Busque em todas as seções:
EDIÇÕES ANTERIORES: anteriores

Chic&Choc

ACESSIBILIDADE: A A A A
Fabiana Silbor 13/04/2014
Fabiana Silbor
fabianasilbor@gmail.com
Chic&Choc por Fabiana Silbor

Bem vindo!
Bem vinda!
Eis que o domingo chegou e o que ficou depois da boataria?
Piadinhas sem graça, o amargor da realidade...
Onde estão, mesmo, os visionários, nessa hora?
Uberaba mudou. O mundo mudou. O planeta mudou.
A mudança continuará.
E nós somos responsáveis por ela. Nós!
A questão é a mesma de sempre: vai mudar para melhor ou para pior?
Lamentar que antigamente era ótimo viver em Uberaba, alarmar, julgar e repetir inverdades em nada ajuda a solucionar, evoluir, pensar.
Então, vamos fazer outras perguntas:
- O que eu posso fazer daqui para frente para ser melhor?
- Do que eu devo participar, fazendo união ética e sustentável, para exigir dos Administradores Públicos, pagos, também, com o meu dinheiro, que realmente trabalhem para o povo? P-O-V-O (Sim!), o patrão do
 político!

- Que tipo de atitude eu tenho que assumir que contribuirá para acabar com a violência?
Poderiam ser muitos outros questionamentos. Mas um, é impossível de calar: Quem aperta o gatilho pode ser rotulado, mas uma sociedade indiferente, alienada, compulsiva, capitalista, egoísta, que aceita vender voto, também, é a mandante de todos os crimes?
Resposta dura de ouvir em silêncio, afinal verdades nuas nunca foram bem vindas...

Resumão da semana na Terra das Águas Claras (hummmm)
Continuam: as investigações sobre o escândalo “UPA, UPA”; também, permanece a movimentação para trocar o nome do “Castelo Branco”. A escola teria outra personalidade, desde que seja alguém fora da história das conspirações militares; firme a presença da Polícia Federal nas redes sociais patrulhando os internautas promotores de violência; a “dança das cadeiras”, agora, entre os coordenadores e gerentes da Secretaria de Saúde.


Com uma gigante audiência, Fabiano Fidelis brilha, recebendo elogios da cantora Juliana Silveira. Ela, sempre bem assessorada por Ana Caroline Naves. Também, no Programa Tribuna do Povo, que vai ao ar pela Tv Universitária, de segunda à sexta, a partir das 22 horas, o Secretário de Comunicação da Prefeitura de Uberaba, o competente multitalentos, Denis Silva. Com um programa diversificado e quentíssimo, do qual, em alguns quadros tenho a honra de participar, Fabiano Fidelis dá um show com seu talento nato para a comunicação.

Mosquito bem criado deveria ser escalado para a copa
Destaque nos jornais nacionais, o crescimento da dengue chegou a quase 50%, numa média, nas cidades de maior infestação, como São Paulo, por exemplo. É uma explosão apoiada na falta de consciência ambiental e na péssima educação da população. Além disso, pesquisadores afirmam que o mosquito bem criado pelo povo, pode, também, transmitir febre amarela. E sem conseguir acabar com doenças extintas em grande parte do mundo, o Brasil segue confiante na vitória, na copa. Ai.

Fazer exercícios é coisa para gringo
O principal assunto do Congresso Internacional de Educação Física e Saúde Pública que foi realizado essa semana no Rio de Janeiro foi o debate sobre a introdução das atividades físicas no atendimento primário aos pacientes. Os pesquisadores apresentaram números interessantes: “afirmaram, que, por exemplo, a incidência da Aids no país é de 1%, do diabetes de 17%, da obesidade de 18% e, além disso, 30% da população fuma. No entanto, a inatividade física afeta 50% da população do Brasil”.


 “Meio-stylist-meio-artista”! Dani Salci é a novidade em atuação. Com suas criações que deslumbram em editoriais. É ela, também, a fantástica responsável pela beleza de muita gente que circula pelas páginas de moda que encantam e seduzem os apaixonados por estilo, mas, também, impressionam os especialistas pelas ideias ousadas, assertivas e contemporâneas de sua autoria! Bem que o sobrenome dessa moça começa com “S”. É de sucesso!

