do outro. Além do Hospital Regional, que tinha sido inaugurado sem estar pronto, o novo governo se depara com 600 processos instaurados por negativa de fornecimento de remédios à população. E ainda: com estoques de remédio vazios; falta de médicos na rede, e assim por diante. 

Trajetória
O PT - aliado do 2º turno e dono da caneta das verbas federais, ganha mais um cargo no governo. Josimar Rocha assumiu a Assessoria de Orçamento Participativo, da Secretaria Municipal de Planejamento. Cargo tem status de direção de departamento. Sua liderança surgiu da invasão e regularização do bairro Estrela da Vitória. Josimar acaba de vencer a disputa para presidente do PT/Uberaba.

Mesas coletivas
E não dá pra não lembrar que, no embalo da vitória, os vereadores 2013/2016 elegeram, numa só tacada, as quatro mesas diretoras da Câmara. Só uma vingou: a presidida por Elmar Goulart. As outras três (2014, 2015 e 2016) levaram bomba da Justiça, recentemente. Neste 1º de janeiro de 2014, a Câmara elege a mesa de 2014, e assim será sucessivamente. 

Recomendações
Em correspondência enviada ao prefeito Paulo Piau – e a outros 27 administradores de municípios localizados em sua área de atribuição, o Ministério Público Federal/Procuradoria da República de Uberaba fez uma série de recomendações. O principal destaque foi o nepotismo. Recomendação foi de que os prefeitos não nomeassem parentes.

Justiça seja feita
Ao dar uma olhadinha no orçamento estadual para 2013, o deputado Adelmo Leão (PT) levou um tremendo baque. Não estava lá, escrito com todas as letras, a previsão orçamentária para a expansão de oferta de gás natural no Triângulo Mineiro. Resumindo: não tinha nada escrito sobre o gasoduto de Uberaba.  O ex-candidato a prefeito, que saiu das urnas no 1º turno, em terceiro lugar, apresentou duas emendas, fazendo com que a previsão ficasse duplamente garantida. Assembleia aprovou, governador sancionou, e eis aí, o gasoduto garantido.

Roda de fogo
Espaço criado e coordenado pelo empresário e cidadão de qualidade Tião Silva bateu recorde de público, com a presença do prefeito Paulo Piau e do secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes. E de quebra, Tião Silva conquistou apoio do governo recém-empossado para o Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande – Cigra, entidade criada por ele, mas por muito tempo, vítima de preconceitos.

FELIZ 2014!