Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 16/01/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

CURIOSIDADE HISTÓRICA – Sem dúvida um dos eventos mais interessantes de 2013, o Encontro de Carros de Boi em Uberaba terá uma 2ª edição, agora em 2014, provavelmente em setembro. A 1ª versão foi organizada pelo carreiro matutinense, Ivan Alves, o Carreirinho, e ainda repercute na região entre as várias gerações que marcaram presença. O encontro reuniu 21 carros, sendo 14 de Matutina, três de Uberaba e o restante de São Gotardo, Guarda dos Ferreiros, Campo Florido e Conceição das Alagoas. (Informações e fotos: Certrim)

Agitos rurais
E nem tão pacata deve ser a próxima eleição na tradicionalíssima Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro. Dizem as más línguas – e as boas também, que um grupo de associados está pensando em incentivar algumas alterações por lá. “Não temos nada contra o nosso eterno presidente, Luiz Henrique, mas achamos que ele precisa descansar, nem que seja por um único mandato” – reclama um associado da Certrim. 

Variação
A fonte – que pede para não ser identificada (por enquanto), faz questão de dizer que as articulações não têm nada a ver com a competência do “eterno presidente” nem com “seus movimentos políticos” – Luiz Henrique Borges é o 1º vice-presidente da executiva provisória do recém-criado Solidariedade (SDD), presidido pelo vereador Luiz Dutra. “É só mesmo pra variar” – diz a fonte.

Olho grande
Não é por acaso que tem gente de olho no comando da cooperativa. Fundada em 1966, a Certrim tem sede em Uberaba, cerca de 5 mil associados, dois armazéns graneleiros, depósitos para fertilizantes, defensivos, rações, sementes e mercadorias diversas, frota própria de caminhões, técnicos e especialistas no atendimento  aos associados e clientela de um modo geral. E assim por diante.

Para todos
Resolução do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, nº 950, de 17 de dezembro de 2013, regulamenta e estende a utilização do Diário da Justiça Eletrônico no Estado. O diário passa a ser usado pelos 351 cartórios eleitorais de Minas.

Prazo
Após 60 dias de publicado, não haverá mais afixação dos atos oficiais nas sedes dos cartórios, como ocorre atualmente, e todos os interessados poderão acessar as publicações via portal eletrônico do TRE/MG. A exceção fica por conta dos atos processuais praticados durante o período eleitoral, que obedece a normas específicas de publicação, inclusive quanto à contagem contínua dos prazos aos sábados, domingos e feriados.

Novos tempos
A medida – de acordo com a assessoria de comunicação do TRE/MG, visa à substituição da publicação impressa, como regra, por um modelo mais ágil e econômico, em harmonia com os tempos atuais. Assim, as decisões só serão encaminhadas para edição em papel quando a lei ou determinação judicial assim o exigir.

Assessoria
Jornalista Renata Gomide assumiu a assessoria de imprensa do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU. E anuncia que os sindicalistas estão pedindo agenda com a mesa diretora 2014 da Câmara de Vereadores para apresentar a pauta de reivindicações relacionada aos servidores do Legislativo. Pauta relativa à prefeitura já foi protocolada no gabinete do prefeito Paulo Paiu (PMDB).

Recondução comunista
Com 277 filiados, o Partido Comunista do Brasil – PCdoB, acaba de reeleger seu comando em Uberaba. A presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, foi reconduzida ao principal cargo da legenda, tendo como vice-presidente o ex-vereador Lourival dos Santos. Diretório tem vigência até 21 de setembro de 2015.

Fortalecimento
E com 536 filiados, o Partido Social Cristão – PSC, sai do comando de uma executiva provisória e passa a ser comandado por um diretório eleito em convenção. Edson Eurípedes da Silva, Nivaldo Donizetti de Sousa e Valdir Elias Barbosa, são, respectivamente, o presidente, 1º e 2º vices-presidentes. Eles integravam a executiva. A vigência do diretório vai até 31 de dezembro de 2016.

Utilidade...
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está à procura de familiares de um paciente do sexo masculino, pardo, de cabelos pretos com fios grisalhos na parte direita da cabeça, sem tatuagens nem cicatrizes. A entrada aconteceu em 12 de janeiro, tendo sido o homem encontrado inconsciente na avenida Fidélis Reis, em frente ao camelódromo. 

...pública
Confuso, e embora não porte documento de identificação, ele afirma se chamar Eurípedes Alves dos Santos, ser natural de Água Comprida/MG e ter nascido em 5 de março de 1962. Segundo o paciente, os nomes de seus pais seriam Francisco e Maria da Conceição. Mais informações podem ser conseguidas junto ao Serviço Social do HC-UFTM, no número 3318-5127 ou 3318-5232.