Começaram os jogos quase mortais pelas poucas, mas poderosas vagas políticas
A Zebulândia ficou famosa de tantos acontecimentos na semana. E beleza de berço que é bom, quase nada. Desfilaram egos inflados que disputaram a tapa os holofotes. Mesmo que com luvas de pelica. Administrar tantas vaidades é um desafio, até mesmo, para os mais preparados. E cada dia mais, aumentam os queixumes e as pressões para ver quem aparece mais! Dá uma preguiça.

Que tipo de educação estamos buscando?
A boataria de que integrantes de facção criminosa viriam para Uberaba participar de arrastão esconde uma idolatria por criminosos que parte expressiva do Brasil demonstra com atitudes que miscigenam medo, respeito e interesse. Dezenas de estudos e reportagens, por exemplo, já foram feitas, nos últimos 20 anos para contar e recontar histórias do PCC, por exemplo. E além das investigações, estão em destaque, até, biografias de integrantes.


Daniella Alves. Mais um trabalho inédito e maravilhoso da fotógrafa que ganha, cada dia mais, território na arte de criar imagens intensas. Construindo uma carreira respeitada, feita sob a precisão de um olhar exigente e meticuloso, Daniella Alves destila inovação, num meio repleto de ideias repetidas.

Uberaba tem nova missA fé que move montanhas
O turismo religioso em Uberaba pretende aproveitar a vinda de estrangeiros para lucrar. Muitos moradores de outros países estudam e acompanham dogmatismos que tem expoentes na terra de Rui Barbosa. Pensando nesse contexto já, estão mesmo, as empresas de viagem que definiram margens diferenciadas para as passagens. Logística, ainda, duvidosa para promover com pontualidade embarques e desembarques nos aeroportos, rodoviárias e estações de trens.

Victória Weitzel passou a coroa essa semana. Um reinado representado com muito glamour e elegância. Ela que trilha o caminho da comunicação é confiante e destemida. Boas qualidades para mulheres bonitas e que precisam sobreviver nesse universo de vaidades corroídas. Parabéns pelo sucesso alcançado.

Feliz Aniversário Capitalismo, o presente é seu, a dívida é nossa
Consumidores mais compulsivos, altamente atraídos pelo visual, fazem a festa das empresas que se aliaram a fornecedores inteligentes. É ao caso da operadora de cartão que permite a compra de produtos vistos em revista de moda por meio de um atendimento imediato, personalizado e durante 24 horas. É “o cofre” essa nova era, onde que o se tem é sinal de sucesso e o que se é ficou para depois.


E quando as luzes se acendem ela ofusca... E quando elas se apagam, ela brilha! Quando o som sai das caixas, ganha o ar, nossa! Suas criações explodem numa multidão encantadamente apaixonada pela artista. É DJ, mas a performance vai além dos rótulos. É Samhara! Fantástica na gravação do seu primeiro DVD. Trabalho intenso, feito de energia do bem, de quem veio ao mundo para arrasar!

Quem quer dinheiro?
Mais de três dezenas de partidos políticos no Brasil e quase 300 milhões de fundo partidário! Êta Terra boa, heim!

Liberdade de expressão é engodo em nação de terrorismos velados
De acordo com o censo do Comitê de Proteção aos Jornalistas (CPJ) 211 profissionais foram ou estão presos em decorrência da produção jornalística. Tanta modernidade para uma imprensa, ainda, numa situação grave.

A moda, agora, chegou na Zebulost
Apesar dos menos descolados pensarem que isso é uma novidade, o dicionário Oxford, considerou que a palavra "selfie" foi a principal de 2013. É a expressão para denominar auto-retrato. Egos exacerbados mantém a tendência de equívocos rotineiros nas redes sociais. Liberdade nutrida de apelos e excessos que expõem, ainda mais, a fragilidade humana e o despreparo para uma existência coletiva.


