Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 07/02/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

NOVO COMANDO – Desembargador Wander Marotta (foto) assume hoje o comando das eleições 2014 no Estado. Ele toma posse na presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE/MG, em substituição ao desembargador Antônio Carlos Cruvinel, que encerra seu biênio como integrante efetivo do Tribunal. O desembargador Geraldo Augusto de Almeida assume a vice-presidência e a corregedoria

Destaque
Grávida do primeiro filho, a uberabense Juliana Guimarães Virgílio, de 29 anos, abre uma das principais reportagens de capa, de ontem, da Agência Minas – o portal de notícias do governo do Estado. Ela é citada como exemplo da ação Mães de Minas, que integra o Programa de Redução da Mortalidade Infantil e Materna em Minas Gerais - Rede Viva Vida, da Secretaria de Estado da Saúde, e fornece à gestante atenção integral à saúde desde o início da gravidez até o primeiro ano de vida do bebê. 

Entrevista
De acordo com a notícia, a auxiliar de limpeza descobriu o programa quando a Caravana Mães de Minas esteve em Uberaba. Entrevistada, Juliana contou que já estava no terceiro mês de gravidez quando se cadastrou no programa. “A partir daí, tive todo o acompanhamento necessário durante toda a gestação”, disse.

Cadastro
Lançado em 2011, o Mães de Minas soma, só na região do Triângulo Mineiro, um total de 7.618 mães cadastradas. Em todo o Estado, são mais de 145 mil – revela a Agência Minas. O cadastro no programa pode ser realizado durante as Caravanas Mães de Minas ou por meio da central de atendimento telefônico, o 155. As mães passam a contar com acompanhamento e, durante toda a gravidez, recebem ligações para marcar consultas e exames. 

In loco
E por falar em saúde, o vereador/coordenador da juventude do PRB/MG, e eventual futuro presidente do PRB/Uberaba, Franco Cartafina, tem uma dica pra dar para todos os colegas de Câmara: que visitem as instalações do Hospital Universitário Mário Palmério – o hospital da Universidade de Uberaba – Uniube. Não faz muito tempo, esta coluna Bastidores revelou detalhes da instituição que será inaugurada em março e tem deixado boquiabertos todos os que a visitam.
 

Residência
O Hospital Universitário da Uniube – que está garantindo a oferta de 60% dos mais de 200 leitos para atendimento do Sistema Único de Saúde – SUS, publicou edital abrindo processo seletivo para contratação. O candidato que tenha concluído residência médica ou que venha a concluí-la até o dia 28 de fevereiro de 2014 pode fazer uma ou mais inscrições em especialidade ou área de atuação. Inscrições serão realizadas pela internet, a partir de hoje até dia 12 de fevereiro, no endereço:  www.aremg.org.br no link “Processo Seletivo”. 

De olho
Além do nosso secretário de Uberaba, Fahim Sawan – que tem batido ponto por lá, quase toda semana, os titulares das secretarias de Saúde de Frutal, Sacramento, Veríssimo e Iturama já fizeram questão de conhecer as instalações do hospital. A grande oferta de leitos para o SUS interessa a Uberaba, mas, também, a toda a região. O reitor Marcelo Palmério nunca “degustou” tanto pão-de-ló.

Na rua
Vereador Kaká Carneiro – eventual futuro presidente do PSL/Uberaba, inaugura a série “ir aonde o povo está”. Esta semana ele esteve na rua Goiás - principal via de acesso do bairro Santa Maria, onde conversou com a população, enquanto os assessores registravam as demandas dos comerciantes e moradores.  “Todas serão devidamente encaminhadas aos setores competentes para a tomada de providências”, afirma Kaká.

Agora vai?
Câmara dos Deputados vota pela segunda vez o pedido de cassação do deputado federal Natan Donadon (sem partido) – desta vez, e pela primeira vez num processo de cassação, através do voto aberto. Conselho de Ética recomendou a cassação. Vale lembrar que, apesar de condenado em definitivo e preso, o deputado teve seu mandato preservado pelo plenário no ano passado, quando o voto ainda era secreto.

Pesquisa - Por sugestão do vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) – que é servidor de carreira licenciado da Epamig, a pesquisadora da instituição, Ana Cristina Junasz, é a entrevistada do programa Movimento desta sexta-feira, às 15h30, que vai ao ar pelo Canal Câmara 61.1 digital, e TV Câmara/Universitária, comandado pela jornalista Evacira de Coraspe. O programa será reapresentado às 21h. A pesquisadora aborda na entrevista os projetos de melhoramento da soja na alimentação humana, lembrando que Gilberto Ripposati é autor da lei que institui a política de incentivo para o uso da soja na alimentação humana.