Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 07/01/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

ENTRE TAPAS E BEIJOS – Todo mundo falou mal das pesquisas em 2012, mas elas foram as principais atrações dos noticiários 

Vox populi
Até ontem, nenhum instituto havia registrado na Justiça Eleitoral pesquisa sobre os candidatos de Uberaba. No que se refere a Minas Gerais, o Promídia registrou dia 3 de janeiro a primeira pesquisa adequada ao calendário eleitoral de 2014. Levantamento será feito em Pouso Alegre para os cargos de governador, deputado federal e deputado estadual. A partir de 1º de janeiro, as pesquisas sobre as eleições de outubro de 2014 só podem ser divulgadas se estiverem devidamente registradas. Também estão proibidas enquetes sobre as eleições.

Debate antecipado
Agora é lei. Câmara Municipal de Uberaba terá que votar até 180 dias antes das eleições, os projetos que fixam os subsídios dos futuros eleitos. Proposta de autoria do vice-presidente Paulo César Soares (SDD) foi aprovada com emendas do vereador Samir Cecílio (SDD) e da 2ª secretária, Denise Max (PR), e acaba de ser homologada pela mesa diretora da Casa.

Emendas
Até então, a Câmara podia definir os salários da legislatura seguinte, do prefeito e vice-prefeito e secretariado, até 30 dias antes das eleições. Paulo César Soares havia fixado uma antecedência de 90 dias, mas Samir Cecílio propôs seis meses para os vereadores da  legislatura seguinte, e Denise apresentou o mesmo prazo para prefeito, vice e secretariado.

Fora do clímax
Antecipação do prazo pretende evitar que os debates coincidam com o clímax da campanha eleitoral – quando, geralmente já se tem até mesmo uma previsão mais real dos resultados. Nas eleições de 2012, o assunto foi discutido e votado pela Câmara no auge do processo eleitoral, provocando posicionamentos e decisões mais políticas do que técnicas.
 
Se arrependimento...
Embalados pela opinião popular – que criticava o salário do então prefeito Anderson Adauto (PRB), os vereadores negaram reajuste para o sucessor de AA, e foram publicamente apoiados pelo então candidato Paulo Piau (PMDB). Eleito, Piau reconheceu de público que sua opinião foi precipitada. “Precisamos de mais tempo antes das eleições, pois se trata de uma matéria polêmica, que merece debates mais amplos” – justifica Samir Cecílio.

...matasse!
Os próprios vereadores que votaram contra reajuste para o Executivo lamentaram quando o eleito Paulo Piau deu início à formatação do seu secretariado. O salário “congelado” foi uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo novo prefeito. “Muitos aceitaram o cargo por idealismo, por amor a Uberaba; na próxima votação teremos que ser mais técnicos” – afirma Paulo César Soares.
 

Fervura
Conselho Municipal de Saúde – gestão 2012/2016, faz sua primeira reunião de 2014 nesta quarta-feira, dia 8 de janeiro. Entre os assuntos em pauta, está a análise e parecer dos conselheiros sobre a lei recém-aprovada pela Câmara autorizando o Executivo a contratar Organizações Sociais (OS) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). A primeira contratação prevista no governo municipal visa à administração/gerenciamento do futuro Hospital Regional de Uberaba. Pra se ter uma ideia, a proposta foi aprovada em meio a muita polêmica e manifestações populares.

Pessoal do descanso
E pra quem curte um feriado vai aqui a lista divulgada ontem pelo Ministério do Planejamento. A notícia ruim é que, em 2014, apenas cinco feriados cairão em dias úteis.  A portaria não estabelece se nos dias dos jogos da Copa do Mundo, entre 12 de junho e 13 de julho, em 11 capitais e no Distrito Federal, os expedientes serão suspensos.

Feriados nacionais
1º de janeiro - Confraternização Universal (quarta-feira); 18 de abril - Paixão de Cristo (sexta-feira); 21 de abril - Tiradentes (segunda-feira); 1º de maio - Dia do Trabalho (quinta-feira); 7 de setembro - Dia da Independência (domingo); 12 de outubro - Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil (domingo); 2 de novembro - Dia de Finados (domingo); 15 de novembro - Proclamação da República (sábado); 25 de dezembro - Natal (quinta-feira).

Pontos facultativos
3 de março - segunda-feira de carnaval; 4 de março - terça-feira de carnaval; 5 de março - Quarta-Feira de Cinzas (até as 14h); 19 de junho - Corpus Christi (quinta-feira); 28 de outubro - Dia do Servidor Público (terça-feira); 24 de dezembro - véspera da Natal (a partir das 14h); 31 de dezembro - véspera de Ano-Novo (a partir das 14h).

Detalhe extra
Além destes feriados nacionais, cada município tem seus próprios feriados e ou dias facultativos. Em Uberaba, por exemplo, ainda existem os feriados de 2 de março - aniversário da cidade (domingo); 15 de agosto – dia da padroeira de Uberaba, Nossa Senhora da Abadia (sexta-feira); 20 de novembro – Consciência Negra (quinta-feira).

Ver pra crer
Governador Antonio Anastasia (PSDB) sancionou a lei que regulamenta o passe livre para idosos e pessoas com deficiência nos ônibus intermunicipais. A sanção foi publicada no final de semana no Diário Oficial de Minas Gerais. O projeto foi aprovado em dezembro pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e agora transformado na Lei 21.121/14, entrará em vigor a partir de 1º de março.