Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Chic&Choc

ACESSIBILIDADE: A A A A
Fabiana Silbor 16/03/2014
Fabiana Silbor
fabianasilbor@gmail.com
Chic&Choc por Fabiana Silbor

Bem vindo!
Bem vinda!
Que delícia de companhia nesse domingo especial.
Nessa semana foi comemorado o dia da poesia.
Em homenagem aos leitores uma edição de Chic e Choc especial com grandes fotógrafos e suas incríveis artes e poemas para elevar os corações.
Também, a licença nem tanto poética de textos que trazem uma rima mais crítica. Acidez necessária para diminuir a anestesia na qual permeiam os corações. Hoje acordei com vontade de escrever pra fora. Letras despertas. As guardo como tesouros para quem as merece. Mas, vou destiná-las aos estranhos que tropeçam por aqui.


A fotógrafa Marise Romano idealizou essa brilhante imagem da talentosa Miriam Morel que está em fase maravilhosa preparando com os alunos o espetáculo Mamma Mia. Uma viagem pelo universo maravilhoso de músicas inesquecíveis. Uma delas, que segunda a história inspirou o filme é poesia pura:
“Eu estava em seus braços
Pensando que ali fosse o meu lugar
Achei que fazia sentido
Construindo em volta uma cerca
Construindo pra mim um lar
Pensando que eu seria forte alí
Mas eu fui uma tola
Jogando conforme as regras”

DESISTA DOS DESPREPARADOS
Eles ficam sentados num trono feito do mais nobre lixo acumulado por suas condutas “exemplares” enquanto avaliam a dos outros com certezas promíscuas e pequenas feitas de suas análises parciais. São seres que se aproveitam de fatos isolados para massacrar uma hipótese tecida com suas próprias incompetências.
Usam sempre a desestrutura emocional de alguém para sobrepor suas brilhantes conclusões. O passaporte para seus laudos vem dos ódios alheios porque suas teses são precárias. Eu até os entendo porque sei que vivem pouco a vida real.
Estão sempre protegidos por uma prole de surtados que até agora sequer sabem o que fazem aqui. Primorosos no disfarce do usufruto convencem suas vítimas de que suas palavras são tesouros. Mas as frases feitas de ouro de tolo tem prazo de validade vencido desde a nascença.
Eles estão por toda parte e muito organizados se protegem numa cadeia permanente de desilusões. São como bactérias que ao se agregarem infeccionam. Mas o ataque deles é só uma distração para evitarem o olhar sincero para suas vidas que estão repletas daquilo que eles tanto condenam.


A linda fotógrafa Renata Miziara e suas lindas composições. Na foto a universitária Fernanda Moreira Oliveira, que está cursando o 7º Período de Administração da Universidade Federal de Viçosa. Duas mulheres vitoriosas que bem lembram a poesia de Chaplim: “As melhores e as mais lindas coisas do mundo não se pode ver nem tocar. Elas devem ser sentidas com o coração. Não devemos ter medo dos confrontos. Até os planetas se chocam, e do caos nascem as estrelas.”

Alysson Oliveira e sua enorme força criativa para fotografar o amor. Eternizando o sentimento de Cristiane Bessa e Bruno Oliveira de Morais. E o casal feliz merece dias melhores, sempre. Assim como fez Vinícius de Moraes em seu poema:
“Dentro dos meus braços
Os abraços hão de ser milhões de abraços
Apertado assim, colado assim, calado assim
Abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim.”

BUSQUE A EVOLUÇÃO
Sinto muito pelos traumas deixados, mas nós todos temos feridas e elas não justificam o despreparo e a descrença. Quem realmente tem problemas deve reconhecer a necessidade de ajuda. Um socorro para evolução. Gosto dos fortes e destemidos que mesmo nas quedas sabem estender a mão para pedir e quando são erguidos caminham junto com os que o levantaram e sabem agradecer. Gratidão é passe de vida. Tem gente que nunca sara. E faz a vida do outro um inferno. Eu faço dos caminhos de quem convivo um céu. Estou aqui para deixar rastros de amor, nunca de mágoa.


Hoje é aniversário da bela Viviane Fernandes. Uma mulher de integridades e determinações que tem construído uma linda história de vida. Com sabedoria e amor dedica-se ao magistério e edifica no saber uma fantástica oportunidade para tantos. Para ela a ideia de Albert Einstein:
“Pode ser que um dia tudo acabe...
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente.
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.
Há duas formas para viver a sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.”

