Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Bastidores

ACESSIBILIDADE: A A A A
Bastidores 09/02/2014
Bastidores
Bastidores
Bastidores

OLHARES - Antonio Anastasia recebe em clima de descontração o deputado Marcos Montes e os vereadores Edmilson de Paula e Afrânio Lara. A foto é da assessoria do governador

Pediu...ganhou

Deputado federal majoritário de Uberaba, presidente do PSD local e vice-líder da legenda na Câmara Federal tem sido figurinha repetida na sala do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e do secretariado estadual. Audiência solicitada ... audiência concedida.

 

Presença

garantida

Neste fim de semana foi a vez de Marcos Montes acompanhar os vereadores Afrânio Lara (Pros) e Edmilson de Paula (PRTB), que desejavam convidar Anastasia para o 1º Fórum Regional do Triângulo Mineiro, que acontece em Uberaba dias 28, 29 e 30 de maio. O governador confirmou presença, conforme já antecipou na edição de ontem, do JORNAL DE UBERABA, a jornalista Luciana Rodrigues.

 

Eleições 2014

(Versão 1)

Vale lembrar que Anastasia é nome certíssimo do PSDB para candidatar-se ao Senado agora, em 2014, e que portanto, deve estar desincompatibilizado antes de maio. Mesmo assim, terá presença marcante no fórum dos vereadores, já que será o principal palestrante do evento. Sem contar que todo pai de santo que se preze anda prevendo que uma das cadeiras do Senado está reservadinha pra Minas.

 

Articulações

Licenciada por dois anos, sem remuneração, das funções de servidora de carreira da Prefeitura de Uberaba, Luciene Fachinelli acaba de ser nomeada para um cargo de confiança – não na prefeitura, mas sim, na Câmara. É a mais nova assessora parlamentar do vereador Cléber Humberto Ramos, presidente do Pros/Uberaba, e ex-líder do então prefeito Anderson Adauto no Legislativo.

 

Recapitulando

Luciene Fachinelli foi escolhida por Anderson Adauto para ser a candidata a vice-prefeita na chapa liderada pelo deputado estadual Adelmo Leão (PT). Com seu 1º prefeitável – Rodrigo Mateus, fora do jogo do PMDB, AA colocou alma, corpo e coração na dobradinha Adelmo/Luciene – esta última, considerada a grande revelação eleitoral de 2012. Dizem que é o nome definido pra ser candidata a deputada estadual em dobradinha com AA.

 

Articulações 2

Não será surpresa se for revelado que Luciene se filiou ao Pros de Cléber Ramos. Afinal, o PSL que bancou sua candidatura a vice-prefeita, sob a presidência de José Luiz Alves – 1º amigo de Anderson Adauto, agora está sem comando. Vencida a vigência do diretório, consta que o eventual futuro presidente deve ser o vereador Kaká Carneiro – o novíssimo vice-líder do prefeito Paulo Piau (PMDB), adversário de AA.

 

Jogo...

Novo presidente do PRB/Uberaba – conforme antecipou ontem, esta coluna Bastidores, com absoluta exclusividade, o vereador Franco Cartafina tem a chance de colocar seu tino político à prova. Vereador de primeira viagem, o mais jovem da legislatura 2013/2016, herdeiro político dos avós – ex-prefeito Silvério Cartafina e ex-vereadora Terezinha Cartafina, o presidente do PRB assume a legenda que abriga a filiação de Anderson Adauto.

 

...de cintura

Dizem as más línguas – e as boas também, que o ex-prefeito, ex-deputado federal e ex-ministro dos Transportes tem por característica política ser sempre o último a dar a palavra... E olha que até os amigos mais chegados contam esta mesma história.

 

 

Criminalidade...

Secretaria de Estado de Defesa Social e as polícias Militar e Civil de Minas Gerais vão inaugurar nova metodologia de divulgação das estatísticas – aquelas que todo mundo lê e todo mundo acha que tem alguma coisa errada nos números. A divulgação dos índices de criminalidade ao longo do ano de 2014 pretende, segundo o governo de Minas, ser mais transparente e detalhada.

 

...na Internet

Pela primeira vez, serão divulgados na internet os dados de criminalidade dos 853 municípios mineiros, mensalmente. Também estarão disponíveis no site da Secretaria de Defesa Social as informações desagregadas dos sete tipos de crimes classificados como violentos, de todas as cidades do Estado.

 

Números 2013

A informação foi passada anteontem, quando o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant´Ana, e o chefe da Polícia Civil, delegado-geral Cylton Brandão, divulgaram as estatísticas de crimes violentos do Estado, Região Metropolitana, Belo Horizonte e dos 28 municípios com mais de 100 mil habitantes ocorridas em 2013 – incluindo Uberaba, claro. O Informativo de Criminalidade Violenta 2013 já está disponível na página da Secretaria de Estado de Defesa Social, no link Estatísticas.

OLHARES 2 – Repórter-fotográfico Enerson Cleiton registra o momento em que Paulo Piau fecha acordo com Luiz Dutra e Kaká Carneiro

 

Eleições 2014

(Versão 2)

Até prova em contrário, a nova liderança do prefeito Paulo Piau (PMDB) na Câmara Municipal não terá qualquer outro objetivo que não seja o de defender os projetos e assuntos do governo, e, claro, defender o próprio liderado. Os vereadores Luiz Dutra (SDD) – líder, e Kaká Carneiro (PSL) – vice-líder, não cogitam, pelo menos por enquanto, candidatar-se em 2014. Detalhe: a liderança tem uma visibilidade toda especial na imprensa ...sem contar a TV Câmara.