Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 15/01/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Museu de Arte Decorativa – um dos destaques da Fundação Cultural, neste mês de janeiro, tem um acervo com mais de 100 peças, dedicado à memória da família José Maria dos Reis. Entre as peças, estão móveis, porcelanas inglesas da década de 1920, uma biblioteca e objetos de decoração, além da coleção de obras do artista Reis Júnior, composta por pinturas, desenhos e afrescos. Reis Júnior foi crítico de arte, historiador, escritor, pintor, vitralista, professor e jornalista

 

Bela ideia
Fundação Cultural de Uberaba – presidida pela comunista Sumayra Oliveira, tem por destaque agora, em janeiro, o projeto “Visite um Museu com Música”, cujo objetivo é incentivar as pessoas, principalmente, crianças e jovens, a aproximar-se dos museus. De acordo com o Ministério da Cultura, 92% dos brasileiros nunca frequentaram museus e 93% jamais foram a uma exposição de arte. 

Programação
Dias 17, 24 e 31, sempre às 16h, as visitações com música acontecem no Museu de Arte Decorativa – Mada, localizado na rua Maria de Lourdes Melo Colli s/nº, bairro Estados Unidos. Nos dias 19, 22, 26 – sempre às 10, o programa é no Museu de Arte Sacra – MAS, localizado na Igreja Santa Rita (praça Manoel Terra). Atrações musicais pra todos os gostos. 

Renovação
Na Bahia – onde está coordenando o plantio de milho em fazenda da família, o herdeiro do clã Palmério, que inclui a Universidade de Uberaba/Uniube e a veia política do pai, Marcelo Palmério, conversou via internet com a colunista, quando garantiu que não pretende ser reconduzido à presidência do PMDB. “A renovação é princípio fundamental da democracia” – pregou Eduardo Palmério, cujo mandato termina dia 2 de fevereiro de 2014. 

Eleição direta
Além disso, ele defendeu que, em vez da indicação de uma nova executiva provisória, o partido convoque convenção para que os filiados elejam um diretório municipal. O último diretório foi desfeito ao longo do processo eleitoral de 2012, quando os entreveros internos colocaram duas alas em polos opostos. Vitoriosa, a ala liderada pelo prefeito Paulo Piau tem adiado a eleição de um diretório, optando pela designação de executivas provisórias. “Acredito que é o momento de deixarmos a escolha do comando nas mãos dos filiados” – diz Eduardo Palmério.

Vigília
De olho na publicação de todo ou qualquer edital na imprensa de Uberaba, o advogado Alexandre Pires – cofundador e ex-presidente da legenda, sonha com a eleição direta de um diretório municipal. “Queremos participar, seja compondo, seja apresentando uma chapa independente” – afirma. Alexandre integra o grupo que mandava no PMDB antes das eleições de 2012.

Sem direção (?)
E pelos lados do PT a batata está assando. Adversários do presidente eleito Josimar Rocha, dizem que a legenda está “a Deus dará” em Uberaba, já que – segundo eles, apenas Josimar tomou posse. “Ainda não existem um diretório municipal e uma comissão executiva constituídos, empossados e devidamente em atividade” – disseram petistas em e-mail enviado a Bastidores.

Articulações
Apesar de ainda constar no site oficial do TSE, o diretório presidido pelo advogado Fábio Macciotti, e que teria vigência até 20 de fevereiro, não existe mais. Foi destituído – com todos os comandos Brasil afora, pela direção nacional, que lançou as eleições diretas para que os filiados elegessem novos diretórios. Em recente conversa com Bastidores, Josimar admitiu que a nomeação dos demais membros do diretório de Uberaba ainda levaria um tempo, já que faltava acordo em relação a alguns cargos.

Atualização 1
Bastidores antecipou ontem, com exclusividade, os principais números atualizados pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE, incluindo o novo colégio eleitoral de Uberaba – que entrou 2014 com 214.772 eleitores aptos ao voto, e o ranking de filiados – que soma, agora, 26.817 inscritos. Ou seja: 12,48% dos eleitores da cidade são filiados em 32 legendas. O DEM e o PMDB lideram: o primeiro, com 4.736 filiados, e o segundo, com 4.491 inscritos.

Atualização 2
A coluna revela na edição de hoje, os demais números do ranking de filiados. O terceiro colocado é o PP, com 2.238 inscritos. Seguem: o PDT (com 1.878 filiados); PR (1.842); PT (1.747); PSB (1.729); PTB (1.442); PSDB (882); PSD (666); PRB (650); PSDC (600); PTC (564); PSC (536); PRP (472); PV (423); PPS (361); PSL (323); PCdoB (277); PMN (215); PTN (191); PHS (190); PRTB (159); PT do B (118). Vêm a seguir: PSTU (26); PCO (22); Psol (11); PEN (11); PPL (6); SDD (4); PCB (4); Pros (3).

Terra
Assinado por Pituca Ferreira, Ana Paula Neves e Diego Aragão, o documentário Resistência será apresentado ao público dia 31 de janeiro, às 19h, na Alternativa Cultural – rua Major Eustáquio, 500, centro de Uberaba. Em pauta, o Assentamento Nova Santo Inácio Ranchinho. Pra quem gosta de fortes emoções... 

Moral da história
Vem  guerra de guerrilha por aí...