Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 26/02/2013
Bastidores
Bastidores
Bastidores

Comando vencido...
Partido Social Democrata Cristão - PSDC/Uberaba, está sem comando desde anteontem, dia 24. Até então, a legenda era presidida pelo empresário Hermany Júnior - o J.Júnior, o ex-melhor amigo do ex-prefeito Anderson Adauto (sem partido), que apoiou Fahim Sawan a prefeito em 2012 no 1º turno, e dizem que agora torce pelo prefeito Paulo Piau (PMDB).

Iguais...
Dos partidos existentes em Uberaba, agora, são dois sem comando. Além do PSDC, também a comissão executiva provisória do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro - PRTB, está vencida desde 15 de dezembro de 2012. O presidente era Glauco Braz. 

...mas diferentes
A diferença entre os dois partidos sem comando é que o PRTB elegeu um vereador: Edmilson Ferreira, que teve 2.241 votos, é presidente da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da Câmara, e já está eleito 2º secretário da mesa de 2016.

Doce política
Ex-coordenador do Programa de Defesa dos Direitos do Consumidor/Procon, o advogado Sebastião Severino concluiu a instalação do seu escritório de advocacia, mas não resistiu a um convite político: voltou a integrar a assessoria do deputado estadual Adelmo Leão (PT), 3º vice-presidente da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Jornada tripla
Encantado com a novidade da advocacia e apaixonado pela danada da política, Tião Severino decidiu assumir as duas funções - de corpo, alma e coração. Ou melhor: as três, já que foi eleito recentemente para a vice-presidência do Partido dos Trabalhadores de Uberaba.

Ansiedades
Tem gente achando que o governo municipal - no afã de mostrar serviço, deu uma precipitada em anunciar queda nos números da Dengue em Uberaba. Avaliação de pessoas entendidas em marketing é de que a reação da comunidade também pode ser precipitada, ou seja, otimista demais. 

Cadeira vazia
Ausência de representante do prefeito Paulo Piau (PMDB) na sessão de ontem - em que os vereadores e convidados discutiam a educação municipal, acabou em "pega pra capar" no plenário da Câmara. O democrata Marcelo Machado Borges se queixou da ausência, e o ex-líder do ex-prefeito Anderson Adauto (sem partido), vereador peemedebista Cléber Humberto, saiu em defesa do companheiro de PMDB e líder do atual prefeito na Câmara, vereador Tony Carlos. "Aqui tem representante do prefeito sim; tem o líder!" - afirmou Cléber.

Quentura
O democrata entendeu a reação como se fosse um comentário jocoso ou algo parecido, e treplicou: "Estamos falando de coisa séria! Estamos falando de educação, e o senhor vem fazer este tipo de comentário! O vereador Tony Carlos não é representante do prefeito!" O ex-líder, aparentemente assustado, tentou explicar que o objetivo de seu comentário foi de, verdadeiramente valorizar a liderança. 

O líder reage...
Quietinho no seu canto, Tony acompanhou o embate... até certo ponto. De repente, tomou a palavra pra dizer que estava falando em nome do governo Paulo Piau e pra se queixar de que a secretária de Educação, Silvana Elias, não foi convidada para estar no plenário, mas que ela estava à disposição para se dirigir ao local, naquele momento, mesmo sem o convite antecipado. O certo é que Tony Carlos saiu em defesa do seu liderado, lembrando que ele não pode ser acusado pelas falhas do governo passado.

Fantoche, não!
E o democrata Marcelo Machado Borges aproveitou pra se explicar a respeito de comentários veiculados na imprensa de que ele andou criticando o atual governo, mesmo tendo sido eleito pela coligação de Paulo Piau. "Eu defendo o que está certo, mas não vou apoiar o que acho errado" - disse Marcelo, que complementou: "Eu era muito amigo do Anderson Adauto; era de dentro da casa dele... Rompi, porque não sou cordeiro de prefeito, não estou aqui pra comer na mão de prefeito! Não sou fantoche de ninguém!"

Moral da história
Ah, sim! A presença da secretária de Educação, Silvana Elias, no plenário da Câmara, ficou para outra oportunidade - com o devido convite e preparativos de praxe.


Corujice - Ex-vereadora Teresinha Cartafina fez questão de marcar presença na estreia do Gabinete Itinerante
do neto Franco Cartafina - projeto inédito colocado em prática pelo vereador novato e eleito pelo PRB. A foto é
da jornalista e assessora recém-contratada pelo vereador, Rose Dutra