Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 03/01/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

MUITO LONGE - Localização do Centro Park não agrada ao prefeito Paulo Piau, que praefere promover o carnaval popular em área mais central de Uberaba

Longe demais...
A exemplo do que aconteceu em 2013, não haverá carnaval no Centro Park – Centro de Eventos da Fundação Cultural de Uberaba localizado na Univerdecidade. Palavra do prefeito Paulo Piau (PMDB), que ainda não tem o local definitivo para o carnaval de rua do seu segundo ano de governo, uma vez que está previsto o retorno do desfile das escolas de samba. Em 2013, a folia de rua ficou restrita ao carnaval das marchinhas, com realização oficial no Mercadão.

Inconformados...
Ausência do vereador Samir Cecílio (SDD) da posse da mesa diretora 2014 da Câmara de Uberaba desagradou a alguns admiradores dele. Dois pelo menos mandaram recados pra Bastidores, lamentando que Samir não tivesse dado a volta por cima numa decisão judicial. 

...com o inconformismo
Samir era o presidente eleito para 2014, mas o Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG, anulou a votação coletiva (realizada no início de 2013 para todos os mandatos de uma vez) e determinou que os vereadores elegessem cada mesa a seu tempo – ou seja, para o respectivo ano de gestão.

Partidários
O certo é que, na sessão extraordinária de 1º de janeiro de 2014, quando a nova mesa foi eleita e empossada, a única ausência entre os vereadores foi Samir Cecílio, que, diga-se de passagem, é o tesoureiro do SDD - que abriga as filiações do presidente reeleito Elmar Goulart e do vice-presidente Paulo César Soares.

Embolados
E já que dia 5 de outubro tem eleição, vale lembrar quais são os nomes ventilados por aí – inclusive nas pesquisas eleitorais. Aliás, os principais candidatos a cadeiras na Assembleia Legislativa de Minas Gerais estão literalmente embolados na cabeça do eleitorado de Uberaba. 

Quarteto
(Versão 1)
Dois deles já são deputados estaduais – o ex-vereador Tony Carlos (PMDB) e o ex-candidato a prefeito, Antônio Lerin (PSB). O atual vice-prefeito Almir Silva (PTdoB) e o ex-candidato a prefeito e atual presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande – Cohagra, Wagner Júnior (PR), estão na cola dos dois.

Quarteto
(Versão 2)
Mais atrás, outros quatro se esforçam para ganhar espaço: o líder do prefeito na Câmara, vereador Samuel Pereira (PR); a servidora municipal, ex-candidata a vice-prefeita, Luciene Fachinnelli (PSL); a irmã de Wagner Júnior – Waísa Nascimento (PRP), e o ex-delegado de Uberaba, agora em Araxá, Heli Andrade (PEN).

Liderança
Já a disputa por cadeiras na Câmara dos Deputados não deixa dúvida quanto à preferência do eleitorado de Uberaba. O atual deputado federal, majoritário na cidade, ex-prefeito Marcos Montes (PSD), lidera todas as pesquisas. Importante lembrar, entretanto, que nenhum deputado se elege apenas com a votação de uma cidade. MM trabalha paralelamente no fortalecimento de seu nome em vários outros municípios mineiros.

Suspense
Em segundo lugar, mas ainda longe do preferido, o ex-ministro, ex-prefeito e ex-deputado federal Anderson Adauto (PRB) continua um expert em criar suspense. Agora, anda falando em largar de mão de 2014 para disputar o cargo de prefeito em 2016, ou, quem sabe, pode ser – candidatar-se em 2014 e deixar o cargo de deputado para disputar o de prefeito. 

Olho no olho
Ainda correm na disputa para deputado federal, o atual deputado estadual Adelmo Leão (PT), que pretende alçar voos mais altos, e sua ex-colega de partido, agora peemedebista Marilda Ribeiro Resende, ex-vereadora e atual subsecretária de Educação. Um dos motivos de Marilda ter deixado o PT foi justamente o fato de Adelmo ter sido escolhido, em seu lugar, para disputar a Prefeitura de Uberaba em 2012.

Por fora
E ainda especificamente no que se refere aos votos do eleitorado de Uberaba, também estão na disputa o empresário Carlos da Silva – Carlão, filiado ao PMN, e Caio Narcio (PSDB), filho do deputado federal licenciado e secretário de Estado Narcio Rodrigues, que está transferindo a herança política para ele. E o deputado federal Aelton Freitas (PR), que busca mais um mandato, mas está em baixa cotação eleitoral.

Pelos ares
E falando em política e políticos, Tony Carlos manda e-mail pra Bastidores revelando que a empresa Azul adiou o início de seus voos na ponte aérea Uberaba/Belo Horizonte/Pampulha. A previsão inicial era 14 de janeiro, mas, segundo Tony, a empresa remarcou para 10 de fevereiro. 

Dias e horários
Trajeto Uberaba/BH tem previsão de acontecer às 9h40 de segunda-feira a sábado, e às 19h15 de domingo a sexta-feira. No sentido inverso – BH/Uberaba, previsão de voo é para 7h57 de segunda-feira a sábado, e 17h30 de domingo a sexta-feira.