Fabiano Fidelis está de volta a TV. A nova edição é uma fantástica resposta ao Jornalismo com posicionamento e competência. Será um tempo de grandes acontecimentos.  Tribuna do Povo estreia na segunda-feira (dia 17) das 22h às 23h30 na TV Universitária. De Segunda a Sexta você poderá conhecer as realidades de uma maneira inédita. Sintonize porque vai dar o que falar! Parabéns ao arrojado comunicador. A presença de Fabiano Fidelis na TV é oásis no blecaute de mansidão dos tempos de ausência quando o discurso repetitivo imperava. Agora o novo está em atuação! Uau!
 

ENTRE EM MUTAÇÃO
Tem coisa demais para fazer na vida.
Pessoas que precisam de nós, ações por dias melhores, muito a aprender, sonhos para realizar. Tem crochê, balé, roupa para lavar. Sei lá qualquer escolha serve se for em favor de um bem maior. Mas se nenhuma delas servir aprenda a se amar.
Dedique seu tempo livre as lapidações do seu ser.
Esqueça o que deu errado e programe-se para tudo que pode ser certo.
Pare de importunar as pessoas com suas inseguranças.
Uma existência é muito pouco para ocupar o tempo fazendo mal para qualquer um inclusive para você mesmo.
Desista dos conselhos falsos, de bancar o desentendido, a vítima, o doente, ou o rejeitado. Essas jogadas fraudulentas só acumulam bônus de desfavor ao seu crescimento.
Na hora da sua morte o que vai realmente importar é o quanto você se esforçou para ser decente num mundo de loucos impregnados de justificativas para suas inadequações.
Mas enquanto o relógio roda em momento de vida aprecie o bem que faz ser feliz e respeitar os direitos dos outros de expressarem o que sentem.


A fantástica fotógrafa Ruth Gobbo engradece nosso domingo com a imagem feita por ela durante os trabalhos realizados na África. Nelson Mandela: de suas rebeldias, oposições, entendimentos, libertações, passando por caminhos de construção de um novo tempo. A fotografia de Ruth Gobbo que fala mais do que qualquer palavra, é um poema em si. E Mandela disse: “Nascemos para manifestar a glória do Universo que está dentro de nós. 
Não está apenas em um de nós: está em todos nós. 
E conforme deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo. 
E conforme nos libertamos do nosso medo, nossa presença, automaticamente, libera os outros.”

QUEM NUNCA APRENDE DAR VALOR
Sente falta do sol só quando chove...
Entende a luz quando escurece...
Só descobre que ama depois que deixa a pessoa ir!

Os sonhos são lentos para chegar, mas passam rápido com tempo.
Sempre, é uma vida dura viver só de lembranças.
Ai se descobre que a estupidez é tão inútil.

E essa coisa de fazer jogo duro é tão cruel.
Afinal, ninguém quer olhar para a própria história e constatar: “eu podia ter tentado”!
Coisa de gente que vive na era do gelo.

Quantas regras bobas e doloridas a insegurança traz.
Celebramos estranhos tão prontamente, mas esquecemos de atender quem nos ama.
Ficamos mestres em colocar os especiais de castigo.

O mundo anda cheio de receitas de como fazer isso, aquilo, para se dar bem.
Mas o mundo, também, anda lotado de gente triste, doente, solitária, infeliz.
 Essa coisa de brincar de esconde-esconde corrói.

Limitamos o amor para sermos leves com pessoas rasas.
Enquanto o medo de decidir vence, o sentimento genuíno perde no placar.
E a vida sai derrotada na partida quando poderia ter sido construção.
Ainda dá tempo de mudar!


Poesia pura na arte que encanta para todos na Rua Major Eustáquio 149, andar superior.
Da identidade dos criadores a capacidade de ser mais, em tudo. Inovações de Urbano Salomão para um tempo de poemas explícitos em peças, esculturas, telas. Uma força criativa extraída de tempos e momentos. A essa equipe que mantém em coragem permanente a arte em evidência, um brinde pelas expressões máximas de artistas consagrados e outros que, sob o investimento do reconhecimento, brilharão diante da grande oportunidade de se eternizar em telas únicas. A Galeria Espaço Arte 149 conta com um grande e variado acervo de renomados e catalogados artistas. Que linda a capacidade de amar e criar. Das ideias mais interessantes surgem obras raras.

Bjxxx Silbor