Alguém, ainda, tem dúvidas de ela se transformou na “Jóia Rara”? Pois é. Chama-se competência! E sendo Uberaba a terra de egos gigantescos que é, a Presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, já se tornou a celebridade mais disputada do momento, e também, a que tem provocado as mais elevadas doses de ciúmes entre o povo da política, sina de quem faz bem feito. Poderosa! Também gosto desses dois meninos. Senhor Paulo Piau que sempre foi muito educado e, agora, mesmo sob as mais variadas pressões, continua com uma postura elegantíssima e tem mostrado que trabalha mesmo e o vereador Kaká que se revela como um jovem preparado. Sabe aquela máxima: “Quer saber quem uma pessoa é, dê poder a ela”? Então... É na rotina que a fidelidade ao discurso se revela.

Quem me dera ser Guido por um dia, seria um tempo Bilharinho de viver
O fantástico Guido Bilharinho, Doutor de inovações e pensamentos raros, deu show ao falar para o Jornalista Fabiano Fidelis sobre o loteamento partidário e o quanto isso é preocupante numa democracia, ainda, rasa. Ao contextualizar a história e seus inerentes impactos, o Professor e Escritor, conforta nossos idealismos comprovando que existe em estado vívido um entendimento, ainda que crescente, de percepção sobre os malefícios dessa jogatina para a manutenção do poder.

Homens morrem mais e matam mais
Quase meio milhão de pessoas (437 mil) foram assassinadas em 2012, segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes divulgado nessa semana. O estudo concluiu que uma em cada sete vítimas no mundo todo é um rapaz jovem, entre os 15 e os 29 anos, vivendo em alguma parte da América. O estudo mostra que 79% das vítimas de homicídios no mundo são homens. Por outro lado, eles também representam 95% dos agressores.

Aos mestres com carinho
Esses dias, eu vi mais um vídeo no qual o aluno tirava a maior onda em sala de aula, desacatando o professor e os alunos interessados em aprender. Bem, na verdade são vários desse tipo circulando por aí. Essa cultura de má educação que impregnou em todos, esfarrapada pela desculpa de que rir é o melhor remédio, está mesmo alastrando uma doença gravíssima desse século: o desrespeito. Como todas as profissões, o ato de “Professar” é um ofício sagrado que nutre em sua essência máxima a vontade íntegra e idealística de compartilhar com o outro o que ele precisa para evoluir. É preciso muita coragem, muito amor, muito conhecimento para exercer ofício tão nobre.

Levantando poeira depois de quedas nobres
Nesses dias de tensão, em comparação aos comentários de dramáticos, manipuláveis e contrários à ordem, vi poucos políticos em posicionamentos firmes ao lado da polícia. Fiquei na dúvida, sem compreender, sobre qual o motivo de alguns sumiços, omissões ou indiferenças. É incrível que com tantos “caciques” nessa cidade, tantos representantes de segmentos variados, nenhuma liderança tenha tido a iniciativa de organizar uma ode ao bem, movida pelos setores representativos. Inacreditável. A única expressão nesse deserto chegou como boa notícia da competente Jornalista Giselda Campos de que o Deputado Marcos Montes encaminhou ofício ao Presidente da OAB para que a entidade liderasse convocação de representantes para audiência pública. Vamos esperar.

Vamos trabalhar?
O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) solicitou através de ofício enviado ao presidente da Câmara Municipal, Elmar Goulart (SDD), a criação de uma Comissão de vereadores para acompanhamento da desapropriação das 97 casas no Bairro Parque das Américas para as obras de ampliação do Aeroporto Mário de Almeida Franco.

Então...
Loja badalada no Centro da Zebulost teria sido o assunto da semana depois que o segurança do local teria flagrado casal “fazendo amor” no provador, no banheiro (sei lá). Dizem as boas línguas que foi uma confusão grandiosa o flagra.

Urgente. Notícia de última hora em Uberaba!
Pessoas de bem estão trabalhando muito. Alguns acordaram antes da cinco horas da manhã. Centenas de crianças estão sendo bem cuidadas e educadas por seus pais e mestres. Estudantes estão se qualificando para dias de produtividade e sucesso. Mulheres e homens dignos e nobres se uniram para serem felizes em relacionamentos saudáveis. Humanos honestos estão em uma rotina de construção para dias melhores! Sim! Isso, também, está acontecendo em Uberaba. Ter cuidado é uma coisa, ser manipulado é outra. A vida tem, sempre, dois lados. O número de bons acontecimentos, ainda, é maior.