Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 12/01/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

ARTICULAÇÕES – Durante visita do pré-candidato a governador de Minas, Pimenta da Veiga, a Uberlândia, ele e o deputado federal majoritário de Uberaba, Marcos Montes, foram flagrados no maior ti-ti-ti

Pimenta...

Reportagem assinada pelo jornalista Guilherme Reis e publicada esta semana no jornal O Tempo – com sede em Belo Horizonte, diz que o ex-prefeito da capital e ex-ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga (PSDB), se lançou em caravana para divulgar sua candidatura a governador. E resume o cenário para as demais candidaturas majoritárias...

...na campanha
De acordo com a matéria, “para as vagas de vice-governador, senador e suplentes, o PSDB está estudando várias opções de partidos aliados”. Os nomes preferidos, segundo o jornalista, são Marcos Montes (PSD), Alexandre Kali (PSB), Dinis Pinheiro (PP), Alberto Pinto Coelho (PP), Odelmo Leão (PP), Carlos Melles (DEM), Lael Varella (DEM), Alexandre Silveira (PSD), Jaime Martins (PSD) e Júlio Delgado (PSB).

Longe é um lugar
que existe, sim!

Prefeito Paulo Piau (PMDB) confirmou, ontem, oficialmente, em entrevista coletiva, o que esta coluna já tinha antecipado extraoficialmente, com exclusividade, na edição de 3 de janeiro: que não haverá desfile de carnaval no Centro Park – Centro de Eventos da Fundação Cultural de Uberaba, localizado na Univerdecidade. Ele acha o lugar distante para o acesso da população.

Desapegando
do gasoduto

E nem bem circulava ontem, no Facebook, que já estava devidamente publicado o edital para contratar o projeto técnico do gasoduto Betim/Uberaba, e teve gente mudando de assunto rapidinho. É que o discurso era todo voltado para criticar o modelo do gasoduto totalmente mineiro, inclusive questionando a falta de um projeto técnico. Com o anúncio da publicação do edital, o jeito foi criticar a fábrica de amônia da Petrobras. Na verdade, sem qualquer fundamento.

Adequações
E nem bem tomou conhecimento da publicação do edital, o vereador Kaká Carneiro (PSL) tratou de procurar o prefeito de Uberaba para propor providências urgentes no sentido de qualificar e capacitar mão-de-obra jovem. O objetivo é preparar os jovens para a demanda de empregos que vai surgir com o gasoduto. Paulo Piau garantiu que vai acionar a proposta do vereador.

Concurso
Governo municipal acaba de homologar o resultado final para os cargos de nível superior do último concurso público realizado pela Prefeitura de Uberaba. Ordem de classificação, notas da prova objetiva e da prova de títulos podem ser conferidas na edição de 10 de janeiro, do Porta-Voz – jornal oficial do município.

Convocação
E do jeito que a coisa anda, é possível até, que seja necessário um novo concurso para educador infantil. Já foram convocados 335 aprovados no concurso homologado em dezembro de 2013. 

Movimentos...
E por falar em Porta-Voz, o governo municipal está republicando a concessão do direito de uso de área para a VLI - empresa de logística controlada pela Vale, que, por sua vez, é presidida pelo uberabense Murilo Ferreira. 

...pesos pesados
Na área de 120 hectares, localizada na cerca de limite da rodovia BR/050, lado direito, sentido Uberaba/Uberlândia, a VLI vai implantar um terminal ferroviário para armazenagem e transbordo de cargas, interligando o município de Uberaba (e região) à malha ferroviária operada pela VLI – Ferrovia Centro Atlântica, ao terminal portuário de Santos (SP). Objetivo é fazer o escoamento da produção agrícola e industrial da região.

Compromisso
A previsão é de que a VLI vai criar 150 empregos diretos e 2.600 indiretos, com o compromisso de utilizar – quando possível, mão-de-obra e fornecedores e prestadores de serviços de Uberaba.

Modernização
Na edição de ontem, esta coluna lembrou que, em encontro com a presidente Dilma Rousseff (PT), o presidente da Vale anunciou investimentos na ordem de R$ 9 bilhões na modernização de sua malha ferroviária, com destaque para o trecho Araguari (MG)/ Uberaba/ Ribeirão Preto (SP)/ até Santos (SP).

Adaptações
Secretaria Municipal de Infraestrutura – comandada por Roberto Oliveira “Indaiá”, ganha reforço de pessoal da linha de frente. Motivo é que a pasta não tem conseguido, com a mão de obra atual, atender à demanda de serviços braçais, tipo limpeza e asfalto. Buracos e matagais são as principais queixas dos uberabenses.

Sigla
Advogado Cleiton Murilo de Castro elogiou o deputado federal e ex-prefeito Marcos Montes pela defesa da união de forças em favor de Uberaba. E lançou uma nova sigla no mural do parlamentar: PPU – Partido Político de Uberaba.