Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 04/01/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Waísa do Nascimento é tida como vice-presidente do PRP/Uberaba, cargo que exige filiação partidária

 

Extrapolações
Embate entre membros do clã Nascimento – que apesar de já ter ido parar nas redes sociais tempos atrás, não chegou a ser mencionado em Bastidores (coisas de família), agora extrapola as paredes familiares e deságua na política. No cerne da questão encontra-se Waísa do Nascimento, filha do casal Wagner do Nascimento (ex-prefeito e ex-deputado federal) e Isabel do Nascimento (ex-deputada estadual) – ambos falecidos.

Documento
(Versão 1)
Citada nas últimas pesquisas eleitorais e em matérias na imprensa como candidata a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Waísa aparece nos sites oficiais do Tribunal Superior Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TSE/TRE-MG, como vice-presidente da comissão executiva do Partido Republicano Progressista – PRP. De acordo com a certidão de composição partidária, a executiva “está ativa”.

Reações
Nesta sexta-feira, 3 de janeiro de 2014, a candidatura de Waísa teve desdobramentos no Facebook, através de publicação do advogado Wilder Gonçalves, ligado a outro membro do clã Nascimento: o presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande – Cohagra, Wagner Júnior, que disputou a prefeitura em 2012, e está em campanha explícita nas eleições de 2014 por uma vaga de deputado estadual.

Documento
(Versão 2)
Mais do que negar que Waísa possa se candidatar, o advogado postou cópia de certidão do TSE, reforçando que ela “não está filiada a partido político”. Vale lembrar que só pode se candidatar em 2014 quem se filiou até o dia 5 de outubro de 2013, e de acordo com Wilder Gonçalves, ela se desfiliou do partido e não se filiou novamente em tempo hábil.

Documento do TSE apresentado por advogado diz que Waísa não é filiada

Pivô

Cena 1 - Secretaria de Saúde de Uberaba alerta para o risco da dengue – doença que os uberabenses conhecem bem e da qual querem distância.
Cena 2 – Em meio às críticas contra o programa do governo federal de atrair médicos cubanos para atender na rede pública brasileira, os petistas espalham na rede social entrevistas de profissionais daquele país informando que “em Cuba não tem dengue”

Vapor
Prefeitura de Uberaba já convocou 188 aprovados no concurso público para a educação infantil. Pessoal classificado no concurso que não estiver de olho no Porta-Voz – jornal oficial do município, corre risco de perder prazo.

(???????????)
Tem vereador matando cachorro a grito pra ter o nome citado em matérias na imprensa – mesmo quando o assunto diz respeito a atividades classistas, por exemplo. No que depender deste tipo de vereador, assessoria de imprensa alheia tem que trabalhar de graça pra atender aos seus interesses.

Rosa choque lá
Uma das prioridades da bancada feminina da Câmara dos Deputados para 2014 é a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição que determina a presença de pelo menos uma mulher na composição da mesa diretora e das comissões permanentes na Câmara dos Deputados e no Senado. 

Clube do Bolinha
Em 2012, a deputada Rose de Freitas (PMDB/ES) ocupou a 1ª vice-presidência da Câmara, mas, no ano passado, a bancada feminina voltou a ficar sem nenhum representante na mesa. A situação se repetirá em 2014 porque o mandato dos integrantes da mesa é de dois anos.

Paredão
A matéria tramita há oito anos na Câmara dos Deputados, mas a bancada feminina se queixa de dificuldades para incluir sua votação em plenário. As mulheres garantem, porém, que agora, em 2014, a coisa vai ser diferente.

Rosa choque aqui
A partir das notas acima, vale lembrar que a eleição da mesa diretora 2014 de Uberaba acaba de deixar o Clube do Bolinha. Na sessão extraordinária de 1º de janeiro, foi eleita como 2ª secretária a vereadora novata Denise Max (PR). Coordenadora da Sociedade Uberabense dos Animais – Supra, ela assumiu a cadeira deixada pelo ex-vereador Tony Carlos (PMDB), que se tornou deputado estadual. E logo de cara Denise foi incluída na chapa liderada por Elmar Goulart (SDD), reeleito presidente. Na verdade, duas vereadoras já ocuparam cargo na mesa diretora da Câmara de Uberaba: Terezinha Cartafina e Marilda Ribeiro Resende.