Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 10/01/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

ISTO É INCRÍVEL! – Deputado estadual Tony Carlos postou a foto no Facebook, assustadérrimo com o roubo de grama

SOS

Recém-empossado deputado estadual, o ex-vereador Tony Carlos (PMDB) convoca os uberabenses a vigiarem o patrimônio público. “Estão roubando até a grama!” – lamentou ele, na rede social, ao divulgar uma foto da nova entrada do bairro Beija-Flor. “São pessoas desprovidas de responsabilidade, que roubam tudo que veem pela frente! Roubar grama já é demais!.... SOCORRO!” – desabafou o deputado. 

Quem avisa...
Mesa diretora 2014 da Câmara de Uberaba publicou para conhecimento público, no Porta-Voz – jornal oficial do município, o projeto de emenda à Lei Orgânica que prevê dois anos de mandato para o comando do Legislativo Municipal. Se aprovada, a emenda valerá já a partir de 1º de janeiro de 2015, quando serão eleitos os substitutos dos atuais presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários.

G7
A proposta – de iniciativa do atual 1º secretário, João Gilberto Ripposati (PSDB), ganhou a assinatura do presidente do SDD/Uberaba, Luiz Dutra; de Samuel Pereira (PR); dos atuais presidente e vice da Câmara, Elmar Goulart e Paulo César Soares – ambos do SDD; de Marcelo Machado Borges (DEM), e da atual 2ª secretária da mesa, Denise Max (PR).

Livre e espontânea
pressão

Vale lembrar que o mandato da mesa diretora era de dois anos até que a legislatura passada (2009/2012) – no apagar das luzes, votou emenda à Lei Ogânica, reduzindo o tempo para um ano e prevendo a eleição, numa só tacada, das quatro mesas – 2013, 2014, 2015 e 2016. A emenda foi derrubada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais e a Câmara teve que fazer nova eleição para a escolha da gestão 2014.

Readequações
E para cumprir determinação legal, todos os ocupantes de cargo em comissão (confiança) foram exonerados pela mesa 2013, para que a mesa 2014 faça as devidas recontratações. Se houver alguma mudança, com certeza será mínima, levando em conta, principalmente, que o presidente 2013 e 2014 é o mesmo. 

Mundo animal
Prefeito Paulo Piau (PMDB) baixou decreto regulamentando a lei recém-aprovada que impõe critérios para a comercialização de animais domésticos. De acordo com a regulamentação, quem cria cães e gatos com finalidade comercial fica obrigado a identificar eletronicamente todos os animais comercializados e manter cadastro atualizado junto ao Centro de Controle de Zoonoses. Entende-se por identificação eletrônica o microchip implantado no animal; e por cadastro, o Sistema de Informações mantido pelo setor de Zoonoses.

Grande ideia!
E tem mais! De acordo com a regulamentação, o abandono de animais domésticos em via pública configura infração e provocará multa. 

Água na boca
Não é por acaso que o secretário de Saúde, Fahim Sawan, tem batido ponto nas obras – quase prontas, do Hospital Universitário da Universidade de Uberaba – Uniube! A instituição é de dar água na boca de quem anda batalhando pra melhorar a saúde pública da cidade. E mais: o reitor Marcelo Palmério anda prometendo colocar o local à disposição do Sistema Único de Saúde – SUS, o mais urgente possível. Talvez, ainda em fevereiro!

Novos tempos
Pra se ter uma ideia da situação, o Hospital Universitário da Uniube deve disponibilizar para o SUS – leia-se saúde pública, nada menos que 132 novos leitos e 60% de todos os seus procedimentos. De média e alta complexidades, as ações incluirão pronto-atendimento para gestantes; atendimento de hemodiálise; centro obstétrico;  exames de análises clínicas, de imagem, Raio-X, endoscopia, tomografia e ultrassom, além de odontologia hospitalar, exames cardiológicos não invasivos e um ambulatório com mais de 36 especialidades médicas. 

FÉ É TUDO – Vice-prefeito e radialista Almir Silva (PTdoB), candidato a deputado estadual em outubro deste ano, tem compartilhado e postado fotos e comentários sintomáticos na rede social. Confira a última...