Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 30/01/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

E VEM AÍ...O gasoduto é definitivamente nosso!

 

Voto esperto

Vem aí nova edição da campanha pelo voto inteligente em Uberaba. Pelo menos dois políticos já lançaram seus respectivos discursos, cada um deles em um evento diferente, no início da semana. Prefeito Paulo Piau (PMDB) prega que o eleitorado da cidade escolha candidatos com base em Uberaba, enquanto o deputado federal e presidente do PSD municipal, Marcos Montes, orienta para que as pessoas que residem em Uberaba, mas ainda votam fora, aproveitem para transferir seus títulos.

 

Dia “D”

E vale lembrar que termina dia 7 de maio o prazo para o eleitor requerer inscrição ou transferência de domicílio para votar ainda em 2014. Eleições gerais - para presidente e vice, governador e vice, senador, deputado federal e deputado estadual, acontecem dia 5 de outubro em 1º turno, e dia 26 de outubro, no 2º tuno para presidente e governador.

 

Avanço político

Sob a liderança do empresário e analista Tião Silva, Uberaba teve campanhas memoráveis em defesa do fortalecimento político da cidade. Resultado mais concreto foi a conquista de um colégio acima de 200 mil eleitores, o que permitiu que Uberaba ingressasse no seleto grupo das que podem realizar 2º turno para prefeito (e vice).

 

Sumidas

E já entrando no 2º mês do ano de eleições, nenhuma pesquisa havia sido registrada até na tarde de ontem, na Justiça Eleitoral, relacionada aos candidatos de Uberaba. Desde o dia 1º de janeiro, entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos possíveis candidatos, para conhecimento público, estão obrigadas a registrar os levantamentos.

 

Corrida...

Secretário de Desenvolvimento Econômico no governo Anderson Adauto (PRB), Carlos Assis (PT), postou ontem, em seu mural no Facebook: “Quem começar primeiro, leva! E Uberaba ganha... a) TGBC reavalia edital de chamada pública do gasoduto Brasil ...01/10/2013; b) TGBC recebe do IBAMA a Licença de Implantação (LI) do gasoduto Brasil Central... 28/11/2013; c) ANP aprova edital para contratação de capacidade do Brasil Central...29/01/2014.”

 

...maluca

Ele não disse explicitamente, mas, do outro lado da corrida está o gasoduto Betim/Uberaba, defendido pelo governador Antonio Anastasia (PSDB) e aliados, e em fase de licitação para contratar o projeto técnico. Petrobras e Companhia de Gás de Minas Gerais – Gasmig, são sócias neste empreendimento. Anastasia tomou a decisão após uma guerra de guerrilha com o governo de São Paulo, que se negava a abrir mão do gás de Ribeirão Preto para o projeto “Uberaba” – que é abastecer a fábrica de amônia da Petrobras.

 

Quentura

Logo após o anúncio do governador de Minas Gerais da construção de um gasoduto ligando Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Uberaba, no Triângulo Mineiro, a Transportadora de Gás Brasil Central – TGBC, declarou que também fará a implantação de um outro gasoduto passando por Uberaba. Informação foi publicada em vários jornais, e tem colocado mais gás na fogueira. Neste caso, a proposta é que o gasoduto saia de São Carlos (SP).

 

Moral da história

Na opinião dos politicamente independentes, seria a glória que os dois gasodutos desembocassem em Uberaba. A fábrica de amônia, que andou na corda bamba por causa das dificuldades com o gás, teria assim, dois gasodutos para abastecê-la. Detalhe: a Petrobras espera colocar a fábrica em funcionamento no final de 2016, e portanto, espera que o gás chegue pelo menos alguns meses antes.

 

Inalterável

Integrante de alto escalão na Prefeitura de Uberaba garante que, independente do que aconteça, o atual governo está com suas propagandas em dia. Primeiro, foi “O Gasoduto é Nosso”, e agora é “O Gasoduto é Cada Vez Mais Nosso”... Seja qual for o resultado da pendenga, ele não tem dúvida do próximo slogan: “O Gasoduto é Definitivamente Nosso!”

 

Sintomas...

 “Eduardo Palmério adicionou Tony Carlos aos amigos”... Como de praxe, o Facebook revelava ontem, para todos, que alguém havia adicionado alguém à lista dos chamados amigos. Eduardo Palmério, ainda presidente da comissão executiva provisória do PMDB/Uberaba, entrega o cargo dia 2 de fevereiro, e no dia seguinte, acontece a convenção em que os filiados vão eleger o diretório municipal. Tony Carlos deve ser o candidato a presidente com apoio do comando atual.

 

Casa...

Trabalhadores da prefeitura que ainda não têm casa própria, e se interessam em conquistar um imóvel através do Programa Minha Casa Minha Vida, podem procurar o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, que está intermediando as negociações junto à Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande – Cohagra.

 

...própria

Sindicato está fazendo a pré-inscrição em sua sede (rua Tancredo Neves, 55) e posteriormente enviando o material para a Cohagra, como já foi feito com cerca de 1.000 documentos coletados. Assessoria de imprensa lembra que é necessário apresentar documentos pessoais, o Número de Identificação Social – NIS, e comprovante de renda familiar ou individual.

 

Fechando a coluna

E deu no jornal Estado de S.Paulo – Estadão, com repercussão na Agência Minas – portal do governo do Estado:  “A Gasmig, distribuidora de gás natural canalizado de Minas Gerais controlada pela Cemig, planeja dobrar de tamanho em volume de vendas com a construção de um gasoduto entre Betim e Uberaba...Estimado em R$ 1,8 bilhão, o gasoduto de 457 quilômetros irá abastecer a nova fábrica de fertilizantes da Petrobras, que será construída em Uberaba. Em fase de projeto de básico, a planta consumirá 1,2 milhão de m³/d e ficará pronta em novembro de 2016. Nesse sentido, diretor-presidente da Gasmig, José Carlos de Mattos, diz que o gasoduto tem ficar pronto até março de 2016 para fornecer gás a partir de novembro”.