Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 01/02/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

APOIO DE PESO - Vice-líder do PSD na Câmara, presidente municipal da legenda, deputado federal majoritário de Uberaba, ex-prefeito Marcos Montes, recebeu em seu escritório regional, a vereadora e coordenadora da Sociedade Uberabense de Proteção aos Animais - Supra, Denise Max, acompanhada de sua irmã Marise. Denise foi pedir apoio para a criação de uma Delegacia de Crimes Contra a Fauna e uma Promotoria de Defesa dos Animais em Uberaba. “Com certeza absoluta, já abracei a causa” – anunciou MM na rede social.

 

Ação cautelar

Juiz Fabiano Rubinger de Queiroz – considerado dos mais rigorosos com as coisas eleitorais, entende que é legítima a realização das eleições internas do PMDB/Uberaba no anfiteatro do Centro Administrativo/Prefeitura. Decisão foi proferida em ação cautelar movida pelo advogado e ex-presidente da legenda, Paulo Afonso Silveira, na tentativa de evitar a convenção convocada para segunda-feira, dia 3 de fevereiro, com o objetivo de eleger o novo diretório peemedebista.

 

Direito

Diz o magistrado no seu despacho: “Aos partidos políticos é assegurado o direito de usar, gratuitamente, prédios públicos, escolas, ginásios e assemelhados, para a realização de suas convenções, desde que as atividades realizadas nesses locais não sejam prejudicadas e o partido se responsabilize por eventuais danos causados com a realização do evento, conforme previsão do §2º do art. 2º da Lei 9096/95”.

 

Indeferimento

Fabiano Rubinger indeferiu não só o pedido liminar, como também a própria inicial, mandando o pedido, portanto, para o arquivo. E condenou o autor da ação cautelar ao pagamento das custas e despesas processuais, que foram suspensas, entretanto, em virtude dos benefícios da justiça gratuita.

 

Neutralidade

Alegação do ex-presidente do PMDB e adversário do atual comando da legenda e do prefeito peemedebista Paulo Piau é de que o Centro Administrativo/Prefeitura de Uberaba não seria um ambiente neutro para a convenção. De acordo com Paulo Afonso, os filiados poderiam ficar constrangidos, e sugeriu a Câmara Municipal. “Não existe  proibição para a realização da convenção partidária do PMDB no prédio público da Prefeitura de Uberaba” – reagiu o juiz.

 

Uma coisa é uma coisa...

Mas, não foi só a ação cautelar que chamou a atenção da colunista de Bastidores, no que se refere ao PMDB/Uberaba. Site da Justiça Eleitoral divulgou ontem, novo prazo para a comissão executiva provisória, cuja vigência termina neste domingo, dia 2 de fevereiro. De acordo com a publicação, a executiva foi estendida até 2 de maio – o que, à primeira vista, deu a impressão de que o comando atual desistira da convenção de segunda-feira.

 

...outra coisa é outra coisa

Entretanto, segundo um membro da executiva, o diretório estadual costuma renovar “automaticamente” as comissões provisórias municipais. “Um procedimento puramente burocrático que em nada vai interferir na nossa convenção plena e democrática” – afirmou o líder peemedebista.

 

Por enquanto...

E conforme antecipou Bastidores: 1) – tem eleição do diretório dia 3 de fevereiro; 2) - eleição/convenção acontece no Centro Administtrativo; 3) – o atual presidente da executiva provisória, Eduardo Palmério, não é candidato à reeleição; 4) – o deputado estadual Tony Carlos é o candidato a presidente pela ala situacionista.

 

Articulações

PSDB de Minas Gerais trabalha com todas as possibilidades de resultados para as eleições de outubro de 2014...Só tem uma exceção: acha que é fava contada a eleição do governador Antonio Anastasia para o Senado. Certo disso, o presidente do PSDB/MG, deputado federal Marcus Pestana anda sondando o PSD/MG sobre a possibilidade de seu deputado federal Marcos Montes aceitar a vaga de suplente. Alheio à movimentação, MM se mantém firme na campanha pela reeleição.

 

O carnaval chegou…

Nascido na folia de 2013, o Bloco da Vaca Verde não quer perder tempo em 2014. Ainda hoje, promove o Baile Verde, a partir das 16h, na Biergarten (rua Bento Ferreira, 892), com comercialização (R$ 45) e retirada de abadás. Dia 9, domingo, tem carnaval de rua e feijoada. A folia começa às 9h com a concentração na Concha Acústica. Dali, os foliões seguem para o Jobim Bar (avenida Odilon Fernandes, 765), onde acontece feijoada com roda de samba.

 

Arbítrio

Caberá aos comerciantes decidirem se abrem, ou não, suas empresas, na terça-feira de carnaval, 4 de fevereiro. Trata-se de um acordo dentro do acordo firmado entre os presidentes Marcelo Carneiro Árabe – Sindicato do Comércio, e Nivaldo Duarte da Silva – Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberaba,  que definiu o funcionamento do comércio no período de carnaval. Avaliação do Sindicomércio é de que não vale a pena.

 

Edificação

Presidente do PT/Uberaba, Josimar Rocha, promete para breve a formalização e oficialização do diretório recém-eleito, mas ainda não publicado por causa de pendências em alguns cargos. Lá de Belo Horizonte, de onde falou ontem, com Bastidores, Josimar revelou: “Estou fazendo as construções para 2014!”