Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 09/01/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Eleições 2014
(Versão 1)

Para o pessoal que adora contribuir financeiramente com as eleições, vale lembrar que, desde 2 de janeiro, os diretórios nacionais e estaduais das legendas já podem receber doações para as eleições gerais de outubro de 2014. Basta que os partidos tenham providenciado conta bancária específica com essa finalidade. 

Média
Mas, para quem prefere mesmo aquela mediazinha direta com os candidatos, então, tem que esperar mais um pouco. Os candidatos e os comitês financeiros só podem iniciar a arrecadação de campanha após o seu registro na Justiça Eleitoral – o que vai acontecer a partir de junho, quando acontecem as convenções para homologação das candidaturas.

Para todos
E por falar em dinheiro, pouca coisa diverte tanto os jornalistas políticos de Uberaba quanto conferir o destino das doações feitas por grandes empresas. Tem empresário que não deixa nenhum candidato da cidade desassistido. É aquela história: quem ganhar... ganhou.

Recapitulando
O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos (Constituição Federal, artigo 14, § 1º, I e II). Poderão votar os eleitores regularmente inscritos até 7 de maio de 2014.

Detalhes
Está valendo: na divulgação dos resultados de pesquisas, atuais ou não, têm que ser informados o período de realização da coleta de dados; a margem de erro; o nível de confiança; o número de entrevistas; o nome da entidade ou empresa que a realizou e, se for o caso, de quem a contratou; o número de registro da pesquisa. 

Atenção!
A partir do dia 10 de julho de 2014, as pesquisas terão que incluir todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura.

Até quando?
As pesquisas realizadas em data anterior ao dia das eleições poderão ser divulgadas a qualquer momento, inclusive no dia das eleições, desde que o levantamento tenha sido feito até no dia anterior. A divulgação de levantamento de intenção de voto efetivado no dia das eleições somente poderá ocorrer a partir das 17h.

Vai render
Tem diretor de escola municipal – que queria mesmo era ser secretário de Educação, perseguindo professora de forma afrontosa. Sem a menor consciência e noção do perigo, o dito cujo não respeitou sequer a licença por motivo de doença para prejudicar a profissional. Ontem, a educadora não recebeu o salário simplesmente porque o diretor não cuidou do encaminhamento do retorno dela ao trabalho. 

Jesus
toma conta!

O que tem de gente no Facebook de olho só no próprio umbigo, não está escrito! 

Boa nova 
Arquivo Público de Uberaba vai lançar três livros históricos em 2014. Um deles sobre a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig, no século XIX; outro sobre o futebol em Uberaba; e um terceiro com as atas da Câmara Municipal, também do século XIX. A superintendente Marta Zednik de Casanova diz que as edições das obras sobre a Epamig e a Câmara já estão prontas. Já a revista sobre futebol está em fase de finalização.

Ano novo
E por falar nisso, a Câmara precisa aproveitar a entrada de 2014 para dar uma renovada nas suas “propagandas” – especialmente veiculadas no TV Câmara. Textos merecem uma boa reedição, inclusive no que concerne às informações. O texto sobre a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, antiga Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro – FMTM, por exemplo, peca pela confusão e por dados incorretos.

Com a palavra...
Coluna Bastidores vem tentando, há vários dias, localizar algum petista de Uberaba que já deu dinheiro, ou pretende dar, para os mensaleiros do partido pagarem as multas aplicadas pelo Supremo Tribunal Federal – STF, no caso das condenações no mensalão. Até agora, os contatos diretos não tiveram sucesso. 

Vigilante
Enquanto sonha com o final das obras – e das polêmicas, do Hospital Regional de Uberaba, o secretário de Saúde, Fahim Sawan, faz visitas às obras quase finalizadas do Hospital Universitário da Universidade de Uberaba – Uniube. Inauguração do hospital da Uniube vai ser uma mão na roda para a saúde pública local. 

Eleições 2014
(Versão 2)

Página da presidente Dilma Roussef administrada pelo PT nacional no Facebook caiu de paraquedas entre os uberabenses que possuem murais na rede social. A turma do senador tucano Aécio Neves já tinha tomado a iniciativa.