Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 23/03/2013
Bastidores
Bastidores
Grupo de Catira


O Grupo de Catira Geração por Geração é um espetáculo à parte: é formado por três filhos - duas mulheres e um homem, e por três netas, do líder e violeiro Paulo Cury. A foto é uma colaboração de Gilberto Rezende.

Espécie em extinção
Realização do 2º Festival Nacional de Catira - marcado para 11 de maio, revela um problema enfrentado por esta manifestação popular em Uberaba: está faltando violeiro com afinação de catira no mercado. Foi o que disseram à coluna Bastidores todos os catireiros que participavam, quinta-feira, de homenagem oferecida a eles pelo empresário Gilberto Rezende em sua Casa do Folclore.

Preservação
Presente na homenagem, a presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, deve ter ouvido uma reivindicação unânime: que retome as antigas oficinas de formação de violeiros, que tanto sucesso fizeram no passado. Pra se ter uma ideia, os poucos tocadores e cantadores de músicas de catira que ainda existem em Uberaba foram formados nestas oficinas.

Mão na massa
E por falar em oficinas, o presidente das comissões permanentes de Participação Popular; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Infraestrutura da Câmara, vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), está treinando, pessoalmente, os funcionários da Companhia Habitacional de Minas Gerais (Cohab), para o Mutirão das Escrituras, em Uberaba.

Legalização
Ação acontece nos bairros e procura atender aos mutuários que têm interesse em legalizar a moradia adquirida através do programa estadual. Ripposati destaca que, em Uberaba, existem 2,6 mil mutuários que compraram imóveis em décadas passadas e ainda não conseguiram legalizá-los. Estas moradias, segundo ele, se concentram nos bairros Cartafina, Alfredo Freire, Volta Grande, Cássio Resende 1 e 2, Boa Vista e Tutunas.

Bota fora no lixo
E por falar em mutirão, o vice-presidente da Câmara Municipal - e presidente da Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico, vereador Samir Cecílio (PR), está pedindo ao prefeito Paulo Piau (PMDB) que institua oficialmente o "Dia do Bota Fora". A exemplo do que já acontece em outras grandes cidades, na data predeterminada, a população faria o descarte de equipamentos e móveis que precisam ser jogados fora. A vantagem é que moradores e poder público saberiam, com antecedência, o dia de jogar fora e de fazer a coleta do material.

Comando jovem
1º secretário da Câmara de Uberaba - e presidente da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio, vereador Franco Cartafina, toma posse hoje, na presidência do PRB Jovem de Minas Gerais. Solenidade acontece no período da manhã, na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, com a presença das principais lideranças do partido, incluindo o presidente mineiro, deputado federal e líder da legenda na Câmara dos Deputados, George Hilton.

Vapt-vupt
Queda de energia que atingiu o bairro Abadia e proximidades, na manhã de ontem, paralisou dois Centros de Reservação - o CR-5 (Abadia) e o CR-10 (Gameleira), impedindo, assim, o abastecimento de água para vários bairros da região. Rapidinho, entretanto, o Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba - Codau, se reorganizou e voltou a distribuir água para a população ao longo da sexta-feira.

Uberaba, meu amor
"Uberaba é sempre encantadora, sempre receptiva; já fizemos vários encontros aqui, e sempre fomos bem recebidos" - declarou ontem, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro (PSDB), ao conferir que a Câmara Municipal estava explodindo de tanta gente para acompanhar a reunião de prestação de contas e coleta de sugestões. 

UAI!
Por estas e outras, fica difícil entender o motivo de a cidade ter ficado fora da lista original das cidades-polo que receberiam a mesa diretora da Assembleia Legislativa. Só foi incluída numa lista seguinte após o JORNAL DE UBERABA (JU) ter alertado sobre a omissão.

Pelica
E quase que um dia não foi suficiente para a realização do encontro comandado por Dinis Pinheiro. É que a lista de autoridades e lideranças da cidade e da região lida pelo deputado estadual mais parecia um novelo sem fim...

Cadeira
Enquanto isso, corre a torto e a direito que o presidente da Assembleia Legislativa é forte concorrente de outro colega de partido na disputa 2014: o deputado federal licenciado e secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues. Os dois estariam de olho na cadeira ocupada atualmente pelo também tucano Antonio Anastasia.

Sujeira nos olhos dos outros...
Moradores e "amigos" do Asilo Santo Antônio apelam para que a Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, encontre um local adequado para que seus alunos veteranos promovam o trote nos novatos. "É simplesmente triste, vergonhoso e humilhante a cena que a gente presencia todo ano, inclusive agora, em 2013, quando os calouros são recebidos" - lamenta uma ex-presidente do asilo. Terminado o trote, segundo ela, o que resta é uma mistura de farinha, fubá, óleo, ovos - enfim, muito trabalho para o pessoal do asilo.